TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Velho e o Mar

Por:   •  2/11/2021  •  Artigo  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

O velho e o mar

Estes tempos eu estava relendo o clássico de Ernest Hemingway e depois de uma conversa com algumas pessoas pensei no quanto ele se assemelha com a nossa caminhada individual rumo ao aprimoramento. Mas não estou falando das conquistas mundanas e sim do crescimento pessoal.

“O velho e o mar” fala disso. Trata daquelas experiências que enfrentamos sem que ninguém testemunhe. Somos só nós mesmos, o silêncio do nosso íntimo com o céu e a natureza como cenário e o mar dos nossos conflitos. E é aí, quando já nos consideramos pescadores relativamente experientes ou “homens velhos”, que aparece um peixe-espada como nunca tínhamos visto em toda a nossa vida. Para piorar, o peixe é maior que o nosso pequeno barco, aquele mundinho que consideramos seguro.

Interessante notar que o velho do livro, ao deparar-se com o peixe gigantesco, já está há um bom tempo sem conseguir pescar nada. É como se exatamente nas épocas que nos são menos favoráveis, vêm as grandes experiências como que para nos arrastar de vez para o fundo do mar.

E exatamente como o protagonista do livro, travamos nossa longa batalha solitária contra o peixe-espada e depois de tanto sofrimento, uns tantos machucados que deixam sempre cicatrizes na alma, vamos arrastando a grande experiência pelo mar para mostrar aos outros que fomos capazes. No trajeto até a costa, os tubarões nos atacam para devorar o peixe que vai preso ao barco e após mais uma peleja, chegamos à praia somente com a cabeça dele como troféu. De toda a nossa terrível batalha sobra uma amostra bem pequena para que as outras pessoas saibam. Elas nos olham com um olhar espantado, mas nunca poderão conceber a exata dimensão de tudo que passamos em nosso íntimo, que é o lugar onde as grandes coisas da vida acontecem.

É por isso que não sou muito afeita a pessoas que fazem cena. Francamente, está cheio de gente por aí que diante de um mínimo acontecimento pessoal faz um teatro monumental. Comparando com o livro, seria montar um grande espetáculo por ter pescado uma sardinha.

Ninguém nunca vai saber das batalhas que travamos sozinhos.

Outro dia eu participava de uma conversa e realmente não lembro com quem. Sei que falavam de grandes perdas. Quando eu me arrisquei a dar uma opinião, alguém disse: Ah! Mas você está sempre sorrindo, não sabe o que é perder alguém na vida ou sofrer realmente.

Juro que fiquei chocada com aquela afirmação, pois já passei por experiências drásticas. Talvez na opinião dessa pessoa eu devesse viver reclamando e lamentando.

Foi exatamente nesta ocasião que o livro de Ernest Hemingway me veio à lembrança, pois contra o meu gigantesco peixe espada eu lutei sozinha, no mar aberto da minha alma, sem que ninguém visse, enquanto para as pessoas à minha volta eu sorria como se tudo fosse igual à sempre. Foi aí que percebi que as pescarias de certas sardinhas alheias são sempre gloriosas, pois vêm acompanhadas de grande alarde.

Concluí então que as pessoas deveriam guardar suas energias e deixar de fazer teatro por conta de problemas menores, pois o encontro de cada um de nós com o grande peixe-espada será longe dos olhos de todos e à deriva.

Que todos tenham uma ótima semana.

"Possa eu estar no barco do capitão que,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com