TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO QUESTÃO SOCIAL, POLITICAS SOCIAIS E INTERVENÇÃO PROFISSIONAL

Por:   •  5/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.269 Palavras (10 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

[pic 1]

ROSA MARIA VIDAL DE SOUZA

CONCEPÇÃO HISTÓRICA DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRA NO PERÍODO DE 1960 A 1980 E O SERVIÇO SOCIAL

ROSA MARIA VIDAL DE SOUZA

PORTO VELHO-RO 2015

CONCEPÇÃO HISTÓRICA DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRA NO PERÍODO DE

1960 A 1980 E O SERVIÇO SOCIAL

Produção textual individual acadêmica interdisciplinar, para obtenção de notas nas disciplinas Estatistica e indicadores sociais, Economia politica, Psicologia Social e Fundamentos hist.. Teórico do SSOC. II

PORTO VELHO 2015

         

                                        SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                                                                                3

POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL ENTRE AS DÉCADAS DE 60 A 80  SUAS CARACTERÍSTICAS.                                                                           4

POSTURA E REFERENCIAL DO SERVIÇO SOCIAL NO PERÍODO DE 1960 A 1980.                                                                                                5

CONCLUSÃO                                                                                6

REFERENCIA                                                                                7


INTRODUÇÃO

Quando paramos para observar esse período de grandes mudanças no Brasil, podemos identificar uma reestruturação bem drástica do pais, novas estradas, novas industrias, uma política de aplicabilidade mais centrada no desenvolvimento do dinheiro do poder publico Essas décadas 60 à 80, foram marcadas também por muitos conflitos sociais e repressão.

Foi em meio a todo esse cenário de conflitos e tomadas de poder, que o Serviço Social no Brasil, começou a ser mais apresentado, começou a ganhar força conquistar um novo espaço.

Iremos poder observar nesse trabalho, algumas características e aspectos que marcou as políticas sociais no Brasil durante esse período, o que vem logo a seguir é somente uma parte de todo o decorrer histórico dessa função, a uma apreciação do texto o atual trabalho consiste em forma objetiva e clara.suas manifestações não somente na esfera da economia da política, mas também sua repercussão no campo do conhecimento.

POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL ENTRE AS DÉCADAS DE 60 A 80 E SUAS CARACTERÍSTICAS.

Período militar, talvez seja essa a principal característica que lembramos quando paramos para observar esse período, pois na verdade o país vinha passando por uma crise populista bem intensiva. Gohn (1995) enfatiza o fato de que o Estado não estava conseguindo conter o surgimento de instituições e organizações politicas, agrupamentos esses que chegavam a surgir de vários setores da sociedade, setores esses que não tinha uma característica especifica, desde a classe de baixa renda a burguesia daquela época. O autor ressalta duas organizações que tinha como características em suas lideranças que se formavam principalmente em setores de classe média, sendo elas a “Ação Popular” e a “JUC - Juventude Universitária Católica”, essas organizações atuavam em praticamente todo os contexto da sociedade, indo desde os movimentos operários aos movimentos estudantis e camponeses. Esse período pré década do regime, foi marcado por muitas manifestações, e o surgimento de politicas populares que queriam fragilizar o poder do Estado e fortalecer poder das classes, das camadas populares sociais.  E todo esse período populista, o risco de uma instauração de um governo comunista, os diversos movimentos sociais que aconteciam por praticamente todo Brasil,entre outros fatores, motivaram a início de um regime que se dava de forma ditatorial, onde tinha como principal base as forças militares nacionais.

Sader (2008) afirma que esse chamado Estado Ditorial, que realmente ficou forte na década de 70, mesmo mediante de toda economia recessiva que o Capitalismo Internacional passava. Essa fortificação se deu, porque o militares na tentativa de compensar a restrição dos direitos civis e políticos realizou uma ampliação nas politicas sociais, dando seguimento a politica de desenvolvimento da industrialização do país, iniciada pelo governo de Juscelino Kubitscheck. Uma forma de governar que tinha como fundamentos o principio positivistas implantando na bandeira brasileira “Ordem e Progresso”, o setor produtivo do país foi fortalecido pelas ações e movimentações de empresas estatais, fusões de instituições financeiras e bancos, o uso de recursos públicos para criação de novos rendimentos, a criação da Embraer, se dando através da Aeronáutica e o Instituto Tecnológico, criação de estradas que ligariam e oportunizariam novos escoamentos de produções ; foram essas e outras ações que acabaram por diferencias a ditadura militar que aconteceu no Brasil de outros países vizinhos, que acabaram por implantar medidas recessivas em suas economias (Oliveira, 2010).

Por fim da década de 80, a recolocação do modelo de Governo Democrático se tornou uma questão social na sociedade brasileira. Telles (1994) no conduz a analogia de que o esgotamento do modelo desenvolvimentista imposto pelo regime militar ocasionou em novos e intensos movimentos sociais que traz em debate os fatores da divida sócia, a autora afirma que os direitos operavam formas que regulavam as praticas sociais. Dagnino (1994) no mostra que a reconstrução dos novos espaços públicos que teriam como objetivo a politização das novas demandas sociais do Brasil, resultaram em questionamentos de que o Estado deveria passar a ter funções e prestações de serviços que atendesse as demandas sociais populacionais, através das novas politicas sociais; sendo assim, antigos benefícios passariam aser transformado em direitos, através de uma nova ordem democrática e não por uma simples concessão governamental, nova ordem essa que priorizaria os direitos fundamentais do cidadão, fundamento então os pilares da igualdade social e a participação politica. E quando paramos para identificar essas ações é possível encontrarmos medidas em praticamente todas as áreas, saúde, nutrição, cultura, educação, trabalho, previdência social entre outros; podemos evidencias como exemplode reorganização no âmbito da saúde com surgimento da proposta de criação de um Sistema Único de Saúde, no âmbito da Previdência Social, temos a criação do seguro- desemprego, criações de universidade e instituições federais de ensino, entre outras diversas ações (CASTRO & FARIA , 1989).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (130.9 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com