TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EPIDEMIOLOGIA - (CONCEITO, EVOLUÇÃO E APLICAÇÃO DA EPIDEMIOLOGIA)

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 4

\ETAPA 1 - EPIDEMIOLOGIA - (CONCEITO, EVOLUÇÃO E APLICAÇÃO DA EPIDEMIOLOGIA)

Conceito

A Epidemiologia é o estudo da frequência, da distribuição e dos determinantes dos problemas de saúde em populações humanas, bem como a aplicação desses estudos no controle dos eventos relacionados com saúde. É a principal ciência de informação de saúde, sendo a ciência básica para a saúde coletiva. Tem como objetivo responder onde, quando e sobre quem ocorre determinado problema de saúde, fornecendo elementos importantes para se decidir quais medidas de prevenção e controle são mais indicadas, além de avaliar se as estratégias utilizadas diminuíram ou controlaram a ocorrência de determinada doença.

Evolução

A evolução da epidemiologia e a sua relação deram a conclusão de que a patologia segue através do clima da região, a água e até a situação de um lugar podem ser a favor dos estudos e pesquisas do médico para a avaliação da saúde da população. Atualmente esses levantamentos já apontam o conceito da Epidemiologia que atuam no ambiente e o hospedeiro. Na obra “Tratado do prognóstico e aforismos”, diz que o médico poderia descrever a evoluções de doenças mediante aos levantamentos de casos referente aos mesmo sintomas associando a uma determinada patologia. Essa teoria foi proposta pelo pai da medicina chamado Hipócrates, na qual foi preservado e passado aos posteriores como Galeno, que acreditava que as doenças estavam relacionadas a determinado órgãos.

Aplicações da Epidemiologia

Informar a situação de saúde da população: Determinar as frequências, o estudo da distribuição dos eventos e o diagnóstico consequente dos principais problemas de saúde verificados, identificando também as partes da população que foram afetadas, em maior ou menor proporção;

Investigar os fatores determinantes da situação de saúde: Realizar estudo científico das determinantes do aparecimento e manutenção dos danos à saúde na

Avaliar o impacto das ações para alterar a situação encontrada: Determinar a população utilidade e a segurança das ações isoladas dos programas de serviço de saúde.

ETAPA 1 - CONCEITOS EPIDÊMICOS (ENDEMIA, EPIDEMIA, SURTO E PANDEMIA)

Endemia

A endemia é uma doença infectocontagiosa que ocorre de forma regular e em uma determinada região. A endemia não se espalha ou atinge outras comunidades, ela é de causa loca. Um exemplo da endemia é a dengue, pois ocorre apenas nos locais onde existe o mosquito transmissor.

Epidemia

A epidemia é uma forma de manifestação de doença infectocontagiosa que ocorre dentro de um período e em determinada região ou país, por causa de mutações do agente biológico, aliadas as más condições de higiene e semelhança de sintomas. No caso de epidemia, a doença se inicia pela mutação de um agente ou o aparecimento de um novo transmissor e se espalha rapidamente com inúmeros casos, um exemplo de epidemia é a doença aviaria.

Surto

É uma crise repentina de uma doença que já era conhecida e teoricamente controlada. um exemplo de surto é o Ebola.

Pandemia

A Pandemia é uma epidemia que se propaga de forma desequilibrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com