TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  4/10/2013  •  Tese  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM PEDAGOGIA

MARIA ALECIANA DE OLIVEIRA LIMA

O Trabalho Pedagógico na Educação Infantil

Rolim de Moura - RO

Outubro / 2012

MARIA ALECIANA DE OLIVEIRA LIMA

O TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Educação da criança de 0 a 5 anos, Ludicidade e Educação, Organização e Didática na Educação Infantil, Ensino da Linguagem Oral e Escrita, Ensino e Alfabetização.

Prof. : Rosely Montagnini, Marlizete Steinle Bonafini, Edilaine Vagula, Alexandre Villas Bôas, Raquel Franco.

Rolim de Moura - RO

Outubro / 2012

Introdução

O intuito deste trabalho tem como objetivo principal apresentar vários assuntos relacionados a educação infantil.

A concepção de infância dos dias atuais é bem diferente de alguns séculos atrás. É importante salientar que a visão que se tem da criança é algo historicamente construido, por isso é que se pode perceber os grandes contrastes em relação ao sentimento de infância no decorrer dos tempos. O que hoje pode parecer uma berração, como a indiferença destinada a criança pequena, há séculos atrás era algo absolutamente normal.

A relação entre o cuidar e o educar na educação infantil, onde o professor considera as especificidades das crianças, demonstrando respeito e dedicação aos mesmos.

A importância de planejar e avaliar no trabalho pedagógico do professor, considerando interação e experiência em suas propostas pedagógicas. Identificando através da avaliação as conquistas alcançadas pelas crianças, podendo também verificar se o método de ensino utilizado está sendo adequado para as crianças.

A preocupação dos professores com relação aos métodos de alfabetização, se faz necessário para um ensino produtivo, a partir de tecnicas diferenciadas. Ter um ambiente agradavel também contribui para um aprendizado eficiente para as crianças, tendo um espaço dedicado ao seu cotidiano, com o intuito de suprir as necessidades em seu desenvolvimento.

Compartilhando experiências na roda de conversa através da oralidade, o saber ouvir e o saber se colocar em uma discussão ou conversa, comtemplando os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais nas diferentes áreas do conhecimento.

A presença do lúdico na educação infantil, vai muito além, ele constroi a personalidades, influencia atitudes, revela medos e vivências.

O Trabalho Pedagógico na Educação Infantil

A educação na infância originou-se devido as lutas políticas em vários momentos históricos, tendo como objetivo principal, que a criança pudesse viver a sua infância intensamente como criança.

E com o passar do tempo começou a se preocupar com a educação infantil e seu desenvolvimento.

O grande desafio da modalidade educacional é conhecer as especificidades, limites e necessidades da fase infantil.

A infância dos dias atuais é completamente diferente da infância vivida no passado, as crianças eram consideradas frutos do pecado, nessa época não havia por parte da ciência uma dedicação especifica para a educação, a pedagogia era um ramo da teologia, indicando a doutrina, com o objetivo de fazer com que a criança se tornasse boa.

Hoje as crianças são tratadas de uma forma digna, sendo respeitada como criança, vivendo a infância de uma forma prazerosa e educativa, interagindo com a sociedade expondo os seus conhecimentos e adquirindo novas experiências. Devido a esse contato com culturas diversificadas, a criança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com