TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de cluster industrial

Resenha: O conceito de cluster industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  Resenha  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

O conceito de Cluster Industrial geralmente é associado a um conjunto de organizações (empresas) e instituições concentradas que estabelecem entre si relações verticais – compreendendo diferentes estágios de determinada cadeia produtiva – e horizontais – envolvendo a transição de fatores, competências e informações entre agentes do conhecimento e similares; gerando impactos produtivos e tecnológicos em um determinado local e/ou região.

Em termo da sua característica interna, os clusters geralmente incluem empresas interdependentes, ou seja, uma depende da outra e partilham informações entre si (incluindo fornecedores especializados), agentes produtores do conhecimento (universidades, institutos de pesquisa, empresas de consultoria, etc.), instituições (consórcios, incubadoras, etc.) e consumidores, os quais se desenvolvem através de uma cadeia produtiva espacial e setorialmente localizada.

A integração mútua (troca de fatores) propicia grandes vantagens competitivas ao nível industrial para uma determinada região, na qual permite explorar economias da região e outros tipos de externalidades indutoras ocasionando um maior nível de eficiência econômica.

O conceito de clusters industriais vem despertando um grande interesse nas organizações em função das mudanças observadas na dinâmica concorrencial de mercados crescentemente “globalizados”, cuja integração, eficiência técnico-produtiva e a capacidade inovadora dos agentes adquire especial importância.

Em um processo competitivo cada vez mais acirrado para se obter ganhos, as organizações vêm se tornando dependentes em relação a ativos e competências complementares estagnadas por outros agentes das quais se articulam. Assim sendo, essa cooperação proporcionada pela combinação de competências complementares vem se convertendo em fator crucial para o aumento da competitividade dos agentes.

Marshall

Historicamente os benefícios da aglomeração de produtores, em termos de processos de concorrência capitalista, foram inicialmente apontadas por Marshall (1920), a partir da experiência dos distritos industriais da Inglaterra no século XIX.

Depois de Marshall, vários autores procuraram recuperar os principais componentes/elementos que justificavam as vantagens competitivas das estruturas geográficas e setorialmente concentradas.

Grande parte dos autores desfruta do trabalho precursor de Marshall para se basear na análise das economias externas que são obtidas pelas empresas participantes do processo.

Marshall foi o precursor em observar que a presença concentrada de firmas em uma mesma região pode gerar ao conjunto dos produtores vantagens competitivas que não seriam obtidas se estivessem atuando de forma isolada. Em razão da existência dessas externalidades positivas, os produtores locais teriam de apresentar uma performance superior, já que algumas vantagens são específicas ao âmbito local.

Michael Porter

Michael Porter apresenta clusters como: concentrações geográficas de companhias e instituições interligadas num setor específico. Os clusters abrangem uma série de empresas e outras entidades importantes para a competição, incluindo, por exemplo, fornecedores de insumos sofisticados (input), tais como, componentes, maquinário,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com