TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  17/5/2015  •  Resenha  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

A Era Industrial era baseada em seus recursos físicos e financeiros, enquanto na Era do Conhecimento o elemento humano passou a ser a excelência organizacional. A globalização, mudança e transformação da sociedade, fez com que a excelência nas organizações dependa muito mais das habilidades e competências das pessoas. No mundo dos negócios com intensa mudança é preciso que as organizações mudem seus rumos, modifiquem produtos e serviços alterem suas estratégias e utilizem novas tecnologias. Mas são as pessoas que estão por traz de tudo isso, e o segredo de empresas bem sucedidas é agregar valores humanos e alinhá-los em suas atividades, devendo-se saber buscar pessoas no mercado que tenham condições de ajudar.

        A Administração de Recursos Humanos constitui uma área sensível a três aspectos: a estrutura organizacional escolhida, a cultura organizacional dominante e o estilo de gestão adotada. E a ARH está também passando por grandes mudanças. E entende-se que agora com a crescente globalização, as pessoas deixam de ser os problemas e passam a ser a solução de problemas, pois o conhecimento tornou-se o mais importante recurso organizacional e a situação inesperada que ocorreu foi a importância do capital intelectual.

        A mudança do trabalhador braçal para o trabalhador intelectual  faz com que a formação e capacitação das pessoas esteja em primeiro lugar nas organizações. O capital intelectual significa inteligência competitiva. São as pessoas que pensam, interpretam, tomam decisões e criam novos produtos e serviços dando vida para as organizações.

OS SUBSISTEMAS DE ARH

        A Administração de Recursos Humanos é um sistema integrado e é divido em cinco subsistemas básicos:

- Provisão: que tem como objetivo saber quem irá trabalhar na organização com da pesquisa de mercado, recrutamento e seleção de pessoas.

- Aplicação: que tem como objetivo saber o que as pessoas farão na organização com integração de pessoas, desenho de cargos e descrição e análise de cargos.

- Manutenção: que tem como objetivo manter as pessoas nas organizações com remuneração e compensação, benefícios e higiene e segurança do trabalho.

- Desenvolvimento: que tem como objetivo preparar e desenvolver as pessoas com treinamento e desenvolvimento organizacional.

- Monitoração: que tem como objetivo saber o que são e o que fazem as pessoas com banco de dados e sistemas de informação.

        Esses cinco subsistemas estão intimamente relacionados entre si, sendo que cada um impacta no outro. É um processo global onde as pessoas são atraídas, aplicadas em suas tarefas, mantidas, desenvolvidas e monitoradas na organização. Mas esta sequencia varia conforme a organização.

        Toda organização almeja bons resultados como crescimento, maior participação no mercado e lucratividade, mas para isso é preciso de cliente para servi-los, atende-los e satisfaze-los e para conquistar esses clientes é preciso dispor de processos internos como produtividade, qualidade e inovação e isso depende das competências organizacionais, decorrendo das competências do capital humano como conhecimento, habilidades, atitudes, comprometimento e flexibilidade.

        Para avaliar a ARH é necessário percorrer os indicadores de sua eficiência e eficácia, esses indicadores são:

- Resultados dos negócios: são medidas do desempenho organizacional, análises financeiras, participação no mercado e lucratividade. São indicadores do resultado final.

- Impulsionadores de desempenho: são medias de resultados intermediários como produtividade, qualidade, inovação e satisfação do cliente. São indicadores intermediários que permitem o alcance dos resultados finais.

- Competências humanas: resultam do capital humano da organização e consistem das qualidades.

- Sistema de ARH: consiste de práticas que conduzem a um forte e eficaz aumento do capital humano.

        Competências organizacionais, funcionais, gerenciais e individuais são para a organização.

SUBSISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS

        

        Desenvolvendo as pessoas elas desenvolvem a organização. E as pessoas tem capacidade de aprender novas habilidades e adquirir novos conhecimentos. Existem vários meios de desenvolvimento de recursos humanos que o Treinamento, Desenvolvimento de Pessoal e Desenvolvimento Organizacional. Algumas das técnicas disponíveis para o treinamento e desenvolvimento são: modificação de atitudes, mudança social dinâmica de grupo etc. Treinamento, Desenvolvimento de Pessoal e Desenvolvimento Organizacional tem sete características: ênfase nos agrupamentos como unidades de trabalho e equipes; mudança sistêmica; técnicas de aprendizagem; ênfase sobre a competência nas relações interpessoais; desenvolvimento de competências como comunicação e tomada de decisão; o sistema de valores é humanístico e ajudar remediar limitações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com