TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social

Por:   •  19/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 2

  No século XIX o Serviço Social era exercido de forma não profissional, era feito ou visto como caridade de forma voluntária para ajudar as pessoas mais carentes. Onde as damas de caridade eram as voluntárias direcionadas a fazer caridade e prestar essa ajuda, com o objetivo de ganhar o céu diminuindo as situações que as pessoas mais pobres vivenciava no seu cotidiano, exemplo, ajudar e aconselhar. Para que elas mudassem de vida,pois assim ganhariam os benefícios que o capitalismo proporcionava.

  Observa-se que, a sociedade capitalista vivia uma mudança. Consequentemente com a exploração do homem pelo próprio homem. A pobreza e a miséria estão presente na sociedade que se fez necessário um exercício da profissão de forma técnica, na visão de Mary Richmond, portanto no século XX ela escreve como a profissão deveria ser exercida.

  A profissão do Serviço Social deu início como qualquer outra profissão. Tinha como, sanar o indivíduo isoladamente. Os assistentes sócias ainda tem como conhecimentos adquiridos até nos dias de hoje, pois requer resolver “casos”. Aprofundando-se atentamente na crise capitalista, nota-se que resolver “casos” de maneira isolada, já não era satisfatório para acolher à ampla procura. Apesar de, a manipulação de massas executada por fascistas e nazistas, com o alargamento desta crise,despertou a atenção da psicologia social.

  O Serviço Social para os usuários e para o profissional deu a origem para lutar e defender os direitos que cada pessoa tem, já para o Estado ela ocorre para conter a classe trabalhadora de uma possível revoltar contra a burguesia. Entretanto, é indispensável mencionar que essa necessidade de institucionalização houve outros fatores e não só estes que cujos foram citados.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (24.6 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com