TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  10/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.641 Palavras (7 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Que mudanças vocês consideram importantes em relação ao trabalho das professoras de Educação Infantil?

Melhorar a formação docente implica instaurar e fortalecer processos de mudança no interior das instituições formadoras. Para que isso aconteça, não bastam apenas mudanças superficiais. Faz-se necessária uma revisão mais profunda dos diferentes aspectos que interferem na formação inicial dos professores, tais como: a organização institucional, a definição e estruturação dos conteúdos para que respondam às necessidades da atuação do professor, os processos formativos que envolvem aprendizagem e desenvolvimento das competências do professor, a vinculação entre as escolas de formação inicial e os sistemas de ensino.

Várias mudanças importantes foram alcançadas em relação ao trabalho de professores da Educação Infantil, vive-se hoje uma trajetória de debates em busca de uma Educação Infantil de qualidade. Novas concepções em relação à educação foram surgindo, revisões e atualizações nas teorias de desenvolvimento e aprendizagem. É preciso incorporar os novos conhecimentos que surgem em relação às crianças e seu desenvolvimento nas instituições infantis.

Juntamente com essas mudanças surgem os desafios, e situações que ampliam e favorecem o trabalho docente, são diversas as situações encontradas pelos docentes em sua caminhada.

Sabe-se que a formação inicial como preparação profissional tem papel crucial para possibilitar que os professores se apropriem de determinados conhecimentos e possam experimentar, em seu próprio processo de aprendizagem, o desenvolvimento de competências necessárias para atuar nesse cenário. A formação de um profissional de educação tem que estimulá-lo a aprender o tempo todo, a pesquisar e a investir na sua própria formação e a usar sua inteligência, criatividade, sensibilidade e capacidade de interagir com outras pessoas.

Percebe-se que a participação do professor é imprescindível como mediador neste processo, compreende-se que a função do professor vai além dos cuidados, pois ele precisa estimular fisicamente, psicologicamente e cognitivamente a criança com experiências lúdicas e diversificadas, apresentá-las as várias formas de pensar e agir sobre situações diferentes. Para que isso aconteça é essencial que o professor, bem como todos os profissionais envolvidos no trabalho de educação infantil tenham suas práticas fundamentadas em concepções que contribuam para o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil, de modo que a organização da rotina possua objetivos.

O professor precisa trabalhar com projetos, ações que proporcionem as crianças, experiências novas e ricas para conhecer, explorar, imitar e, por fim, se desenvolver.

Acredita-se que quanto maior a diversidade nas atividades propostas, melhor a interação com o meio. Para as crianças é efetivamente importante que essa interação seja bem sucedida, pois servirá como um caminho favorável para um melhor relacionamento com outras crianças e a sociedade, dessa forma ocorrerá uma aprendizagem e, portanto, o desenvolvimento infantil.

Entre as mudanças reconhecidas pela maioria dos profissionais da Educação Infantil se destacam a organização institucional; atualização e aperfeiçoamento dos currículos para que possam atender de forma satisfatória as novas exigências e demandas da realidade escolar e da contemporaneidade na Educação Infantil; cursos de capacitação e formação contínua em relação ao desenvolvimento infantil; condições favoráveis para seu aperfeiçoamento pessoal, educacional e profissional, estimulando os profissionais a aprender, pesquisar e investir na sua própria formação.

O planejamento na Educação Infantil é um momento que possibilita o professor encontrar soluções para obter avanços no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança, para isso deve se adotar atividades contínuas, pois com esse planejamento poderá traçar e alcançar objetivos satisfatórios, além de poder observar e aprender sobre as mudanças necessárias para que o processo se torne ainda mais rico.

Ser professor não constitui uma tarefa simples, ao contrário, é uma tarefa que requer amor e habilidade. O educador não é simplesmente aquele que transmite um tipo de saber para seus alunos, como um simples repassador de conhecimentos. O papel do educador é bem mais amplo, ultrapassa esta mera transmissão de conhecimentos.

No sistema escolar, o professor deve tornar seu saber pedagógico uma alavanca desencadeadora de mudanças, não somente ao nível da escola que é parte integrante, mas também ao nível do sistema social, econômico e político. O professor deve ser uma fonte inesgotável de conhecimentos no cotidiano de sala de aula. Também deve procurar superar as deficiências encontradas e recuperar o real significado do seu papel como professor, no sentido de apropriar-se de um fazer e de um saber fazer adequados ao momento que vive a escola atual.

 Nesse sentido, para ampliação e favorecimento do trabalho docente é necessário que as instâncias responsáveis pela gestão respeitem a legislação vigente, atuando em regime de colaboração mútua. Propicie condições de trabalho necessárias para o desenvolvimento satisfatório de suas funções; espaço adequado que possibilite a realização das atividades, adequando ás funções de educar e cuidar; materiais e equipamentos que ampliem o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, atendendo suas necessidades, tais como, aprendizagem, alimentação, saúde, descanso, interação, conforto, higiene, entre outros.

O diálogo, o envolvimento e a relação de colaboração e apoio mútuo entre familiares e educadores também são fundamentais. O reconhecimento e valorização dos profissionais como peça fundamental para o bem-estar e desenvolvimento das crianças se torna parte importante nesse processo, para que então tais profissionais, possam ter gosto pelo trabalho e vejam nele, um futuro promissor, tanto para os docentes quanto para os discentes.

Uma boa gestão e organização do espaço da instituição, também se torna parte importante, pois somente em um ambiente propício, seja estrutural quanto na parte administrativa, é que poderá fluir realmente um bom e pleno desenvolvimento do aluno. É necessário a conscientização de um todo da instituição e também, políticas envolvidas para que o andamento da educação se dê de boa forma e realmente os educandos se sintam parte desse processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (121.7 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com