TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ciclo PDCA

Tese: O ciclo PDCA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Tese  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 4

Metodologia do PDCA

Figura 6 – Ciclo do PDCA

Fonte: (Adaptado de Ishikawa 1986).

Um dos métodos mais conhecidos e utilizados no gerenciamento de melhorias contínuas em organizações é o PDCA, foi criado no inicio da década de 50, pelo estatístico e consultor norte-americano, Edward Deming.

A Magic Cargo Express utiliza o ciclo do PDCA como uma metodologia, que tem como função básica auxiliar no diagnóstico e análise de problemas organizacionais, sendo extremamente útil para a tomada de decisões e soluções de eventuais falhas na organização. Garante o alcance das metas necessárias à sobrevivência da empresa.

A tarefa Administração é interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação empresarial através de planejamento, de organização, de direção e de controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos. Para tanto, a Administração precisa mapear o ambiente externo e dar condições de eficiência à tecnologia utilizada através de estratégia empresarial, integrando os recursos e os esforços em todas as áreas e níveis da empresa. Basicamente, a Administração interpreta os objetivos traduzindo-os em esquemas de planejamento, de organização, de direção e de controle de ação empresarial necessária para alcançá-los da maneira mais apropriada. (CHIAVENATO, 1994, p.3).

Segundo ISHIKAWA (1989, 1993) e CAMPOS (1992, 1994) o ciclo do PDCA (Plan, Do, Check, Action) é composto das seguintes etapas:

• Planejar (P)

Essa etapa consiste em estabelecer metas e estabelecer o método para alcançar os resultados propostos.

• Executar (D)

Executar as tarefas exatamente como foi previsto na etapa de planejamento e coletar dados que serão utilizados na próxima etapa de verificação do processo. Na etapa de execução são essenciais educação e treinamento no trabalho.

• Verificar (C)

A partir dos dados coletados na execução comparar o resultado alcançado com a meta planejada.

• Agir (A)

Etapa que consiste em atuar no processo em função dos resultados obtidos, adotando como padrão o plano proposto, caso a meta tenha sido atingida ou agindo sobre as causas do não atingimento da meta, caso o plano não tenha sido efetivo.

Estrutura de Gestão da Magic Cargo Express utilizando o método do PDCA:

Lean Manufacturing

A empresa adotou em seu modelo de gestão a implementação do “Lean Manufacturing” traduzível como manufatura enxuta ou manufatura esbelta (sem gorduras), que é uma filosofia de gestão focada na redução dos sete desperdícios (superprodução, retrabalho ou correção, superprocessamento, inventário, movimentação de materiais, movimentação do operador e espera). Tendo como objetivo eliminar esses desperdícios, assim atingindo a melhor qualidade e diminuir o custo de produção na empresa.

Resultados que são esperados na Magic Cargo Express, com a implantação do Lean Manufacturing:

• Redução de inventário;

• Melhor nível de atendimento ao cliente;

• Melhor programação da fábrica nos processos de gargalos;

• Ganho de espaço físico;

• Redução de custos;

• Flexibilidade de volume: prestar serviços com eficiência independente do volume;

• Melhor conhecimento do processo de serviços prestados e de todas as informações envolvidas no processo;

• Melhoria da qualidade do processo.

Norma NBR/ISO 9001:2000

Além da estrutura de gestão baseada no ciclo do PDCA e no Lean Manufacturing, a Magic Cargo Express, sempre foi reconhecida pela alta qualidade de seus serviços prestados, tendo adotado a NORMA NBR/ISO 9001:2000.

Sendo mais um passo importante rumo a excelência e ao compromisso com a Qualidade Total, Necessidades dos Clientes, Acionistas, Funcionários, Sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com