TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO GESTOR PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DAS EQUIPES DE TRABALHO

Por:   •  7/5/2021  •  Monografia  •  2.721 Palavras (11 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Maceió

2021


IZADORA ESTELLA MACIEL NUNES[pic 6]

[pic 7]

O PAPEL DO GESTOR PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DAS EQUIPES DE TRABALHO

Projeto apresentado ao Curso de Administração da Instituição Faculdade Pitágoras.

Orientadora: Profª. Aldiceia Primo

Maceió

2021


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

1.1 O PROBLEMA        3

2 OBJETIVOS        4

2.1 OBJETIVO GERAL        4

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        4

3 JUSTIFICATIVA        5

4 MUDANÇAS NA GESTÃO NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E DO TRABALHO        6

4.1 CARACTERÍSTICAS QUE UM GESTOR DEVE OBSERVAR PARA TER UMA EQUIPE DE SUCESSO        7

4.2 O PAPEL DO GESTOR NO DESENVOLVIMENTO DAS EQUIPES, VISANDO O AUMENTO DE PRODUTIVIDADE E MELHORES RESULTADOS ORGANIZACIONAIS        9

5 METODOLOGIA        11

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        12

REFERÊNCIAS        13

1 INTRODUÇÃO

As contínuas transformações no ambiente organizacional, tem feito com que as requisições sobre o setor de recursos humanos se ampliem, procurando uma nova atitude de seus gestores com relação a conexão entre a gestão estratégica e financeira da organização a gestão de recursos humanos.

O gestor precisa de conhecimento para operar com orçamento empresarial, indicadores de desempenho, deixando as funções tradicionalmente praticadas para serem realizadas com a assistência da tecnologia e destacando as energias da gestão em alinhamento estratégico de pessoas e finalidades organizacionais. Com esse novo ponto de vista, o gestor passa a assumir o desempenho do gestor de pessoas, sendo conduzido por políticas determinadas pelo setor de Recursos humanos da empresa.

Este trabalho trata dos papéis desempenhados pelo gestor dentro das organizações e analisou como eles podem ser percebidos pelas comunidades internas e externas às empresas, apresentando as vantagens competitivas que trazem ao serem determinantes na consecução dos resultados organizacionais.

As realidades da nova economia estão pressionando as corporações a desenvolver seu foco, do seu cargo administrativo tradicional, para um cargo estratégica abrangente. Ao passo que a fundamental fonte de produção da economia americana migrou do capital físico para o capital intelectual, os administradores se encontraram sob forte fogo cruzado para comprovar precisamente como eles instituem valor para suas empresas. Mais importante, para eles o desafio versava cada vez mais em operar como parceiro estratégico na gestão do negócio.

1.1 O PROBLEMA

Este estudo fornece subsídios para a compreensão do papel do gestor na dinâmica empresarial e informações aos gestores de pessoas, possibilitando a percepção da atuação de sua área, repensando em determinadas ações e, quando necessário, atuar de forma mais expressiva na organização, diante desses fatos, pergunta-se, como o gestor pode contribuir com sua equipe, para aumentar a produção?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Compreender o papel do gestor na dinâmica empresarial e informações aos gestores de pessoas visando a produtividade e resultados empresariais.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Conceituar as mudanças na gestão no mundo dos negócios e do trabalho;
  2. Explicar as principais características que o gestor observa para ter uma equipe de sucesso;
  3. Definir o papel do gestor no desenvolvimento das equipes, visando o aumento de produtividade e melhores resultados organizacionais.


3 JUSTIFICATIVA

A pesquisa apresentada é desenvolvida a partir do tema o papel do gestor para aumentar a produtividade das equipes de trabalho. Considerando que os gestores nas organizações têm a responsabilidade de atenderem aos mais diversos requisitos, aumentando a carga de atributos que anteriormente se resumia em alcançar os objetivos de atendimento de produção de bens e serviços. A presença do gestor é importante para a eficácia das organizações, para as frequentes turbulências e mudanças do ambiente e para a integridade das instituições, visando assim aumentar a produtividade das equipes de trabalho.

Neste contexto apresentado acima justifica sua importância e fomenta que sejam realizados novos estudos, ampliando a discussão sobre este novo perfil do profissional que está chegando ao mercado de trabalho tem novas perspectivas e uma nova visão do ambiente de trabalho, contudo não tem a experiência comportamental necessária. Os profissionais recém-formados ou mesmo aqueles que já estão posicionados no mercado buscam alternativas paralelas à formação tradicional para desenvolver as habilidades de liderança.

Sendo assim, a importância e justificativa da pesquisa, do ponto de vista acadêmico, se fez, e faz, presente a formação dos futuros profissionais da Administração de empresas, aproximando novas conversas e interpretações sobre o tema. A pesquisa possibilita o desenvolvimento dos estudantes e contribui com informações para a atuação do administrador em sociedade. Um estudo que empenhe esforços objetivando a construção de saberes, com certeza conseguirá contribuir nas reflexões e práticas nas relações sociais e sua performance nas organizações. As discussões que são prováveis acontecer através desta pesquisa impactarão na gestão, tomada de decisão e direcionamento das organizações, consequentemente nas suas relações com a sociedade.


4 MUDANÇAS NA GESTÃO NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E DO TRABALHO

Mudanças significativas estão ocorrendo, dentre as quais destacam-se perceber fusões e aquisições com a finalidade de transformar os processos mais eficazes e eficientes. As empresas estão passando por uma fase de densas transformações tanto no panorama econômico, quanto no político, social, cultural e empresarial. A atmosfera empresarial está vivendo em um período de mudanças e desenvolvimento muito acelerado, acelerado, podendo ser achadas novas oportunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (125.7 Kb)   docx (41.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com