TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Ludicos Na Aprendizagem

Casos: Jogos Ludicos Na Aprendizagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  1.740 Palavras (7 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 7

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS

PARA A APRENDIZAGEM

A criança para ter um desenvolvimento pleno, completo, sadio, necessita que lhe ofereçam condições adequadas, dando a ela a oportunidade de brincar e aprender. Do ponto de vista da criança, as brincadeiras e jogos, promovem o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, social e moral, auxiliando-a na percepção do que está acontecendo consigo a fim de que possa liberar seus temores, frustrações, raiva e ansiedade. As brincadeiras ajudam também a criança manifestar seus sentimentos e pensamentos, promovendo satisfação, divertimento e espontaneidade. Assim, este estudo analisou a importância dos jogos e atividades lúdicas para a alfabetização e aprendizagem infantil. Concluiu-se que o brinquedo pode ser a porta de entrada para se conhecer a subjetividade da criança, auxiliando em sua alfabetização e aprendizagem.

Palavras-chave: Desenvolvimento infantil; Aprendizagem; Atividades lúdicas

INTRODUÇÃO

O brinquedo realiza um diálogo entre a criança e o contexto cultural, portanto, ele representa as expectativas e as formações imaginárias que a sociedade tem desta, o que lhe confere um valor simbólico ou, em outras palavras, que o transforma num meio sobre o qual os valores e crenças culturais de uma dada formação social podem ser transmitidos às crianças.

A criança para ter um desenvolvimento pleno, completo, sadio, necessita que lhe ofereçam condições adequadas, dando a ela a oportunidade de brincar e aprender.

Hoje, observa-se muitos embates entre orientações teóricas acerca do desenvolvimento infantil. Linhas que se guiam por Piaget (1973), Vygotsky (1989), Wallon; outras inspiradas pelos psicanalistas, pela pedagogia de Freinet ou ainda as adotadas pelas escolas Waldorf, dentre outras, apresentam diferentes argumentos, enquanto explicação da aprendizagem e do desenvolvimento.

Do ponto de vista da criança, as brincadeiras e jogos, promovem o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, social e moral, auxiliando-a na percepção do que está acontecendo consigo a fim de que possa liberar seus temores, frustrações, raiva e ansiedade. As brincadeiras ajudam também a criança manifestar seus sentimentos e pensamentos, promovendo satisfação, divertimento e espontaneidade.

Feitas estas considerações iniciais, este estudo analisou a importância dos jogos e atividades lúdicas para a alfabetização e aprendizagem infantil. No caso da infância, o desenvolvimento deve ser visto com atenção porque é o alicerce para o restante da vida. Assim, podemos dizer que o desenvolvimento infantil é um “processo vital que engloba crescimento, maturação e aprendizagem.

A brincadeira é um processo de relações inter individuais, portanto de cultura, e que a brincadeira pressupõe uma aprendizagem social. É, então, por meio das brincadeiras que a criança representa o discurso externo e o interioriza, construindo seu próprio pensamento.

Vygotsky e Piaget apontam que nessa faixa etária a atividade de desenvolvimento privilegiada é o brincar. Para Vigotsky (1989), o brincar é uma grande fonte de desenvolvimento; a ação numa situação imaginária, as intenções voluntárias e o estabelecimento de planos na vida real, tudo aparece nas brincadeiras, que se constituem para os pré-escolares como atividades que irão fazer avançar seu desenvolvimento.

Vygotsky (1989), em sua obra A Formação Social da Mente, mostra que, brincando, a criança aprende sobre si mesma, sobre os outros; sobre o papel que as pessoas desempenham no grupo e a forma como as coisas se organiza:

No brinquedo, a criança sempre se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além de seu comportamento diário; no brinquedo é como se ela fosse maior do que é na realidade. Como no foco de uma lente de aumento, o brinquedo contém todas as tendências do desenvolvimento sob forma condensada, sendo ele mesmo, uma grande fonte de desenvolvimento.

O jogo e a brincadeira levam a criança ao entendimento das regras constituídas pelo grupo, bem como à elaboração de hipóteses sobre o conhecimento, desenvolvendo a capacidade de entender diferentes pontos de vista.

Vygotsky (1989) considera que a construção das funções psicológicas superiores, características da pessoa, ocorre ao longo da vida na interação que ela estabelece com diferentes parceiros. Para ele o sujeito não é ativo nem passivo: é interativo. A criança faz uso das interações sociais como formas de ter acesso a informações: aprendem a regra do jogo, por exemplo, através dos outros e não como o resultado de um engajamento individual na solução de problemas. Desta maneira, a criança aprende a regular seu comportamento pelas reações que ela provoca em outras pessoas, quer elas pareçam agradáveis ou não.

Para Vygotsky (1989) o brinquedo cria uma Zona de Desenvolvimento Proximal na criança. Retomando sua afirmação, a apropriação do conhecimento se dá através da transformação que ocorre nas zonas de desenvolvimento da criança: a real e a proximal, ou seja, entre as aquisições consolidadas e aquelas que são atingidas com o auxílio de outras pessoas mais experientes.

A noção de “zona proximal de desenvolvimento” serve ao professor para identificar capacidades, necessidades e aptidões da criança e compreender como ela pode utilizar essas capacidades para avançar no aprendizado. Portanto, na visão sócio-histórica de Vygotsky, a brincadeira é uma atividade específica da infância, em que a criança recria a realidade usando sistemas simbólicos.

Assim como Vygotsky, Jerome Brunner (1986) também enfatiza o brincar e relaciona a cultura ao desenvolvimento cognitivo. Brunner coloca o brincar como uma maneira de resolução de problemas, dado que uma extensa exposição da criança a oportunidades de escolhas e de exploração é fundamental para o uso de ferramentas. A exploração e solução de problemas, dentro de um contexto lúdico conduzem a uma concepção de aprendizagem em que a mediação do adulto estimula a criatividade e dá opções à criança, contribuindo para o desenvolvimento intelectual.

Através do brincar a criança se torna apta para a vida socializada; o brincar constitui-se em um sistema que integra à vida social; traduz valores, formas de pensamento e ensinamentos. É caracterizado pelo seu modo de ser transmitido de uma geração à outra, como aprendido na relação de uma criança com outras (na rua, na escola, etc.), incorporado de forma espontânea, sendo seu objetivo os conteúdos básicos da brincadeira.

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com