TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ser Humano Entre O Conhecimento E A Crença

Casos: O Ser Humano Entre O Conhecimento E A Crença. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  2.383 Palavras (10 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 10

O ser humano entre o Conhecimento e a Crença

Thaís Angélica Soares Moreira

RESUMO: Este estudo tem por objetivo debater sobre o conhecimento científico e a crença perante a sociedade que debate sobre o aborto. O conhecimento científico é definido como uma crença verdadeira e justificada, a partir do que trata das noções de crença, de justificação natural e de verdade, sendo que esta última é tratada na sua definição clássica de verdade como correspondência e, ainda, no sentido de quase-verdade ou verdade pragmática. O conhecimento sempre preza pela apuração e comprovação, buscando por leis e sistemas a finalidade de explicar de modo racional aquilo que se está observando. Ligado à construção de ideias e conceitos assemelha-se ao conhecimento científico - por valer-se de uma metodologia experimental -, mas dele distancia-se por tratar de questões imensuráveis, metafísicas. A partir da razão do homem, o conhecimento filosófico prioriza seu olhar sobre a condição humana. Nesse sentido, a crença é uma condição psicológica determinada pela sensação de veridicidade relativa a uma ideia, a despeito de sua ascendência ou possibilidade de comprovação objetiva. O aborto é um tema presente desde os tempos mais remotos e com o passar dos anos vem crescendo o interesse sobre o mesmo, visto que se trata de uma questão multidisciplinar de relevância significativa. Atualmente, o aborto representa um grave problema de saúde pública, sendo amplamente praticado, através de meios inadequados que podem causar danos e provocar a morte da mulher.

ABSTRACT: This study aims to discuss the scientific knowledge and the belief in society that the abortion debate. Scientific knowledge is defined as justified true belief, which comes from the notions of belief, natural justification and truth, and the latter is treated in its classical definition of truth as correspondence and also towards quasi-truth or pragmatic truth. Knowledge will forever cherish the investigation and evidence, searching for laws and systems in order to rationally explain what is being observed. On the construction of ideas and concepts is similar to scientific knowledge - for make use of an experimental methodology - but it distances itself from dealing with issues immeasurable, metaphysical. From the ratio of man, philosophical knowledge prioritizes his gaze on the human condition. In this sense, belief is a psychological condition determined by the sense of truthfulness on an idea, regardless of their ancestry or possibility of objective confirmation. Abortion is a theme present from the earliest times and over the years has been growing concern about the same, since it is a matter of significant multidisciplinary. Currently, abortion is a serious public health problem, being widely practiced through improper means which can cause damage and lead to death of women.

PALAVRAS CHAVE: CONHECIMENTO CIENTÍFICO, CRENÇA VERDADEIRA, METODOLOGIA EXPERIMENTAL, CONDIÇÃO HUMANA, ABORTO.

INTRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO:

O Conhecimento e a Crença Humana de Frente Com o Aborto e Suas Indagações

A princípio, a realidade chega ao ser humano através dos seus cinco sentidos naturais e as informações são cumulativamente transmitidas de geração a geração. A tecnologia é capaz de ampliar a capacidade e o alcance dos mesmos. Durante milênios o conhecimento fundamentava que a terra era um disco achatado, pois como seria possível ser preso a uma esfera? Como seria está de cabeça para baixo?

A crença pode ser acidental e não-fundamentada, e mesmo assim, verdadeira. Mas o conhecimento impõe-se por não ser acidental e ser baseado em evidências. Porém é necessário crer na evidência. E para levá-la em consideração, deve ser lastreada por outra evidência, em uma linha de raciocínio que pode não ter fim. O ponto derradeiro desta regressão ao infinito seria a adoção de crenças básicas, que não precisariam de demonstração. Estas poderiam se originar da experiência sensorial, que não é uma crença, mas uma experiência. Contudo, a construção de uma experiência, sua transmissão, sua percepção racional é estruturada por conceitos. E conceitos são aprendidos e ensinados (portanto são conhecimentos), e não experimentados.

Para se tornar conhecimento, uma crença deve ser produzida por um processo confiável, acessível, reprodutível e que examine as alternativas possíveis que possam contradizê-la, eliminando-as.

O conhecimento está diretamente relacionado com a crença e a veracidade das coisas, pois quando acreditamos em algo temos o conhecimento do que se trata e a crença está no que estamos acreditando diante de tal fato. Diante disso, a crença preza que acreditamos no que é verdadeiro, e, através do conhecimento é que podemos concretizar o que é verdadeiro.

O conhecimento científico precisa ter um fundamento verdadeiro para direcionar-se à crença e, através dela o ser humano ter um ponto para fundamentar o que acredita. Sendo assim, podemos fazer a citação de Henri POINCARÉ (1854-1912) onde ele diz que “a ciência, portanto, nada pode nos ensinar sobre a verdade, só pode nos servir como regra de ação.”

O valor do conhecimento está ligado à crença pela justificação fornecida de que a mesma é verdadeira. Podemos citar como exemplo a seguinte situação: se ficarmos perdidos durante muitos dias em uma floresta onde só existem cogumelos, sendo a maior quantidade possuindo um veneno muito forte, deveríamos procurar cogumelos não venenosos. Poderíamos fazer isso por mera sorte ou simplesmente por ter o conhecimento de que alguns cogumelos não seriam venenosos. Sendo assim, podemos concretizar o fato de que o conhecimento é o que nos fundamenta nos nossos objetivos. A crença complementa a verdade do conhecimento fazendo com que acreditaríamos que os cogumelos que achávamos não venenosos, seriam realmente não venenosos. Em outras palavras a crença pode ser definida, de modo mais simples, como o reconhecimento não-fundamentado de que uma proposição é verdadeira.

O aborto é um tema presente desde os tempos mais remotos e com o passar dos anos vem crescendo o interesse sobre o mesmo, visto que se trata de uma questão multidisciplinar de relevância significativa. O estudo sobre aborto é um tema que envolve aspectos de natureza ética, educacional, política, religiosa, assim como questões sócio-econômicas, psicológicas e, sobretudo, de saúde pública. O aborto, na atualidade, coloca-se como um problema cuja existência concreta não pode ser ignorada exigindo uma ampla discussão pela sociedade brasileira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com