TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tese: O TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  Tese  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM PEDAGOGIA

MARIA ALECIANA DE OLIVEIRA LIMA

O Trabalho Pedagógico na Educação Infantil

Rolim de Moura - RO

Outubro / 2012

MARIA ALECIANA DE OLIVEIRA LIMA

O TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Educação da criança de 0 a 5 anos, Ludicidade e Educação, Organização e Didática na Educação Infantil, Ensino da Linguagem Oral e Escrita, Ensino e Alfabetização.

Prof. : Rosely Montagnini, Marlizete Steinle Bonafini, Edilaine Vagula, Alexandre Villas Bôas, Raquel Franco.

Rolim de Moura - RO

Outubro / 2012

Introdução

O intuito deste trabalho tem como objetivo principal apresentar vários assuntos relacionados a educação infantil.

A concepção de infância dos dias atuais é bem diferente de alguns séculos atrás. É importante salientar que a visão que se tem da criança é algo historicamente construido, por isso é que se pode perceber os grandes contrastes em relação ao sentimento de infância no decorrer dos tempos. O que hoje pode parecer uma berração, como a indiferença destinada a criança pequena, há séculos atrás era algo absolutamente normal.

A relação entre o cuidar e o educar na educação infantil, onde o professor considera as especificidades das crianças, demonstrando respeito e dedicação aos mesmos.

A importância de planejar e avaliar no trabalho pedagógico do professor, considerando interação e experiência em suas propostas pedagógicas. Identificando através da avaliação as conquistas alcançadas pelas crianças, podendo também verificar se o método de ensino utilizado está sendo adequado para as crianças.

A preocupação dos professores com relação aos métodos de alfabetização, se faz necessário para um ensino produtivo, a partir de tecnicas diferenciadas. Ter um ambiente agradavel também contribui para um aprendizado eficiente para as crianças, tendo um espaço dedicado ao seu cotidiano, com o intuito de suprir as necessidades em seu desenvolvimento.

Compartilhando experiências na roda de conversa através da oralidade, o saber ouvir e o saber se colocar em uma discussão ou conversa, comtemplando os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais nas diferentes áreas do conhecimento.

A presença do lúdico na educação infantil, vai muito além, ele constroi a personalidades, influencia atitudes, revela medos e vivências.

O Trabalho Pedagógico na Educação Infantil

A educação na infância originou-se devido as lutas políticas em vários momentos históricos, tendo como objetivo principal, que a criança pudesse viver a sua infância intensamente como criança.

E com o passar do tempo começou a se preocupar com a educação infantil e seu desenvolvimento.

O grande desafio da modalidade educacional é conhecer as especificidades, limites e necessidades da fase infantil.

A infância dos dias atuais é completamente diferente da infância vivida no passado, as crianças eram consideradas frutos do pecado, nessa época não havia por parte da ciência uma dedicação especifica para a educação, a pedagogia era um ramo da teologia, indicando a doutrina, com o objetivo de fazer com que a criança se tornasse boa.

Hoje as crianças são tratadas de uma forma digna, sendo respeitada como criança, vivendo a infância de uma forma prazerosa e educativa, interagindo com a sociedade expondo os seus conhecimentos e adquirindo novas experiências. Devido a esse contato com culturas diversificadas, a criança aprende a respeitar o próximo, através dos valores familiares adquiridos através da convivência com os mesmos.

No inicio da Idade Moderna a concepção de criança mudou , antes a criança era vista como um adulto em miniatura, hoje a criança é vista como um ser historico e social, as mães naquela época eram indiferentes com seus filhos, diferente das mães atuais que mostram dedicação quando se tratam dos seus filhos. Nos dias de hoje os profissionais da área da educação tem que ter uma formação adequada para lidar com as crianças.

Essas mudanças originaram-se de novas exigências sociais e econômicas e esta passou a ser valorizada, logo, seu atendimento teve que acompanhar os rumos da história. Assim, a Educação Infantil de uma perspectiva assistencialista transformou-se em uma proposta pedagógica aliada ao cuidar, procurando atender a criança de

uma forma integral, onde suas especificidades ( psicológica, emocional, cognitiva, física, etc.) devem ser respeitadas.

A infância é uma fase merecedora de respeito, cuidados, e de carinho, onde deveriam ser vista como a fase das descobertas, curiosidade, de alegria, de surpresa e muita fantasia.

Nos dias atuais, cada vez mais, a educvação de criança de 0 a 6 anos vem sendo considerada um investimento necessário para o seu desenvolvimento desde os primeiros meses até a idade de ingresso nas séries iniciais. Por isso a importância do planejamentonas vivências diárias desta fase, pois a atitude de projetar um roteiro que leve ao conhecimento, interação e experiência é de suma importância.

A educação infantil é dividida em etapas por faixa etária, por isso é preciso planejar de acordo com o que cada faixa etária necessita, para que não se atropele o desenvolvimento da criança. Temos que refletir para que e para quem vamos planejar, a partir dai vamos ver de que forma concretizar na prática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com