TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O VENENO OU REMÉDIO? Influência na saúde ambiental com a utilização de agrotóxicos e descarte incorreto de medicamentos

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.311 Palavras (14 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS[pic 2]

UNIDADE ACADÊMICA DE PASSOS

Curso de Biomedicina - 2º período

VENENO OU REMÉDIO? A INFLUÊNCIA NA SAÚDE AMBIENTAL COM A UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS E DESCARTE INCORRETO DE MEDICAMENTOS

Disciplina: Projeto Integrador II

Discentes: Carlos Eduardo Rosa Mota,

Gabriel Furquim Domingos, Giovana Flávia Souza Guimarães Medeiros, Isadora Lorrayne Cristina Silva,

Stefany dos Reis.

Docente: Diones Antonio Borges.

Passos - MG 2019

Carlos Eduardo Rosa Mota Gabriel Furquim Domingos

Giovana Flávia Souza Guimarães Medeiros Isadora Lorrayne Cristina Silva

Stefany dos Reis

VENENO OU REMÉDIO?

Influência na saúde ambiental com a utilização de agrotóxicos e descarte incorreto de medicamentos

Trabalho apresentado à UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos como requisito parcial para obtenção da graduação em Biomedicina.

Docente: Diones Antonio Borges

Passos - MG 2019

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo trazer mais conhecimento sobre as doenças que podem ser ocasionadas através do uso de agrotóxicos na agricultura e descarte inapropriado de medicamentos no meio ambiente. Os agrotóxicos são produtos utilizados na agricultura para matar pragas, eliminar doenças e acabar com plantas invasoras que podem prejudicar o desenvolvimento de uma plantação. Apesar dos benefícios para a agricultura, os agrotóxicos são extremamente nocivos para os seres vivos e podem desencadear contaminação e poluição do solo, água e ar, e consequentemente contribuir para que os seres vivos e principalmente o ser humano adoeçam. Os antibióticos são medicamentos utilizados especificamente para a eliminação de bactérias sem danificar as células do corpo humano. Existem diversos tipos de antibióticos diferentes para que haja efeito em todo tipo de bactéria prejudicial ao organismo. Os antibióticos são medicamentos que funcionam exclusivamente em bactérias e não são capazes de eliminar vírus e fungos. O britânico Alexander Fleming, médico microbiologista, foi o descobridor do primeiro antibiótico, a penicilina, em 1928. Um dos inúmeros problemas causados pelo descarte incorreto desses medicamentos pelo esgoto, por exemplo, é de que apenas um quilo de antibiótico pode contaminar até 450 mil litros de água.

Palavras-chave: agrotóxicos, agricultura, medicamentos, antibióticos, doenças, saúde, descarte.

Sumário

  1. Objetivos Gerais        5
  2. Objetivos Específicos        5

2.0 Metodologia        5

3.0 Justificativa        5

4.0 Introdução        6

5.0 Agrotóxicos        7

6.0 Descarte de Medicamentos        10

7.0 Conclusão        13

8.0 Referências Bibliográficas        14

  1. OBJETIVOS GERAIS

Conscientizar a população sobre a gravidade das consequências na saúde dos seres vivos à respeito da utilização dos agrotóxicos na agricultura e do descarte incorreto de antibióticos no meio ambiente, abordado conceito, causas, efeitos e medidas.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Analisar quais doenças podem ser ocasionadas pelos eventos base desta pesquisa.

2.0 METODOLOGIA

Fora realizado um levantamento bibliográfico em sítios eletrônicos de acesso livre e gratuito pelo Google Acadêmico. Além disso, fora realizada uma busca em revistas e jornais científicos utilizando descritores como tais palavras: doenças, agrotóxicos, agricultura, descarte, medicamentos, antibióticos.

3.0 JUSTIFICATIVA

Este assunto foi abordado devido a falta de conscientização da população mediante ao tema apresentado, isto, quando se fala de agrotóxicos ou do descarte de antibióticos.

Os seres vivos estão vulneráveis à poluição nos locais em que residem. Os agravos à saúde da população podem ser consequências da contaminação ambiental, da dispersão ou concentração dos agentes de risco, da exposição da população a estes agentes e das características de suscetibilidade destes

grupos.

4.0 INTRODUÇÃO

Através de questionamentos como de uma análise nas áreas da saúde, ambiental e política dos temas abordados, percebe-se pontos e contrapontos do que está por trás da utilização exacerbada de agrotóxicos na agricultura, do descarte de antibióticos no meio ambiente e quais os reais motivos da política pró-agrotóxicos do atual governo Bolsonaro.

A exposição humana, em especial de crianças e idosos, a poluentes atmosféricos ou fluviais pode provocar impactos à saúde de acordo com a forma de exposição - aguda ou crônica -, o que pode gerar agravamento de doenças pré-existentes e/ou o aumento do número do caso de doenças respiratórias, oculares, cardiovasculares, neurais, entre outras.

O Brasil é campeão no uso de agrotóxicos. Absorve um quinto de toda a produção mundial, gastando mais de US$10 bilhões. O Brasil se posiciona como um dos países menos restritivos no uso de produtos com possibilidade de graves males à saúde. Dos mais de 500 ingrediente liberados no Brasil, um terço é proibido em países de economia mais desenvolvida. Três dos agrotóxicos mais utilizados no Brasil, a atrazina, o acefato e o paraquat, foram proibidos no bloco europeu há mais de 15 anos por serem neurotóxicos e cancerígenos. Em 2019, já foram liberados 211 novos agrotóxicos, alguns dos quais contém 17 substâncias de uso proibido pela União Européia. (EXAME, 2019)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (170.5 Kb)   docx (64.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com