TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Climáticas

Por:   •  18/5/2016  •  Ensaio  •  1.714 Palavras (7 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 7

Indeci  

Resumo ----------------------------------------------------------------------------------1

Introdução -------------------------------------------------------------------------------2

Objectivos--------------------------------------------------------------------------------3

Objectivos gerais------------------------------------------------------------------------3

Objectivo específico--------------------------------------------------------------------3

Resumo bibliográfico------------------------------------------------------------------4

Técnica de Mossbauer-----------------------------------------------------------------4

O fenómeno físico da ressonância----------------------------------------------------4

Os componentes de detecção-----------------------------------------------------------5

O detector---------------------------------------------------------------------------------6

O pré-amplificador----------------------------------------------------------------------7

O amplificador---------------------------------------------------------------------------8

O espectro na saída do amplificador--------------------------------------------------9

Aplicação de efeito Mossbauer-------------------------------------------------------10

Conclusão -------------------------------------------------------------------------------11

Bibliografia------------------------------------------------------------------------------12

  1. Resumo

A técnica de Mossbauer é uma ferramenta essencial para o estudo da estrutura nanoscópica de materiais diferentes, que representam um papel chave no desenvolvimento tecnológico, especialmente de ferro e seus compostos, essa técnica de medição foi desenvolvida no 70, durante o qual ele foi projectado e aperfeiçoado os instrumentos actualmente utilizado na maioria dos laboratórios. Uma vez que existem poucas modificações eles têm sido feitos para a instrumentação associada a certos tipo de observação nuclear assim as técnicas tradicionais Mössbauer aceleração constante e velocidade constante existem limitações em algumas experiências particulares, especialmente no que diz respeito o estudo da dinâmica de materiais sob diferentes parâmetros externos, tais como temperatura, o campo magnético, a pressão ou o grau de desenvolvimento de uma transição de fase.

  1. Introdução

O efeito de Mõssbauer , também conhecida como ressonância de absorção de raios gama , é uma descoberto pelo físico alemão Rudolf Ludwig Mössbauer um fenómeno tardio50  [ Mössbauer 1958 ] , que levou à sua obtenção do Prémio Nobel de Física em 1961 . Desde então, a técnica experimental que explora as propriedades deste fenómeno tem tornar-se uma ferramenta amplamente utilizada para o estudo da estrutura e atómica matéria nuclear, bem como as suas propriedades químicas e magnética. Para compreender o mecanismo do efeito Mössbauer é necessário entender alguns princípios fundamentais como a absorção ressonante, retiro livre de emissões e o efeito Doppler. Exemplo; a medida que a nuvem de electrões do átomo, o núcleo pode existir apenas em certos estados energia definida. A fonte radioactiva emite um fotão na transição de um determinado nível de energia mais baixo de energia. Este fotão de alta energia é designado por gama. No processo inverso, para uns fotões pode ser absorvido por um núcleo, a energia tem de ser exactamente igual à diferença entre esses dois estados. Este fenómeno é chamado de absorção ressonante. Os fundamentos físicos da espectroscopia Mössbauer envolvem princípios clássicos da conservação da energia e da quantidade de movimento (efeito Mössbauer) na escala atómica, modelos atómicos vibracionais em sólidos (fotões) e análises conceituais e formalismos mais complexos, para descrever as interações hiperfinas.( Straughan & Walker,1994)

  1. Objectivos
  1. Objectivos gerais
  • Falar de espectroscopia Mossbauer
  1. Objectivo específico
  • Falar do comportamento de espectroscopia Mossbauer
  • Conhecer sua aplicação física
  1. Metodologia

Na elaboração de presente trabalho recorreu se a consultas de algumas referências bibliográficas tais como alguns sites da Internet assim como alguns livros disponíveis na biblioteca.

  1. Resumo bibliográfico
  1. O fenómeno físico da ressonância

Conceitualmente abordado sob diversas formas no ensino de física elementar, o fenómeno de ressonância tem analogias clássicas mais frequentes em electricidade, em acústica ou em mecânica. Mas a ressonância está ainda relacionada a muitos outros fenómenos quotidianos, como a variação de cores na natureza, o funcionamento de controlos remotos e a altura das ondas do mar.

A ressonância sonora é mais frequentemente demonstrada com um diapasão, um dispositivo muito usado na afinação de instrumentos musicais. Há por exemplo descrição geral da física do violino onde se analisa os conceitos que lhes dão sustentação física, sendo a ressonância acústica da caixa do violino discutida fazendo-se um paralelo entre osciladores, mecânico, eléctrico e acústico. Também de forma simples já se utilizou uma corda de contrabaixo com propósito semelhante.

O fenómeno de ressonância mecânica pode ser analisado como a experiência com um pêndulo de massa m, em que o impulso oscilatório tem de estar em fase e na mesma frequência dos movimentos harmónicos lineares, de impulsão à oscilação do sistema (ω), para que a energia seja transferida. A quantidade de oscilação seria dada pela força F multiplicada por um factor ρ; γ é um fato de amortecimento, que é expressa pela largura de linha de ressonância.

  1. Técnica de Mossbauer

A técnica Mossbauer e uma técnica que utiliza emissão de raios livre de ressonância magnética nuclear gama a partir de um núcleo radioactivo, seguido pela absorção selectiva dos referidos fotões em outro perto do núcleo. O fenómeno é extremamente sensível a pequenas diferenças entre os emissores de estrutura de núcleo e o núcleo absorvente. Absorção depende fortemente estado magnético dos átomos que constituem o material sob estudo electrónico, e química (Armstrong,1981).

Um espectrómetro Mössbauer de transmissão, usado no estudo, é conceitualmente simples: tipicamente, consiste de uma fonte de raios-γ, um absorvedor (amostra), um detector e mais electrónica de análise dos dados. A fonte é movida em relação ao absorvedor, variando-se o espectro de energia devido ao efeito Doppler (). Os espectros de ressonância são pilotados comummente, como percentagem de transmissão por velocidade Doppler da fonte (energia). Apesar de uma montagem Mössbauer ser relativamente simples, complicações na interpretação do espectro, podem surgir, entre outras causas, devido à cristalinidade imperfeita, tamanho de partículas, não estequiometria, efeitos entre partículas e substituições isomórficas (Tipler & Llewellyn).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (540.1 Kb)   docx (276.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com