TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tema: Tecnologia 5G

Por:   •  4/7/2022  •  Artigo  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 5

Tema: Tecnologia 5G

O 5G é a quinta geração da tecnologia que possibilita o acesso à internet através de dispositivos móveis, especialmente celulares. A diferença entre uma tecnologia de rede móvel e uma rede Wi-Fi, é que o Wi-Fi utiliza um roteador para decodificar as ondas de sinais recebidas e transferi-las para aparelhos que estejam próximos e conectados. Em contrapartida, a rede móvel funciona através de ondas comuns, como as do rádio e da TV, de forma mais aperfeiçoada diretamente no aparelho em questão. A rede trabalha a partir da distribuição de sinais por pequenas regiões, chamadas “cédulas”. Na teoria, esses sinais propiciam conexão em alta velocidade para mais de um milhão de pessoas por metro quadrado.

O 5G é uma grande novidade no universo tecnológico por trazer diversas melhorias consideráveis para a conexão móvel. O primeiro ponto, é o aumento da velocidade do serviço. É estimado que a velocidade da banda larga alcançada pelo 5G seja até 20 vezes superior que a tecnologia anterior. A velocidade média do 4G é 45 Mps (megabit por segundo), já o 5G tem a proposta de alcançar facilmente 1 Gbs (gigabit por segundo), em até dez vezes menos tempo de resposta que o 4G comumente teria. Em testes realizados na internet, os altos números de velocidade de navegação e download causam surpresa nos usuários, chegando a mais de 1,5 Gbs. Na prática, isso significa baixar um filme inteiro em alta qualidade em minutos; transmissão de vídeo em qualidade 4K; conversar em vídeo chamadas sem travamentos ou imagem pixelada; nunca mais ter que ficar esperando uma página carregar por mais de um segundo.

Porém, as mudanças estão limitadas ao usuário médio. A grande mudança do 5G é a possibilidade de não utilizar apenas as redes móveis no celular, mas em absolutamente todos os aparelhos conectados à internet. O objetivo é que o 5G coloque um fim em todo e qualquer tipo de delay, ou seja, o tempo de demora entre um comando e uma ação. Dessa forma, o uso de carros autônomos, procedimentos médicos feitos à distância, utilização de drones e até mesmo a distribuição de eletricidade será possível por meio da rede de dados. A proposta dessa nova tecnologia é a substituição de serviços de internet por fio e redes Wi-Fi.  E só é possível através da mudança na faixa de frequência, de 3,5 GHz (Gigahertz) para até 26 GHz. A tecnologia 5G necessita de vastas estruturas para funcionar, que vai desde a utilização de cabos de fibra óptica como padrão até data centers.

A questão é polêmica sobre quem poderá utilizar e se estará disponível no Brasil. As operadoras divulgam e oferecem o serviço 5G, mas o leilão que irá decidir os caminhos que a tecnologia terá no Brasil ocorreu em novembro de 2021, porém, a tecnologia só chegará de fato ao Brasil em 2022. Grandes cidades do País já deverão ter acesso à rede até julho de 2022 e, então, a expansão do 5G vai continuar pelo interior, o que não significa que o 3G e o 4G serão esquecidos. O grande foco do Ministério das Comunicações é que todas as cidades com mais de 30 mil habitantes recebam tecnologia 5G até 2028. Entretanto, é possível que operadoras se antecipem e lancem a nova rede antes do prazo, tendo em vista que há interesse comercial com a possibilidade de vender banda larga residencial e conectar máquinas.O que as empresas de internet têm feito até agora é utilizar o 5G DDS (Dynamic Sprectum Share, ou Compartilhamento Dinâmico de Espectro) – que é oferecer o 5G utilizando a estrutura já estabelecida no país para a rede 4G. Este é o motivo para especialistas afirmarem que o 5G DDS ser um “falso 5G”. A vantagem do 5G DDS é que ele necessita de apenas uma atualização no software para funcionar nas antenas das gerações anteriores de redes móveis. A desvantagem é que a velocidade não se compara aos números prometidos pelo 5G. A velocidade se assemelha mais ao 4,5G, velocidade oferecida em algumas operadoras.

Um ponto de atenção seria o possível impasse entre a implementação do 5G e as TVs parabólicas no Brasil. De acordo com os dados do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) publicados no Diário da União, uma das frequências utilizadas pela quinta geração será muito próxima daquela utilizada pelas televisões via satélite. Com a chegada do 5G e a proximidade dos sinais entre os dois formatos, é muito provável que o sinal nas parabólicas seja prejudicado. Por aqui, este formato tornou-se popular devido à sua facilidade e seu baixo custo de instalação, em que necessita somente de uma antena e de um receptor. Entretanto, esta tecnologia é considerada ultrapassada por ainda utilizar conexão via satélite ao invés do receptor digital, com o sinal muito mais fraco do que o padrão atual. As diretrizes tomadas pelo ministério foram de deixar a Anatel tomar a decisão final. As antenas parabólicas poderão ser prejudicadas com a implementação do 5G. A recomendação é que a tecnologia seja substituída pela TV Digital. Mesmo assim, nem todos os celulares conseguirão utilizar as novidades do 5G. A grande maioria dos celulares que são comercializados no Brasil atualmente não suportam a nova tecnologia. E os que suportam, são modelos de alto custo, com preços bem longe dos preços dos aparelhos mais vendidos do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com