TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Numeração

Por:   •  11/12/2022  •  Resenha  •  1.804 Palavras (8 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 8

FUTEBOL, UMA EFETIVA PROPOSTA CRÍTICA VENCEDORA

ALEXANDRE GARCIA ALVES

ESCREVER EAMIL

RESUMO: Nesta reflexão pensamos sobre a importância de entender o futebol como um todo em seu contexto sócio-histórico. O objetivo é evidenciar uma compreensão da história, a partir de subsídios teóricos metodológicos para a superação crítica no esporte. Construímos um texto instrucional enfatizando esse entendimento, levando em conta os princípios curriculares que contemplam plenamente as possibilidades sócio cognitivas dos alunos.

Palavra-chave: Futebol, história, proposta crítica vencedora.

INTRODUÇÃO

O futebol é uma expressão cultural que tem forte relação com o povo brasileiro. Essa relação do futebol com o Brasil, quase umbilical, mas histórica, se expressa de muitas formas na realidade: seja de forma casual, como nas famosas partidas de futebol de fim de semana, seja nos bares, seja na conversa, seja na compra de chuteiras. Neymar, ou compre ingressos com passe garantido.

 A questão é que o futebol representa o comportamento, a linguagem e os interesses de muitas pessoas, independentemente da idade ou condição socioeconômica.

Há algumas pesquisas significativas sobre este tópico. De uma perspectiva histórico-cultural, há necessidade de uma pesquisa e compreensão mais profundas de como o esporte se "formou" historicamente e como ele se manifesta na sociedade atual, para determinar o verdadeiro valor associado a essa expressão e benefícios culturais.

Nesse sentido, surge a questão de pesquisa: como tratar a historicidade do futebol em uma proposta teórico-metodológica do Crítico Vencedora? Este estudo tem como objetivo evidenciar a compreensão da história do futebol à luz de propostas teórico metodológicas para a superação crítica no esporte.

Dessa forma, organizamos o texto completo da seguinte forma: Primeiramente, uma breve introdução às sugestões metodológicas e teóricas da superação crítica esportiva. Em seguida, apontaremos temas do futebol que podemos discutir na aula de EF, e então apresentaremos um texto pedagógico sobre a história do futebol.

Metodologia Crítico Vencedora

Para as propostas teóricas da metodologia Crítico-Vencedora, a educação física é entendida como a disciplina que trata dos temas da cultura corporal, manifestada em temas de jogos, ginástica, esportes, dança, luta, etc. Esta proposta baseia-se basicamente na pedagogia histórica crítica desenvolvida por Dermeval Saviani e seus colaboradores, inspirada no materialismo histórico dialético de Karl Marx.

De acordo com Ferreira (1997), a proposta de superação crítica equipara-se à pedagogia histórico-crítica, razão pela qual entende a democratização da escola pública e de sua qualidade de ensino com a socialização historicamente exaustiva da produção, sistematização e acumulação do conhecimento.

Baseia-se na problematização da prática social, colocando dialogicamente (professores, alunos e comunidade) os problemas enfrentados pelos alunos e suas realidades, tornando-os mais capazes de participar consciente e intencionalmente de movimentos sociais de transformação social.

Já Alves (2006), a educação física faz parte da educação e é a base para a formação de cada criança no esforço de superar as contradições existentes em nossa sociedade de desigualdade de classes.

Os fundamentos e princípios do Crítico Vencedor são demonstrados nos escritos da Metodologia do Ensino de Educação Física, formulada por um coletivo de autores¹.

O diagnóstico refere-se a encontrar e ler dados da realidade; o juiz decide o que uma pessoa quer alcançar a partir da ética e da teleologia de classe, ou seja, buscar uma direção. (Coleção do autor, 1992) See More.

Refletir sobre a cultura do corpo, a Dinâmica da Educação Física busca desenvolver a compreensão de mundo dos alunos e, para isso, leva em consideração o que o ser humano vem produzindo ao longo da história.

A proposta propõe elementos de instrução pedagógica, por meio do ensino da cultura corporal, o desenvolvimento da lógica dialética, capacitando os alunos a fazerem esclarecimentos críticos diante da realidade.

¹ O Coletivo de Autores era formado por Carmen Lúcia Soares, Celi Taffarel, Elizabeth Varjal, Lino Castellani Filho, Micheli Ortega Escobar e Valter Bracht. Para esse coletivo, a reflexão docente ocorre por meio de três vertentes: diagnóstica, julgadora e teleológica.

Ensinar futebol a partir de uma perspectiva vencedora

O ensino do futebol na proposta do Crítico Vencedora considera um leque de possibilidades, desde ensiná-lo como prática até refletir sobre ele como forma de espetáculo.

Porém, é importante frisar que não buscamos acabar com gestos técnicos ou estratégicos no futebol, pois negaríamos um elemento da cultura corporal, mas não é o único a ser replicado, mas sim de forma sensata e forma crítica, contextualizando seus acontecimentos, entendo-o a partir de suas múltiplas decisões. (Coleção do autor, 1992)

O papel do professor de educação física é ensinar o futebol por meio da aplicação do conhecimento científico e pensando na compreensão da realidade do aluno.

O Coletivo de Autores (1992, p. 71) descreve os conteúdos/temas a serem abordados no currículo de educação física:

- O futebol enquanto jogo comsuas normas, regras, e exigências físicas, técnicas e táticas;

- O futebol enquanto espetáculo esportivo;

- O futebol enquanto processo de serviço quão se diversifica e gere mercados específicos de atuação
profissional;

- O futebol enquanto jogo vulgarmente praticado;

- O futebol enquanto fenômeno cultural/quão inebria milhões e milhões de pessoas em todo o universo e, em especial, no Brasil.

Acrescentamos a esses a consideração da prática sobre a procedência e produção do futebol, desta sorte quão, a relação, cada hora mais próxima e intensa, deste com a mídia.

Considerando a consideração dos conhecimentos mencionados, destacamos a consideração da historicidade no ensino do futebol.

De tratado com o Coletivo de Autores (1992, p. 71) alusivo ao futebol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com