TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social Na Contemporaneidade

Exames: Serviço Social Na Contemporaneidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  2.088 Palavras (9 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

ANGELINA FERRAZ 408056

EMANUELA BARBOSA 436526

JAQUELINE PI NHEIRO 414399

JULIANA VITOR 419182

LUIZ PROGÊNIO 410352

MARCUS VINICIUS RAIOL 406681

SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE: seu surgimento, suas mudanças e a profissão na atualidade

BELÉM/PA

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

ANGELINA FERRAZ 408056

EMANUELA BARBOSA 436526

JAQUELINE PI NHEIRO 414399

JULIANA VITOR 419182

LUIZ PROGÊNIO 410352

MARCUS VINICIUS RAIOL 406681

SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE: seu surgimento, suas mudanças e a profissão na atualidade

Atividade de Prática supervisionada apresentado como um dos pré-requisitos para nota do 1º semestre do curso Superior de Serviço Social, da matéria Serviço Social Contemporâneo sob orientação da professora Mestra Edilene Rocha Garcia.

BELÉM/PA

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------------------------------- 4

TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL------------------------------------------ 5

O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CAMPO DA SAÚDE-------------------- 6

CARACTERÍSTICAS DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL---------------------- 7

SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE------------------------------------------- 8

CONSIDERAÇÕES FINAIS------------------------------------------------------------------------10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS--------------------------------------------------------------11

INTRODUÇÃO

A complexidade da realidade social na contemporaneidade traz para o Serviço Social novos desafios para intervenção profissional, exigindo uma redefinição nos parâmetros teóricos, metodológicos, éticos e políticos. O agravamento da “questão social” diante da consolidação e da crise do capitalismo no mundo, do processo de reestruturação produtiva assumiu na atualidade diferentes contornos trazendo novos desafios para a profissão. O acirramento das desigualdades sociais, a exclusão social, o empobrecimento das populações, a inflação, o desemprego, a violência, a crise financeira, o afastamento do Estado frente às demandas sociais, enfim todos esses fenômenos constituem-se como inúmeros desafios para as diferentes profissões, em especial, para o Serviço Social.

A seguir iremos abordar como aconteceu toda a evolução dessa profissão, iniciando pelo seu surgimento no Brasil, todo seu processo de mudanças chegando até a atualidade.

A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL: seu surgimento, as mudanças ocorridas e sua área de atuação na atualidade.

O Serviço Social no Brasil surge a partir do aparecimento da questão social. As bases para sua implantação deu-se a partir do reconhecimento das tensões sociais, oriundas do agudizamento da questão social nas décadas de 1920 e 1930 com o processo de industrialização. Portanto, sua gênese corresponde à conjuntura vivenciada no país neste período, momento em que o Estado passa a utilizar-se de estratégias de intervenção e regulação da questão social via políticas sociais. Estas estratégias foram influenciadas pelas mudanças ocorridas no país, principalmente as econômicas, em função do processo de industrialização, que teve como consequência, o crescimento desordenado das cidades, devido o êxodo rural, causado pela crise no setor agrícola – crise do café.

De acordo com Ianamoto e Carvalho (2005) o processo de legitimação e institucionalização da prática profissional dos assistentes sociais no Brasil, deu-se com o advento e desenvolvimento das grandes entidades assistenciais (estatais autarquias ou privadas) na década de 1940, momento em que os conflitos sociais entre a classe burguesa e a classe operária se intensificaram e passaram a exigir outros meios de intervenção, pois a filantropia e a repressão já não davam conta de tais conflitos.

Ressaltamos ainda, que o papel do Serviço Social era buscar adequar o operário às novas condições de vida, mas, por uma solicitação da classe a ser assistida e sim por uma imposição da burguesia em conjunto com a Igreja Católica, com objetivo de neutralizar a classe trabalhadora que no momento lutava por melhores condições de trabalho e sobrevivência. Assim entendemos que o Serviço Social emergiu como um instrumento do capitalismo para a manutenção da ordem vigente.

O Serviço Social no decorrer da sua trajetória, com intuito de atender as exigências postas aos assistentes sociais, bem como atender às requisições do Estado, buscaram construir seu aporte teórico e ampliar seus referenciais técnicos, se distanciando da Igreja, e assim, passaram a assumir correntes teóricas, face a ausência de um referencial crítico.

A atualização do Assistente Social realiza-se em organizações públicas e privadas e em diferentes áreas e temáticas, como: proteção social, educação, programas socioeducativos e de comunidade, habitação, gestão de pessoas, segurança pública, justiça e direitos humanos, gerenciamento participativo, direitos sociais, movimentos sociais, comunicação, responsabilidade social, marketing social, meio ambiente, assessoria e consultoria, que variam de acordo com o lugar que o profissional ocupa no mercado de trabalho, exigindo deste um conhecimento teórico-metodológico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com