TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estagio Mecânica

Por:   •  10/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.871 Palavras (12 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

DADOS PESSOAIS

Nome: Juliana Gonçalves Barbosa do Nascimento.

Endereço: Rua Mato Grosso Lote 13 Quadra M.

Bairro: Outeiro das Pedras.                

Cidade: Itaboraí – Rio de Janeiro.

CEP: 24800-000.

Fone: (21) 2635-6697

E-mail: juliananascimento_88@yahoo.com.br

DADOS DA EMPRESA

Razão Social: Sotreq S/A

Nome Fantasia: Sotreq

Endereço: Avenida Brasil, nº 7.200.

Bairro: Bonsucesso

Cidade: Rio de Janeiro

CEP: 21030 - 900

Fone: (21) 3865-7722

CNPJ: 61.064.689/0005-36

Home Page: www.sotreq.com.br

LOCAL DO ESTÁGIO

Sotreq S/A

Seção de Trabalho: Departamento de Serviços

Setores: Serviço e Manutenção

Cargo Ocupado: Analista de Frota

Período: 13/08/2007 a 13/08/2008

Carga Horária: 1920:00 Horas

Estágio de: Mecânica Técnica

Supervisor de Serviços: Marcelo Kutwak

HISTÓRICO E ATIVIDADE DA EMPRESA

A empresa foi fundada oficialmente no dia 13 de outubro de 1941, com um capital social de dois mil contos de réis dividido em duas mil quotas de um mil réis cada, subscritas pelos sócios da seguinte forma: Walther Moreira Salles – 500, Júlio de Souza Avellar – 400, Edgar de Britto Lyra – 100, Themistocles Barcellos – 900 e Luiz Aranha – 100. No início, além de tratores e moto-escrêiperes CAT, a Sotreq vendia cabos de aço, guinchos, guindastes, dragas, barcaças, locomotivas, tratores agrícolas de rodas, caminhões e trailers.

Os primeiros 21 funcionários ocuparam instalações modestas, em dois andares do número 66 da extinta Rua São Pedro, no Centro do Rio. O endereço era o mesmo do representante anterior da Caterpillar no Brasil, a firma norte-americana INTERMACO – International Machinery Corporation, que decidiu liquidar seus negócios no Brasil quando estourou a II Guerra Mundial. O conflito causou enormes dificuldades às importações, porque os transportes marítimos tinham que ser feito em comboios e nem todos os navios conseguiam chegar aos seus destinos.

Quando a guerra terminou, a Sotreq já estava instalada em outro endereço no centro do Rio, no número 90 da Rua Camerino, e, com o incremento dos negócios, foram alugados três depósitos: na Rua Barão de Tefé (peças), na Avenida Suburbana (equipamentos) e na Rua Monsenhor Manoel Gomes, no Caju (caminhões e reboques). Esta iniciativa resultou num grande problema, porque o atendimento aos clientes perdia em tempo e eficiência. O objetivo passou a ser, então, o de centralizar as atividades num só local.

O novo endereço e sede definitiva foram inaugurados em 1949, na Avenida Brasil, principal eixo de saída e chegada do Rio de Janeiro. Antes disso, em 1945, a empresa já havia mudado sua razão social, de sociedade limitada para sociedade anônima e, em 1946, na esteira da ampliação de suas atividades em Minas Gerais, fundou a filial Belo Horizonte. Em 1951, a Sotreq se instalou em Uberlândia, no Triângulo Mineiro e, em 1958, foi criada a agência Brasília, no Núcleo Bandeirantes. Um ano depois surgiu a representação da Sotreq em Vitória.

Em janeiro de 1972, o controle acionário da Sotreq passou para os irmãos Carl V. Orberg e Borge K. Orberg. No final de 1978, a Sotreq incorporou ao seu território de atuação os estados do Pará e o então território do Amapá. Mais recentemente, em 1989, a empresa mudou sua razão social de Sotreq S.A. de Tratores e Equipamentos para Sotreq S. A. E este é o nome da nova empresa que, ao completar 63 anos, soma 35 estabelecimentos comerciais e de serviço.

Completando 66 anos em 2007, a Sotreq S.A. é revendedora exclusiva dos produtos, serviços e sistemas Caterpillar em 75% do território nacional, compreendendo os estados nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará, Amazonas, Espírito Santo, Amapá, Rondônia, Acre, Roraima e no Distrito Federal. A Caterpillar e a Sociedade de Tratores e Equipamentos Ltda. – Sotreq firmaram, em 27 de agosto de 1941, o “Contrato de Vendas e Serviço do Distribuidor de Exportação”, para a área geográfica que compreendia o Distrito Federal e os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, além da parte situada ao sul de Goiás.

De capital 100% nacional, a Sotreq comercializa máquinas, grupos geradores, motores e sistemas Caterpillar através de mais de 30 estabelecimentos estrategicamente localizados próximos aos seus mercados de maior consumo, com presença em todas as capitais dos estados representados com exclusividade da marca, com exceção de Rondônia, onde mantém filial em Ji-Paraná. Os equipamentos comercializados e tecnicamente assistidos pela Sotreq trabalham nos mercados de mineração, construção pesada e geral, florestal (nativa e plantada), agropecuário, industrial e serviços públicos, entre os principais.

A Caterpillar é líder mundial em equipamentos pesados móveis, grupos geradores e motores de propulsão e industriais, com atuação através de fábricas, centros de distribuição de peças de reposição, remanufatura de componentes, técnico e treinamento e sua rede de revendedores (1.500 filiais) em mais de 200 países. A comercialização de máquinas e motores Caterpillar e a sua posterior assistência técnica é realizada através de 35 estabelecimentos que ocupam 61.352 metros quadrados de área construída em 433.438 metros quadrados de área total, onde trabalham cerca de 2.000 funcionários.

A Sotreq disponibiliza para o futuro usuário dos equipamentos Caterpillar que revende e proporciona assistência técnica, uma equipe de especialistas para assessorá-los na escolha correta e no processo de compra. Este serviço, inteiramente gratuito, pode consistir da simples configuração de uma máquina até o dimensionamento de uma frota para projetos de mineração ou construção pesada de grande porte.

A assessoria para a adequada seleção de equipamentos baseia-se na experiência acumulada pelos especialistas da Sotreq, no seu banco de informações de configurações e projetos e utiliza diversos programas informatizado desenvolvidos pela Caterpillar para simulações que ajudam o cliente a decidir pela melhor opção técnica, econômica e operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com