TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Automação e Ventilação

Por:   •  9/11/2022  •  Dissertação  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 7


[pic 1]

Trabalho Prático[pic 2]

CESTEP-Energias Renováveis e Infraestruturas e de Telecomunicações

Tema:

Discente:

        ERIET –SAVAC– Sistema SAVAC

2022-2023

Objetivo:

Abordar de forma detalhada os conceitos de:

  • Cargas Térmicas;
  • Conforto térmicos.

Definir a:

  • Temperatura;
  • Humidade;
  • qualidade do ar.


Introdução

O intuito deste relatório é descrever de forma detalhada o conceito de Cargas Térmicas e Conforto Térmico.  Iremos ver a carga térmica e conforto térmico de um edifício, analisando também o impacto de alguns parâmetros para um edifício através de simulações nos aparelhos para obter um desempenho térmico.

Na definição de temperatura, humidade e qualidade do ar iremos ver que a temperatura e a humidade são as bases da qualidade do ar, e a temperatura e humidade dentro dos níveis aceitáveis para a saúde.


O conceito de Cargas Térmicas e de Conforto Térmico

Cargas Térmicas

Carga térmica é a quantidade de calor que deve ser retirada ou fornecida a um local ou sistema, por unidade de tempo, objetivando a manutenção de determinadas condições térmicas.

Cargas térmicas em edifício

 Principais Tipos de Cargas Térmicas

As condições interiores em edifícios de habitação ou de serviços devem permanece dentro das condições de conforto. Desta forma, as condições interiores são bem determinadas, dentro duma pequena variação de temperatura e humidade relativa enquanto que as condições exteriores são bastante variáveis. Devido à radiação solar, as diferenças de temperatura e de humidade especifica entre o ar exterior e o ambiente interior nos edifícios, resulta um fluxo de calor e massa que penetra ou sai do espaço interior e que se designa por carga térmica. A utilização do próprio edifício, em termos de ocupação, iluminação e equipamento utilizado, origina uma produção de energia, ou seja, uma carga térmica. As cargas térmicas levar à alteração das condições interiores pelo que se torna necessário remove-las, o que é obtido total ou parcialmente através dos sistemas de climatização. Obviamente, se as cargas térmicas não forem totalmente removidas as condições interiores serão alteradas em relação às condições pretendidas, podendo o local deixar de permanecer dentro das condições de conforto.

A importância da determinação das cargas térmicas cobre dois aspetos fundamentais:

  • O primeiro especto diz respeito ao dimensionamento duma instalação. Neste caso é necessário garantir, com uma probabilidade elevada, que a instalação de climatização garante as condições interiores que forem pretendidas.
  • O segundo especto diz respeito à análise do consumo, de forma a serem determinados os consumos previsíveis para uma dada instalação.

Cargas térmicas exteriores

Os fatores de dependência das cargas térmicas exteriores são essencialmente as condições climáticas (radiação solar, temperatura e humidade especifica).

As cargas térmicas devido aos ganhos solares podem ser divididas em: ganhos diretamente e indiretamente devidos à radiação solar.

No primeiro caso, estas cargas resultam da incidência da radiação solar (direta, difusa e refletida) na envolvente exterior opaca que é parcialmente absorvida e envolvente exterior transparente ou translúcida que é parcialmente transmitida para o interior dos edifícios. Neste caso, a radiação solar resulta numa carga térmica apos ter sido absorvida por uma superfície interior (paredes, pavimento, teto ou objeto interior do espaço), provocando o seu aquecimento. No segundo caso a radiação solar ao ser absorvida pela superfície terrestre, provoca o seu aquecimento que por só provoca o aquecimento do ar atmosférico.

Não interessa, no entanto, fazer uma separação total entre estes dois tipos de cagas térmicas, já que é a sobreposição dos dois fenómenos que vai provocar a caga existente. Este tipo de cargas é sensível, i.e.., apenas resulta numa variação de temperatura do ar, sem que exista alteração da sua humidade especifica

Devido à diferença de humidade especifica (mais exatamente, devido à diferença de pressão do vapor de água no ar exterior e no ar interior) existem cargas térmicas latentes, i.e., as que se traduzem na variação da humidade especifica do ar sem alteração da sua temperatura. A carga térmica associada à transferência de vapor através da envolvente dos edifícios é muito reduzida, pelo que é normalmente desprezada face as atanes cargas térmicas. No entanto devido à transmissão do ar através do meio poroso que so constitui a parte da envolvente opaca, ocorre o fenómeno de sorpção, o que pode alterar fortemente o valor da condutividade aparente da envolvente (IV-13). Completamente o envelhecimento de algumas matérias isolantes pode conduzir a sensíveis alterações do seu coeficiente global de transmissão de calor (IV-31]. Estes dois petes e são normalmente considerados no cálculo das cargas térmicas, embora possam influenciar sensivelmente o seu valor.

Cargas térmicas interiores

As cargas térmicas interiores dependem essencialmente das condições de funcionamento dos edifícios. Extas cargas térmicas podem ser designadas por ganhos de calor por outras fontes, indicando esta definição genérica que as cargas térmicas não são diretamente ou indiretamente devidas à fonte de calor "Sol".

    A carga térmica através da estrutura interior, é muitas vezes considerada como carga interior. Embora seja uma carga que penetra no espaço a climatizar através da sua fronteira, o facto de ser uma carga devida a paredes, pavimentos e tetos interiores, leva a que, por motivos de linguagem, apareça muitas vezes agrupada com as restantes cargas interiores.

Por motivos idênticos, a carga térmica devido a infiltrações interiores (normalmente através das portas interiores) é também considerada uma carga térmica interior.

   As cargas térmicas devidas ao equipamento auxiliar, embora pudessem ser consideradas como cargas térmicas interiores, são normalmente consideradas num grupo próprio, devida ao facto de só poderem ser calculadas após o dimensionamento do sistema a instalar, o que não ocorre com as restantes cargas térmicas já referidas.

Outras cargas térmicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (276.4 Kb)   docx (193 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com