TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO FILOSÓFICO DO LIVRO: VELHO E O MAR

Trabalho Universitário: CONTEXTO FILOSÓFICO DO LIVRO: VELHO E O MAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  486 Visualizações

A história tem como personagem principal um velho pescador chamado Santiago. Apesar de muito experiente, Santiago se acha em uma maré de azar, tendo ficado quase três meses sem conseguir pescar um peixe.

Em um dia de sorte, Santiago consegue um peixe, de tamanho descomunal O peixe oferece muita resistência, e puxa a canoa de Santiago cada vez mais para o mar alto. Santiago sofre com o sol cegante e abre feridas nas mãos, de tanto lutar com peixe.

Depois de alguns dias, Santiago consegue finalmente matar o peixe e amarrá-lo a sua canoa. Porém, enquanto retornava a costa, sofre constantes ataques de tubarões.

Quando finalmente consegue chegar a praia, o peixe já estava sem carne, só restava seu esqueleto, e Santiago estava sem forças. Os outros pescadores, vendo tamanho peixe, o maior que alguém já havia pescado, o respeitam e o ajudam.

Em um contexto filosófico o livro representa a incessante busca do velho, a insistência e sua perseverança, descontentamento, e desilusão, o que nos remete pensar que às vezes insistir por algo sem precedentes e sem seu conhecimento pode ser algo decepcionante, mas ao mesmo tempo pode trazer certo prazer e maior orgulho de si mesmo, diante o tempo que o velho passou lutando contra o peixe, pode refletir sobre sua vida e pensar melhor, vendo que estava sendo derrotado por um peixe sem poder fazer nada, o que nos leva ao ponto principal de que o homem pode ser até destruído, mas nunca derrotado.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com