TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O lúdico Na Educação Infantil

Artigo: O lúdico Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  3.244 Palavras (13 Páginas)  •  916 Visualizações

Página 1 de 13

FACE- FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS

CURSO DE PEDAGOGIA

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CARLA RIBEIRO

Curaçá- Bahia,

2013.

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA FORMAÇÃO INFANTIL

CARLA RIBEIRO

Orientador:

ADELMÁRIO VITAL MATOS

Curaçá-Bahia

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------------- 03

LUDICIDADE E EDUCAÇÃO ------------------------------------------------------------- 05

PROBLEMATIZAÇÃO ---------------------------------------------------------------------- 06

A IMPORTANCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL ------------- 07

OBJETIVOS ----------------------------------------------------------------------------------- 08

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ---------------------------------------------------------- 09

CRONOGRAMA ----------------------------------------------------------------------------- 15

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ---------------------------------------------------- 16

INTRODUÇÃO

Vários estudiosos afirmam a importância da ludicidade na construção de saberes e da aquisição de habilidade motoras. O lúdico faz parte da ação humana e caracteriza-se por ser espontâneo, por está presente em todas as situações e faixas etárias do sujeito, o sentido da palavra deixa de ser apenas o jogo comum para entrar no jogo das possibilidades, das emoções, da interação, do construir e da percepção. Considerando que a ludicidade traz consigo o prazer no conhecimento é importante que as ações do professor dentro do contexto escolar se revele assertivo equilibrando a busca de resultados na brincadeira, e como a criança percebe esses jogos.

O ato de brincar surgiu provavelmente com a primeira pessoa que surgiu no mundo, assim é impossível saber como surgiu a primeira brincadeira, o primeiro jogo, a primeira atividade lúdica, historiadores relatam quando surgiram os primeiros brinquedos industrializados, no entanto, nos primórdios estes eram construídos e imaginados pelas crianças em todas as nações do planeta, assim chifres de animais, ossos, pedras e diversos outros materiais foram utilizados como brinquedos e a imaginação podia fluir livremente, imaginando guerra entre animais, enfim situações cotidianas que as crianças exteriorizavam através do ato de brincar.

Uma prática educativa lúdica permite as crianças e aos educadores a viver criativamente, de forma mais dinâmica, experimentadas de forma prazerosa e com mais facilidade para o estado de clareza na busca de melhores soluções para o nosso cotidiano. Dentro da ação lúdica, dessa visão integrada que se apresenta a ludicidade, requer do educador a atitude de buscar incluir e transcender o nível de consciência predominante nas crianças dentro do processo educativo, primeiro aceitar a unidade na diversidade, assim o educador precisa está ciente das potencialidades que tem em mãos, com o papel de potencializar as qualidades, melhorar os defeitos e ser mediador no processo de aceitação de vivência comum.

Através da brincadeira a criança vai ensaiando o que será na idade adulta, ai nesta fase surgem as regras, as normas, dificuldades, superação, e assim vai se moldando a identidade que em breve estará apta para descobrir os novos jogos na vida adulta, enquanto criança o desejo de brincar não leva muito em conta as regras que se colocarão quando adulto.

A ludicidade está impregnada de simbologias, Jung diz que uma palavra ou uma imagem é simbólica quando implica alguma coisa além do seu significado, manifesto e imediato. Quando admite-se a simbologia além do real e além do divino, descobrimos o caos e podemos contemplar esse caos como transformação de algo que era passivo, quase inerte para o movimento e a não necessidade de percorrer caminhos que já são velhos conhecidos nossos.

No campo das emoções a ludicidade instiga a criança a reconhecer e relacionar-se melhor com elas, através dos jogos e das brincadeiras as crianças expressam seus sentimentos, sejam eles de raiva, desagrado, afeto, enfim dão vazão para que estes sentimentos possam ser melhor trabalhados e entendidos no espaço escolar ou até mesmo dentro ao âmbito familiar.

As cantigas de rodas, os jogos, as brincadeiras no geral que se abra discussão sobre os mais variados temas, sejam eles políticos, pedagógicos, afetivos, a banalização da violência, dentre outros aspectos que podem ser trabalhados a partir da vivência da ludicidade em sala de aula.

Importante ressaltar que a ludicidade está presente em todas as fases da nossa vida, apresentando-se apenas diferente nas diversas etapas em que nos deparamos.

Os brinquedos marcam épocas, em diversos lugares do mundo temos museus que expõe brinquedos em seus acervos como forma de mostrar as marcas de determinado tempo, eles traduzem a história e ajudam a entender os acontecimentos atuais. A função social do brinquedo vai além de ser o companheiro da criança em busca de novas aventuras e conhecimentos, representa a narrativa de um tempo e da cultura vivenciados por nossos antepassados.

Sobretudo antes de se pensar em ludicidade e a relação com o desenvolvimento das crianças é preciso pensar no educador lúdico que pode trilhar o caminho das possibilidades, das aventuras, enfim seja um professor disposto a jogar com seus educando e brincar com seu conhecimento.

A Importância do Lúdico na Educação Infantil

LUDICIDADE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com