TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social Na Contemporaneidade

Pesquisas Acadêmicas: Serviço Social Na Contemporaneidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 3

O Projeto Ético-Político do Serviço Social:

O Projeto Ético- Politico do Serviço Social surgiu sobretudo em meados dos anos de 1970 a 1980 em meio a mudanças democráticas na sociedade brasileira. Na década de 1990 o projeto começa a ser consolidado, no mesmo período ocorrem variações atingindo grandes setores da sociedade dentre eles economia, política, estado, saúde, trabalho e produção. Fato que ficou cicatrizado pelo neoliberalismo e pelo padrão acumulativo maleável.

A Reforma Sanitária:

A reforma sanitária teve início devido à revolta do povo, por conta do descaso do governo com a área da saúde. Os primeiros movimentos iniciaram-se em 1960, quatro anos depois foi abolido pelo golpe militar. Ao fim da década de 1970 e início de 1980 o movimento atinge o seu amadurecimento e até os dias de hoje permanece mobilizado. É importante ressaltar que o movimento da reforma sanitária brasileira ocorreu devido, às lutas contra a ditadura que teve como tema principal “Democracia e saúde”.

O movimento da reforma foi crescendo e com o tempo foi adquirindo apoio de outros movimentos dentre eles: o movimento sindical, o movimento popular, as universidades e em experiências regionais de organizações e serviços. Em 1986 ocorre a 8ª Conferência Nacional de Saúde, alicerçando o movimento que reuniu cerca de 5 mil representantes de todas as áreas da sociedade civil, pela primeira vez para debater como idealizar um novo modelo de saúde no país.

A 8ª CNS foi um importantíssimo marco político, pois estabeleceu, sobretudo mudanças na saúde brasileira. Expressando claramente que é dever do estado garantir a saúde, sendo assim à saúde transforma- se em um dos direitos essenciais do ser humano. Com isso a conferência ampliou o conceito de saúde resultando em: “habitação, alimentação, renda, trabalho, meio ambiente entre outros” (Relatório final de VIII). Dentro deste conceito que a “saúde é direito do cidadão e dever do estado” a saúde Torna-se o ponto principal do “Movimento Sanitário”. Assumindo a função de caráter crítico de outras políticas econômicas e sociais. Depois de tantos acontecimentos a 8ª CNS determina o alicerce para mudar o Sistema Nacional de Saúde.

SUS: Antes do nascimento do então Sistema único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde agia em atividades de promoção da saúde e prevenindo doenças. A assistência médico-hospitalar atendia a pessoas que não tinham acesso ao INAMPS Instituto Nacional de Assistência médica da Previdência social. Fundado pelo regime militar de 1974, o INAMPS foi separado do INPS Instituto Nacional de Previdência Social. Atualmente INSS Instituto Nacional de Seguridade Social (atual Ministério da Previdência Social) seu objetivo era atender quem contribuía com a previdência social, no caso empregados de carteira assinada. O INAMPS tinha seus próprios centros de saúde e grande parte dos atendimentos, ocorria por meio da iniciativa privada, visando cuidar da doença e não da saúde. O SUS foi sendo implantado de forma gradual. Primeiramente veio o SUDS. Depois o INAMPS que teve sua junção ao Ministério da saúde (Decreto nº 99.060, de 7 de março de 1990); e por último a Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990)cria o Sistema Único de Saúde brasileiro SUS. Meses depois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com