TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Campo Geoangol

Por:   •  20/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.793 Palavras (8 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 8

Resumo

O presente relatório é referente a visita realizada aos, 16 de Maio de 2019 nas instalações da GEOANGOL (Serviço de Geologia e Sondagem), pelos estudantes do 5º ano da Universidade Agostinho Neto do curso de Geologia – Especialidade de Geologia Económica, acompanhados pelo professor Dr. José Manuel e com uma colega (estudante) finalista no Instituto Superior da Huila.

A GEOANGOL é uma empresa que tem as suas instalações implantadas no município de Viana na província de Luanda.

A GEOANGOL - GEOLOGIA E SONDAGEM, é uma empresa de angolana criada num passado muito recente com o objectivo ou propósito de realizar sondagens e análises geoquímicas laboratoriais a partir das amostras recolhidas do campo.

Segundo as informações que tivemos, a GEOANGOL realiza os seguintes trabalhos:

a) Serviços de Sondagem;

b) Levantamentos Geológicos e Estudos de Jazidas;

c) Perfuração de poços e demais serviços relacionados a especialidades do ramo da geologia e da engenharia de minas.

Faltando neste caso o beneficiamento de minérios, visto que a área para este fim ainda não foi instalada.

Em linhas gerais, o laboratório apresenta está devidamente equipada com todas as condições e equipamentos necessários para suprir as necessidades dos clientes, evitando deste modo a grande procura destes serviços no exterior.

A nossa visita na GEOANGOL subdividiu-se em quatro (4) etapas com uma certa sequência lógica:.

1. Apresentação (conhecimento) das instalações.

2. Serviços de sondagem e perfuração;

3. Serviços de preparação física das amostras e;

4. Serviços de laboratório (Análises geoquímica)

1. APRESENTAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DA GEOANGOL.

A Apresentação das instalações, desde a área administrativa atá aos laboratórios foi feita pelo professor Dr. José Manuel e psteriormente reforçada pelos técnicos da GEOANGOL.

2. SERVIÇOS DE SONDAGEM

Na primeira abordagem desta fase o Dr. José Manuel explicou de forma clara o trabalho de sondagem que a empresa faz afim de recolher as amostras no campo fazendo o uso das diversas máquinas que possui.

Na indústria petrolífera, se denomina Perfuração a qualquer realização de poços sem abertura de sanjas, enquanto que na construção e na indústria mineira, normalmente significa Sondagem

Em linhas gerais as perfurações ou sondagens mineiras podem classificarm-sese em dois grandes grupos:

I. Sem obtenção de testemunho

II. Com obtenção de testemunho

No primeiro caso, se empregam o método de tricono ou martelo em fundo, neste caso a amostra é formada pelos detritos obtidos na perfuração.

No segundo caso se emprega as coroas de diamante, donde a obtenção de testemunha pode ser obtido através de procedimentos convencionais de barrilete e tubo doble ou com o emprego de wire-line

Esta é uma perfuradora rotativa de circulação inversa de marca SCHRAMM. Este tipo de perfuradora não é para recuperação de carotes ou amostras. Utiliza o método distrutivo e é mais para trabalhos de Geotecnia e Hidrogeologia.

Sabe-se que para os trabalhos de perfuração, usa-se certas substâncias que são denomidas de lamas de perfuração. Uma destas substâncias é a bentonite, que também foi observado na área da sondagem arrumado em um armazém em alguns sacos.

Dentre as outras máquinas de perfuração encontradas no local, temos a perfuradora de marca SANDVIC, e este serve para a recuperação de amostras ou testemunhos de sondagem.

Varas (Ou Hastes)

As varas são tubos ocos sem costuras e de comprimentos variáveis (3 a 6 m), ligados entre si. As varas apresentam diferentes comprimentos, no observamos as de 3 e 6 metros.

Transmitem movimentos de rotação e penetração à ferramenta de corte para o avanço da sondagem, e conduzem água para refrigeração (arrefecimento da broca) e limpeza do furo.

As varas numa das suas extremidades encontra-se afixada a côroa de perfuração com diamantes industrias empreganados nela (no caso da cora observada).

Dentre os métodos de perfuração convencionais, se destacam três:

Perfuração a rotação com coroas de diamantes; Perfuração a rotação com triconos e Perfuração por rotopercussão

3. SERVIÇOS DE PREPARAÇÃO FÍSICA DAS AMOSTRAS.

Nesta fase contamos com a contribuição de funcinários de GEOANGOL, e eles esclareceram as nossas dúvidas explicando tudo o quanto deve ser feito antes da amostra seguir ao laboratório.

Após a descarga, os técnicos fazem a triagem e a pesagem dos materiais. E segue-se o processo de secagem em fornos específicos para aquelas amostras que contém uma certa quantidade de água. Mas a temperatura destes fornos é controlada pelos técnicos em função das condições de cada amostra.

Como o grande objectivo é tornar as amostras homogéneas, todas as amostras são processadas com muito cuidado algumas passam pelo britador primário e outras directamente pelo britador secundário, dependendo da sua granulometria.

Na área dos serviços de análises geoquímicos (serviços laboratoriais) somente é enviada uma pequena porção de amostagem, que será submetido aos métodos e processos adequados com a finalidade de detectar ou determinar os metais incorporados na rocha (substância útil ou de interesse ecónomica). Dentre os metais que são analisados podemos citar alguns: Ouro, Prata, Ferro, Magnésio, Crómio, Zinco, Cobre, Niquel, elementos do grupo da Platina, Terras raras e outros minerais.

Par evitar-se a contaminaçaõ das amostras, os britadores são limpados com pedras de quartzo (quartzo puro), antes de colocar-se uma outra amostra, isto é, após a trituração de uma dada amostra.

Depois da britagem, passa-se para a pulverização, moagem peneiramento e quarteamento das amostras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com