TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito eo impacto da inovação para as organizações

Projeto de pesquisa: O conceito eo impacto da inovação para as organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.536 Palavras (11 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 11

CAPÍTULO 2 – INOVAÇÃO

1. Introdução

2. Conceito e Efeito da Inovação para as Organizações

3. Conclusão

Assim como a criatividade, mas um pouco menos controversa a inovação tem várias definições, e todas elas ligadas à área de negócios. A inovação pode ser pessoal, em grupo, isto é, um processo social, mas com destino a desenvolver novos produtos ou mesmo processos de produção. Vamos ver algumas delas:

Introdução de alguma coisa nova. Nova idéia, método ou dispositivo. Obviamente a idéia de introduzir algo novo é vital para que se dê a inovação, mas que pode ser inédito ou não. O dicionário, quando se refere à inovação coloca que é o ato ou efeito de inovar ou de renovação.

“Aqueles que inovam ficam em posição de vantagem em relação aos demais.”

A inovação tem a capacidade de agregar valor aos produtos de uma empresa, diferenciando-a, ainda que momentaneamente, no ambiente competitivo. Ela é ainda mais importante em mercados com alto nível de competição e cujos produtos são praticamente equivalentes entre os ofertantes. Aqueles que inovam neste contexto, seja de forma incremental ou radical, de produto, processo ou modelo de negócio, ficam em posição de vantagem em relação aos demais.

As inovações são importantes porque permitem que as empresas acessem novos mercados, aumentem suas receitas, realizem novas parcerias, adquiram novos conhecimentos e aumentem o valor de suas marcas.

Obviamente, os benefícios da inovação não se limitam às empresas. Para os países e regiões, as inovações possibilitam o aumento do nível de emprego e renda, além do acesso ao mundo globalizado. As inovações oferecem novos produtos, que passam a contar com mais benefícios dos produtos oferecidos.

“As empresas são o centro da inovação. É por meio delas que as tecnologias, invenções, produtos, enfim, idéias, chegam ao mercado.”

As grandes maiorias das grandes empresas possuem áreas inteiras dedicadas à inovação, com laboratórios de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que contam com diversos pesquisadores. Apesar deste papel central exercido pelas empresas, a interação entre parceiros é fundamental. Sem ela, as inovações são dificultadas.

Esses parceiros têm diversas funções, desde a realização externa de pesquisa e de desenvolvimento de produtos e processos, até a aplicação de investimentos ou subsídios, passando por desenvolvimento de prototipação, de pesquisa de mercado e de escalonamento de produção.

Dessa forma, um conjunto de instituições forma o que conhecemos como sistema de inovação: universidades, centros de pesquisa, agências de fomento, investidores, governo e empresas com seus clientes, fornecedores, concorrentes ou outros parceiros.

Uma tendência que está se tornando cada vez mais forte é um modelo inovação aberto (ou open innovation), onde as empresas vão buscar fora de seus centros de P&D idéias e projetos que podem ajudá-las a agregar diferenciais competitivos.

Apresentamos a seguir, alguns Conceitos e Efeitos de Inovação, conforme pesquisa realizada na Fundação Nacional do Índio, Órgão Público Federal vinculado ao Ministério da Justiça.

 “É buscar algo novo, buscar novidades. A Inovação pode significar melhor desenvolvimento para a empresa e até mesmo para os empregados. Inovar traz sempre mais motivação para todos. Inovar também para a empresa é bom, pois acompanha a evolução do mundo, que busca sempre o novo.” (Diana Lopes dos Santos, 16 Anos).

 “É a propriedade que consiste em promover mudanças, seja em qualquer esfera: política, organizacional, institucional. Trata-se da procura por novos objetivos ou alternativas buscando otimizar os resultados que se queira obter. A inovação pode promover mudanças em diferentes graus, mas se faz presente em todos os setores de uma organização/empresa, por exemplo: A diretoria de determinada empresa pode tomar a decisão de contratar novos funcionários, que saibam operar novos equipamentos adquiridos. Neste caso a área de recursos humanos terá de trabalhar para a seleção dos novos funcionários e para a sua capacitação, a gestão da empresa terá que trabalhar em projetos para uma maior eficiência na utilização dos novos equipamentos. A área de finanças terá que regular os novos gastos com salários, energia, manutenção. Enfim, a inovação afeta a organização como um todo.” (Charles, 21 Anos).

 “Não necessariamente consiste em criar algo original ou partir do zero, tem a ver com recriar, apresentar algo novo ao que já existia. Inovar um serviço seria apresentar algo novo ao processo que já era realizado antes, mas desta vez de maneira mais acertiva, para obter melhores resultados. A inovação no ambiente organizacional permite a otimização dos recursos humanos e matérias da empresa, evitando que haja desperdício de habilidades e competências.” (Rafaela Neves Rocha, 28 Anos).

 “Inovar é tornar algo ou alguma coisa que precisa renovar. Para que o efeito da Inovação seja bem visto e fique sempre em alta é necessário a empresa ter o que é mais importante: a organização.” (Cristina Luzia, 17 Anos).

 “Levando-se em consideração a própria estrutura da palavra, é tornar algo novo por meios de melhorias, reestruturações e adequações de uma nova forma de se pensar e criar soluções para problemas antigos. A empresa consegue dar mais passos em direção à concretização de sua missão, visão e valores, se reestruturando sempre.” (Ana Carolina Aleixo Lima, 25 Anos).

 “É uma forma de transformação para o melhor, sendo uma novidade, algo que vem melhorar nossas vidas. O efeito da inovação seria uma qualidade, rendimento para o desenvolvimento da empresa, uma melhora para toda a organização, com isso satisfazendo clientes, empregados e donos e trazendo ‘riqueza’ e qualidade de vida para todos.” (Maristela Pereira, 22 Anos).

 “É fazer mais com menos. É também o processo que inclui as atividades técnicas, concepção, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização de novos ou melhorados produtos. O efeito é o desenvolvimento de novos modelos organizacional ou de gestão, na organização do trabalho ou em suas relações externas.” (Carmén Lúcia Reinaldo da Silveira de Medeiros, 50 Anos).

 “Inovação quando introduzimos algo novo, mudança nos costumes, seja por meio de leis, normas, orientação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com