TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  22/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.335 Palavras (10 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................4

3 CONCLUSÃO.......................................................................................................10

REFERÊNCIAS.......................................................................................................11



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho toma como objeto de investigação a atuação do assistente social na política de atenção à criança e ao adolescente e tem por objetivo contribuir com o debate sobre a participação dos assistentes sociais nas formas contemporâneas de enfrentamento à realidade da criança e do adolescente, apontando suas possibilidades e limites, além de buscar aprofundar a leitura da realidade e a compreensão das demandas desse segmento. 

Partimos da compreensão de que o assistente social ocupa um lugar definido no mercado de trabalho entre as profissões voltadas à intervenção social e que é um profissional especializado, inserido na divisão sociotécnica do trabalho, que atua em diversas áreas na efetivação das políticas sociais dentre elas a política de atenção a criança e ao adolescente.

Ao longo da história, a política de atenção à criança e ao adolescente deu um grande salto qualidade, passou de políticas meramente assistencialistas e autoritárias para políticas que asseguram à criança e ao adolescente tratamento enquanto sujeitos de direitos.

O assistente social se insere neste contexto como aquele profissional capacitado, conhecedor das legislações, das políticas e da realidade contraditória, ferramentas que lhe auxiliarão em sua atuação junto as necessidades em que se encontram a classe infanto-juvenil. Ele tem papel importante na viabilização dos direitos sociais asseguradas as crianças e aos adolescentes.



  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 Tema: O Assistente Social e a Política de Atenção à Criança e ao Adolescente

2.2 Objetivos

2.2.1 Objetivo Geral

Investigar e compreender a atuação do assistente social na política de atenção à criança e ao adolescente.

2.2.2 Objetivos Específicos

- Investigar a atuação do assistente social na política de atenção à criança e ao adolescente;

- Contribuir com o debate sobre a participação dos assistentes sociais nas formas contemporâneas de enfrentamento à realidade da criança e do adolescente;

- Reconhecer e viabilizar  os direitos sociais asseguradas as crianças e aos adolescentes.

2.3 Justificativa

A atuação do assistente social frente as possibilidades e desafios postos pela política de atenção à criança e ao adolescente. Ao longo do tempo à criança e o adolescente foram amparados por diferentes legislações, que a cada contexto histórico e social, são compreendidas diferentemente. A mais atual delas é o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que contextualiza a conquista do esforço geral da sociedade brasileira no pleno exercício da democracia, buscando a transformação histórica, um novo pensar sobre esse ser social, voltado para a solução das necessidades dessa população e fundamentado na doutrina de proteção integral. (BRASIL, 1990).

O ECA abre um leque de possibilidades de atuação ao assistente social, por se tratar de uma lei inovadora de proteção, a qual assegura os direitos e estabelece deveres compatíveis à condição social da criança e do adolescente.

Além disso, o próprio ECA pressupõe a participação do profissional de Serviço social para que o cumprimento de todas as suas obrigações legais sejam efetivadas: “ Art. 86 A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos estados, do Distrito federal e dos municípios” (BRASIL, 1990).

A realidade das crianças e adolescentes é muito contraditória e apresenta uma variedade de facetas que desafiam muitos profissionais. As questões infanto-juvenis perpassam desde aspectos familiares, educacionais, trabalhistas, de saúde e até inflacionais. Dessa forma, a intervenção nesta realidade exige profissionais especializados trabalhando multi e interdisciplinarmente. 

O assistente social é um dos diversos profissionais que atuam na esfera das políticas sociais, que tem a responsabilidade de adquirir uma ampla compreensão sobre suas constituições e contradições, para que por meio do seu agir profissional, consiga valer e avançar o direito das crianças e adolescentes.

É preciso compreender que as mediações articuladoras da ação técnico-profissional do Assistente Social lhe permitem sistematizar e operacionalizar o seu projeto ético-politico profissional. Como mediador e formulador de políticas publicas, o assistente Social possibilita ao cidadão comum a capacidade critica para questionar e ate mesmo modificar sua própria realidade. Portanto, é partindo deste contexto que se justifica a realização deste trabalho, deste trabalho e também das pesquisas, conforme o tema acima citado.

2.4 Metodologia

A pesquisa será numa abordagem qualitativa, pois na definição de Richardson (2012, p.79-80), “a busca por uma compreensão detalhada dos significados e características situacionais dos fenômenos”. Ela tem caráter eminentemente exploratório, procurando os aspectos subjetivos dos fenômenos e as motivações não explícitas dos comportamentos. Seu enfoque é o da profundidade, ressaltando as particularidades e a complexidade dos fenômenos, comportamentos e situações. Esse tipo de pesquisa não busca a generalização, mas sim o entendimento das singularidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (160.8 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com