TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Violão e o Samba

Por:   •  10/5/2015  •  Ensaio  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

O Violão e o Samba

Diversos estilos musicais valorizaram o violão, o samba é o principal deles.

O samba como gênero é uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, onde nasceu e se desenvolveu entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. A composição “Pelo telefone”, a primeira a ser gravada em disco, é considerado o primeiro samba e também a primeira composição a alcançar sucesso com a marca do samba, contribuindo para a divulgação e popularização do gênero que inicialmente esteve ligado ao carnaval adquirindo depois, um lugar próprio no mercado musical.

Tradicionalmente, o samba é tocado por instrumentos de corda, sendo o violão um deles, e variados instrumentos de percussão, depois passaram a ser utilizados também instrumentos como trombones, trompetes, flauta e clarinetes.

Levou anos para que o violão no samba chegasse ao nível que podemos ver hoje. Vários artistas surgiram com novas técnicas e sonoridades com estilos diversificados, contribuindo para o surgimento de muitas variações do samba, como o samba de gafieira, o samba enredo, o samba canção, entre outros.

Alguns dos principais músicos, que tinham o violão como instrumento, contribuíram com técnicas que enriqueceram a história do samba, como Cartola, um dos principais representantes do samba-canção, João Gilberto, considerado criador da bossa nova, e João Bosco, com sua técnica e precisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com