TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO DE FELICIDADE NO TRABALHO E PERCEPÇÃO DE PRODUTIVIDADE

Por:   •  17/4/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.821 Palavras (28 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

Curso de Administração - Linha de Formação Marketing

RELAÇÃO DE FELICIDADE NO TRABALHO E PERCEPÇÃO DE PRODUTIVIDADE

RENAN ANGER1 NEUSA MENDEL2

RESUMO

O presente estudo versa sobre felicidade no trabalho e produtividade, onde a felicidade no trabalho é um conjunto de emoções positivas que se repetem com uma determinada frequência no ambiente laboral (VASCONCELOS, 2004) e produtividade é concebida como a entrega com qualidade das atividades desempenhadas nas organizações (MARENCO, 2018). O objetivo desta pesquisa é analisar a relação da felicidade no trabalho e a percepção de produtividade em duas empresas, uma situada em Porto Alegre e a outra na Região Metropolitana, no Estado do Rio Grande do Sul. Ambas as empresas são de pequeno porte, uma do ramo de comunicação e outra de restaurantes. A natureza da pesquisa é de caráter quantitativo, sendo aplicada uma survey para a coleta de dados. O questionário utilizado é composto de três partes, sendo a primeira relacionada ao perfil dos respondentes, a segunda referente à felicidade no trabalho e, a terceira parte, relacionada às afirmativas de produtividade. Em relação à técnica de análise, empregou-se a tabulação eletrônica e a descrição dos dados a partir da caracterização do que é típico nos grupos mediante frequência percentual e média aritmética, bem como a descrição isolada e conjunta das variáveis (GIL, 2008). Em ambas as empresas a relação entre os dois construtos foi verificada, sendo alcançado o objetivo proposto. A dimensão “relacionamento com a liderança” apresentou maior influência para a sensação de bem-estar no trabalho, em contrapartida, “salário e oportunidade de crescimento” e “equilíbrio entre vida pessoal e familiar” ficaram entre os itens que menos estimulam a felicidade no trabalho. No construto produtividade, a dimensão que mais influencia a produtividade é a “colaboração” e a que menos influencia é a “inovação”.

Palavras-chave: Felicidade no trabalho. Produtividade. Psicologia Positiva.

ABSTRACT

The present study discusses about hapiness at work and productivity, where happiness at work is a group of positive emotions that repeat with a certain frequency in the workplace (VASCONCELOS, 2004) and productivity is conceived as the quality delivery of the activities performed in organizations (MARENCO, 2018). The objective of this research is to analyze the relationship of happiness at work and the perception of productivity in two companies, one located in Porto Alegre and the other in the Metropolitan Region of Rio Grande do Sul State. Both companies are

[pic 2]

1        Graduando do Curso de Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. E-mail: renan.anger@edu.pucrs.br.

2        Orientadora: Professora do Curso de Administração de Empresas e Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do sul. E-mail: neusa.mendel@pucrs.br.

small size, one in the communication business and the other in restaurants. The nature of the research is quantitative, being applied a survey for data collection. The questionnaire used is composed of three parts, being the first related to the respondents' profile, the second related to happiness at work and, the third parte, related to productivity statements. In relation the analysis technique, electronic tabulation and data description were used based on the characterization of what is typical in the groups through percentage frequency and arithmetic average, as well as the isolated and combined description of the variables (GIL, 2008). In both companies the relation between the two constructs was verified, being the proposed objective achieved. The “relationship with leadership” dimension had the greatest influence on the feeling of welfare at work, in contrast, “salary and growth opportunity” and “balance between personal life and family” were among the items that least encourage happiness in the work. In the productivity construct, the dimension that most influences productivity is "collaboration" and the least influential is "innovation".

Keywords: Hapiness at work. Productivity. Positive Psicology.

2 INTRODUÇÃO

A atenção para o tema da felicidade no trabalho teve sua origem através da análise e percepção de atitudes indesejadas que faziam com que os colaboradores obtivessem uma baixa produtividade, como por exemplo: falta de engajamento e de senso de pertencimento (LEITE; MAIO, 2016). Leite e Maio (2016) ainda afirmam que, desde então, a pessoa começou a ser considerada como o agente transformador que altera a demanda de trabalho em resultado; e para que possa gerar resultado, ela precisa estar comprometida com a organização. Ou seja, ela precisa estar feliz na organização e na função, a fim de que gere o sentimento e atitude de pertencimento e responsabilidade pelo sucesso organizacional.

Felicidade no trabalho está diretamente associada a melhor produtividade, ao aumento do índice de inovação e ao menor nível de absenteísmo (SALLAS-VALINA; ALEGRE, 2018b). Segundo Singh (2018), funcionários felizes desempenham melhor suas funções e tendem a ajudar os colegas de trabalho em suas atividades. Destaca ainda, que as carreiras destes são de maior sucesso em relação a quem não é feliz no ambiente organizacional.

Dados os vários estudos demonstrando os benefícios da felicidade, este item tem se tornado um alvo a ser alcançado constantemente pelas pessoas (SALAS- VALLINA; ALEGRE, 2018b). Salas-Vallina e Alegre (2018b) agregam que este tema é de interesse também das instituições, pois se estas tiverem preocupações em

implantar processos e programas para a manutenção do bem-estar dos colaboradores, estes responderão com atitudes positivas, o que resultará em melhores resultados financeiros e não financeiros para a organização. Para Álvarez Mateu (2016), um trabalhador feliz produz mais e, concluiu, que essa relação de bem-estar também está ligada à percepção de que o tempo está sendo utilizado corretamente, ou seja, há um maior foco em atingir os objetivos organizacionais.

Foram duas as empresas escolhidas para analisar a relação de Felicidade no Trabalho e Produtividade, uma situada em Porto Alegre e outra na Região Metropolitana, no estado do Rio Grande do Sul. As duas empresas são enquadradas como de pequeno porte. A primeira (esta identificada como “empresa X”), é da área de consultoria de comunicação com ênfase em gestão de mídias, conteúdo, marketing digital e relacionamento, possui um ano e seis meses de fundação e atua no mercado regional. Já a segunda (esta mencionada como “empresa Y”), pertence ao ramo de restaurantes e possui 17 anos de história, sendo um espaço gastronômico tradicional em seu município de atuação. Respectivamente, possuem cinco e treze pessoas em suas equipes de trabalho. A seleção destas duas empresas justifica-se pela abertura das mesmas à pesquisa e pela disposição dos gestores executivos em manter o bem-estar como uma identidade de suas respectivas organizações. A questão de pesquisa que se buscou responder foi: qual é a relação existente entre a felicidade no trabalho e produtividade?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.7 Kb)   pdf (252.3 Kb)   docx (97.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com