TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento De Abertura De Um Empresa Com Foco Em RH

Exames: Planejamento De Abertura De Um Empresa Com Foco Em RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  4.616 Palavras (19 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO

O profissional de RH tem hoje papel fundamental na estrutura da Organização, pois não tem só a função de gerenciar, mas também de preparar esses colaboradores. Para isso, se faz necessário ter competência para poder colocar dentro da Organização, práticas inovadoras, enxergando a metodologia correta a ser aplicada.

Através dos orientadores estratégicos da organização, é possível recrutar e escolher pessoas de acordo com os valores da empresa, ampliar e aplicar programas de treinamento fundamentados nas estratégias organizacionais, conservar e dirigir a cultura e o clima organizacional e elaborar programas de remuneração dentro do perfil estratégico da empresa. É provável ainda, desenvolver programas de comunicação interna de maneira que as informações possam transcorrer metodicamente e dentro dos padrões e valores da Organização.

Hoje os profissionais que atuam na área de RH precisam desenvolver e possuir diferentes habilidades e maneiras que irão auxiliar a sua admissão no nível estratégico das organizações. É preciso ter uma excelente habilidade de comunicação e atitude de posicionamento dentro da empresa, de maneira que consiga ter acesso e possa participar de forma efetiva das decisões estratégicas do negócio. É preciso atuar, saber trabalhar, liderar e ter uma competência de ver o negócio de maneira cabal, a chamada visão sistêmica, e não ficar simplesmente esperando uma solicitação da diretoria para participar deste processo. Saber vender o seu ponto de vista, a sua importância dentro da empresa é um fator decisivo, onde somente assim os profissionais de recursos humanos poderão ter a ensejo de participar, conhecer melhor as outras áreas da empresa, expor seus ideais conforme os objetivos e assim poder programar e apresentar os resultados da sua área para a empresa.

Ação, conhecimento e negociação: essas são as principais competências que deverão ser desenvolvidas nos profissionais de recursos humanos. É necessário abranger muitas vezes, opiniões de outras áreas, como por exemplo: marketing, finanças e logística. Podendo entender a linguagem dos demais setores de uma empresa, será mais fácil perceber o que eles dizem, propõem e assim poder argumentar as suas necessidades e sugestões de maneira mais fácil. Ser estratégico é posicionar-se de maneira coesa e participativa, podendo unir as áreas e proporcionar o melhor para os colaboradores da organização, buscando aprimorar resultados através das pessoas.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DA ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

A Gestão de pessoas busca integrar a função de RH aos objetivos globais da empresa. Alguns autores citam que pode ser criado um modelo de diagnóstico dentro da abordagem contingencial para saber como se deve atuar o RH.

O indivíduo e a organização são seres interdependentes. Quando a empresa contrata o indivíduo este se torna dependente da empresa e a empresa se torna dependente do indivíduo. Nesta parceria é necessário haver trocas. O indivíduo receberá salários e benefícios, e a empresa verá seu produto sendo produzido e seu nome sendo estampando em outdoors pelo fato de sua marca estar vendendo mais pelo fato da quantidade de produto ter aumentado.

O RH deve então trabalhar as pessoas e treiná-las para que a empresa tenha essa reciprocidade como verdadeira e o funcionário permaneça na organização produzindo e recebendo seu honorário e benefícios.

A organização esta em um ambiente mutável e dinâmico. A atuação do gestor deve ser coerente com esse dinamismo já que a concorrência também esta passando por essas alterações constantemente e procura inovar em seu capital, recursos e comportamentos.

A interação com produtos, novos serviços, novas formas de negócios e ser flexível quanto a mudanças podem favorecer a inovações, processos e trabalhos reconhecidos e valorizados pelo cliente, facilitando o crescimento organizacional e o aumento da lucratividade.

A área de recursos humanos vem assumindo papéis cada vez mais importantes para determinar o sucesso das organizações e consequentemente, o sucesso de seus integrantes.

Cada vez mais os gestores necessitam de treinamentos, cursos, atualizações que somente uma área de especialistas em pessoas pode elaborar aplicar e obter um feedback positivo com relação à concorrência. Estar capacitado, ser organizado, ter habilidades, ter uma visão ampla e global fazem parte de um mundo globalizado e são requisitos fundamentais para que o indivíduo acompanhe a empresa para o objetivo em que ela queira chegar.

O setor de administração de pessoal também é o responsável pela contratação, dentro das normas trabalhistas vigentes no país. A admissão é, portanto uma rotina do setor de administração de pessoal. Mas o papel do setor de administração de pessoal não se encerra com a admissão, cabendo a ele integrar o novo funcionário à empresa e a sua nova função, treinando, acompanhando e supervisionando.

Outra rotina do setor de administração de pessoal é a relativa ao controle de frequência, chamado usualmente de compensação de pessoal. Cabe ao setor efetuar o controle de frequência, calcular os salários, impostos, benefícios e outros adicionais previstos em contrato e legislação e efetuar o pagamento desses valores. Essa atividade está ligada à administração de financeiro ou contábil da empresa. Envolve contínua atualização quanto a leis trabalhistas e outras específicas. A administração de pessoal necessita estar constantemente a par de modificações ocorridas na área e informar e efetuar as mudanças necessárias com agilidade e precisão.

O setor de administração de pessoal também é o responsável pelo desligamento de funcionários da empresa. A rotina de administração de pessoal envolvida nessa atividade inclui os procedimentos estabelecidos em lei, incluindo cálculo de valores, representação da empresa junto à aos vários órgãos da Justiça do Trabalho ou a sindicatos, entre outros.

O moderno setor de administração de pessoal também tem a importante função de treinar e orientar a força de trabalho na empresa. Isso envolve desde atividades básicas de treinamento para a função, passando por aperfeiçoamento ou revisão de conhecimentos de interesse da empresa ou setores da empresa, até o estabelecimento de programas de educação continuada e especializada para funcionários. O RH pode trabalhar de diversas formas nesses casos. Inclui desenvolvimento de cursos ou atividades de treinamento próprias ou a contratação de terceiros para a execução dessas atividades. Pode também envolver a alocação de recursos financeiros para o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com