TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O jogo de construção de conhecimento - aprendizagem

Por:   •  3/11/2014  •  Seminário  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

O jogo na construção do conhecimento – aprendizagem

Quais os diferentes tipos de jogos, seus objetivos e o que favorecem na aprendizagem¿

O lúdico, aspecto torna-se importante instrumento dentro do método de aprendizagem, especialmente para as crianças, pois elas convivem num universo de encantamento, Para Vygotsky (1991) a brincadeira aparece da necessidade de um desejo frustrado pela realidade fantasia e sonhos onde o faz de conta e a realidade se mistura, e o brincar é um comportamento que percorre séculos e independente da cultura ou classe social, faz parte da vida do ser humano onde todos consequentemente se divertem, aprendem, socializam, comunicam, trocam experiências, desafiam uns aos outros e se interagem. Porém o lúdico não é só ato de brincar, engloba o ler, adere também a literatura como forma natural de descoberta e inclusão dentro da realidade de mundo.

Porém notamos que alguns educadores têm dificuldade em compreender a importância da ludicidade no método de ensino e aprendizagem. Contudo profissionais da educação envolvidos com a qualidade de sua pratica pedagógica, distinguem a importância do lúdico como instrumento usado para

o desenvolvimento social, intelectual e emocional de seus alunos. Contudo para compreender a natureza da ludicidade é indispensável compreender que ele envolve os jogos, os brinquedos e as brincadeiras.

E assim compreendemos que o brincar é uma atividade que promove o desenvolvimento físico, cognitivo, psicológico, instiga o desenvolvimento intelectual, facilitando a aprendizagem.

A brincadeira é a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras, Vygotsky (1991) afirma que a brincadeira, mesmo sendo livre e não estruturada, ela possui regras.

Então vemos que a brincadeira trata-se das atividades principais da infância. Concluímos que estes fatos não se dão apenas pela frequência de uso que as crianças fazem do brincar, mas principalmente pela influência que esta exerce no desenvolvimento infantil. Vygotsky (1991) ressalta que a brincadeira institui as zonas de desenvolvimento proximal e elas proporcionam avanços qualitativos no desenvolvimento e na aprendizagem infantil. Para este autor a brincadeira é o caminho de trajetória para níveis mais altos de desenvolvimento cultural.

Através da brincadeira a criança, até mesmo sem a intenção, passa a estimula uma série de aspectos que cooperam tanto para o seu desenvolvimento individual, quanto para o social. Inicialmente a brincadeira desenvolve os aspectos físicos e sensoriais. Do brincar no desenvolvimento infantil, acrescentam que o brinquedo proporciona a exteriorização de medos e angústias e atua como uma válvula de escape para as emoções.

Os jogos sensoriais, de exercício e as atividades físicas que são solicitadas pelas brincadeiras ajudam as crianças a somar os aspectos indicativos à percepção, habilidades motoras, força, resistência e o desenvolvimento emocional e da personalidade da criança, além do prazer, as crianças também podem, pela brincadeira, manifestar a agressividade, dominar a angústia, aumentar as conhecimentos e estabelecer contatos sociais, dentro do desenvolvimento infantil de brincar, o brinquedo harmoniza a exteriorização de medos e angústias e atua como uma válvula de escape para todas estas emoções que na maioria das vezes as crianças não conseguem compreender seus sentimentos e sensações. A finalidade das atividades lúdicas na Educação Infantil é o desenvolvimento das áreas psicomotoras, perceptivas, de atenção, raciocínio e estimulação para o contato com os objetos.

OS TIPOS DE JOGOS

Jogos de exercício sensório-motor

O fato de jogar é uma atividade natural no ser humano. Primeiramente trata-se de atividade lúdica surge com uma série de exercícios motores simples. Tem como finalidade o prazer do funcionamento, Estes exercícios sucedem em repetição de gestos e movimentos simples como agitar os braços,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com