TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social Na Contemporaneidade

Exames: O Serviço Social Na Contemporaneidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação à Distância

1º Semestre - Serviço Social

Disciplina: O Serviço Social na Contemporaneidade

Discentes:

Edilene Benites Machado RA: 357556

Jaqueline R. Romero RA: 357371

Karina Nunes Sampaio RA: 353259

Nadiege Torres Ribeiro RA: 357606

Patrícia de Brito Paim RA: 371823

Profª Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

Aquidauana, 14 de Junho de 2012.

1. Introdução

O presente trabalho visa o aperfeiçoamento e o entendimento do Serviço Social na contemporaneidade. Suas funções e aplicações nos dias atuais, como manual de regra e de conduta para a realização de um trabalho mais amplo e efetivo pelo futuro profissional do Serviço Social.

2. Entrevista com profissional do Serviço Social

Nome completo: Cintia Venâncio Fagundes, formada desde 2002 pela Universidade Católica Dom Bosco, Especialista pela Fiocruz em Saúde Mental.

1) Segundo tua experiência nesta área, como definiu o papel do Assistente Social?

R: Profissional que necessita ter olhar na totalidade, que busca orientar, executar, propor, acompanhar e garantir possibilidades de direitos e justiça social.

É preciso que o profissional conheça as políticas publicas e equipamentos públicos disponíveis (como, onde e quando usar).

2) Do ponto de vista de personalidade (habilidades, competências) quais as aptidões que o profissional deve ter?

R: Desprovidos de preconceitos, ter atitude, acompanhar as evoluções cientificas e literária (referente aos segmentos políticas publicas), articulador, observador, postura ética e “manter neutralidade em fatos adversos”.

3) Dentro da sua Instituição de trabalho, como esta seu ambiente de trabalho, ou seja, a estrutura física? É satisfatória ou não?

R: Referente à estrutura física, pode ser melhorada, então digo que é satisfatória.

4) Como são as atividades no seu setor de trabalho? Existe uma rotina?

R: Na Instituição onde faço parte da equipe Técnica, apresenta um fluxograma de atendimento, sendo assim apresentamos uma rotina de acolhimento, atendimento, escuta e outros encaminhamentos.

5) Como toda profissão tem seus desafios, qual é o maior obstáculo vivido nos tempos de hoje, no campo de trabalho do Serviço Social em sua atuação?

R: Precariedade das políticas pública (elas existem, mas como e quando, são devidamente executadas), desqualificação profissional e comprometimento.

3. O Campo de Atuação do Profissional do Serviço Social e suas Mudanças

3.1. O campo de trabalho do Assistente Social anteriormente

O campo de trabalho do Assistente Social anteriormente era precário, pois não tinha um espaço adequado, os recursos eram poucos e tinham dificuldades para desenvolver o trabalho com profissionalismo.

3.2. Campo de trabalho atual

Atualmente foram conquistados o espaço e o reconhecimento da população, hoje o vínculo do profissional com a população é maior e os laços que os unem estão mais fortalecidos. Tudo está mais favorável e a sociedade melhor assistida, há mais recursos, espaços e privacidades.

As mudanças aconteceram de uns tempos para cá, de um modo satisfatório, segundo a entrevistada. O profissional da assistência social hoje conta com mais credibilidade junto à população, que por sua vez tem mais acesso ao Assistente Social.

3.3. Projeto Ético-Político do Serviço Social e sua relação com a reforma sanitária

O surgimento do Serviço Social no Brasil teve forte influência europeia e a formação profissional com disciplinas relacionadas à saúde. O Serviço Social ganha força no país com o fim da segunda guerra mundial e o aprofundamento do Capitalismo. Esse período é marcado também por mudanças significativas na profissão, que passa a ter influência norte-americana, na formação profissional e curricular.

Após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com