TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O mercado brasileiro

Projeto de pesquisa: O mercado brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.923 Palavras (8 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

Introdução ........................................................................................................ 1

Etapa 1 ............................................................................................................. 2

Etapa 2 ............................................................................................................. 3

Etapa 3 ............................................................................................................. 5

Fornecedores ................................................................................................... 11

1. INTRODUÇÃO

O mercado Brasileiro teve que procurar muitas alternativas para aumentar a competitividade, reduzir os custos e manter-se no mercado, diferente dos países estrangeiros como por exemplo: os Estados Unidos que possui um apoio tão abrangente para dar os novos empreendedores a abrir seus próprios negócios possuindo uma estrutura maior.

O mundo das micros e pequenas empresas vêm crescendo a cada dia no Brasil, tendo diversos fatores de suporte para o aumento deste seguimento embora haja uma quantidade significativa de micros e pequenas empresas existe uma preocupação com o tempo de vida das mesmas, que muitas vezes não sobrevivem ao mercado grande e competitivo. Assim as micros e pequenas empresas aumentam cada vez mais as características dos novos negócios e de seus empreendedores, e a cada dia são iniciados por sua vez mais um novo negócio, porém, nem sempre alcançam o sucesso esperado; essas por suas vez acabam fechando em pouco tempo, e se tornando algo cada dia mais comum no Brasil.

As micros e pequenas empresas correspondem a 98% das empresas brasileiras e essa diversidade de formas de se classificar as empresas e principalmente as facilidades que elas vêm adquirindo no setor financeiro. Assim, esta pesquisa volta-se para o empreendedorismo de micros e pequenas empresas dentro do Brasil; essas formas foram escolhidas devido a sua grande representação a importância para se realizar uma boa empresa. As diferentes motivações que levam as pessoas a empreenderem um micro ou pequeno negocio são relacionadas muitas vezes a esse perfil do empresário que estará a frente de sua própria empresa.

Uma das conseqüências imediatas constatadas foi o aumento do índice do desemprego nas grandes cidades, pois a concentração de empresas é maior. Mas quando foi se perceber os que eram empregados/funcionários, agora se tornaram empreendedores, abriram seus próprios negócios, utilizando seus fundos de garantia para adquirir “um novo sonho”, futuramente como bons empreendedores. São visionárias aquelas pessoas que se arriscam , questionam, querendo algo a mais e diferente, fazendo acontecer e a empreender. Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem,não se contentam em serem mais um na multidão.

2

Relatório em grupo sobre a auto avaliação.

O grupo realizou o exercício de auto avaliação proposto, e percebemos que estamos entre empreendedores de futuro e empreendedores que ainda há pontos que exigem certa mudança.

Analisamos que há mais pontos fortes a se observar, como motivação, dedicação, capacidade de expandir horizontes, estarmos abertos para inovações e mudanças. Os pontos fracos analisados são: como lidar com o emocional, saber ouvir e compreender as idéias dos outros, tolerâncias, riscos, autoconfiança e superação.

Empreendedores desenvolvem as idéias e faz com que as mesmas aconteçam indiferentes dos resultados, ele arrisca. Os empreendedores erram em minimizar a importância do planejamento, visam o resultado, não costumam esperar. Devemos observar todos os pontos como um todo, saber ouvir, falar, negociar e sobre tudo respeitar o espaço do outro

Administrador pensa na estrutura da empresa, visa os pontos ruins e bons, antes de pensar no resultado.

3

Etapa 2

• Qual o mercado ela atende?

Ela irá atender a todos os públicos, desde o mais jovem e baixa renda, até o mais idoso e classe alta.

• Qual o retorno econômico que ela proporcionará?

O retorno econômico que será proporcionado será o suficiente para podermos formar outra unidade em algum ponto movimentado da cidade.

• Quais as vantagens competitivas que ela trará ao negócio?

As vantagens competitivas vão ser preços mais acessíveis, e serviços diferenciados.

• Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio?

Todos da equipe tem um papel igualmente distribuído na formação desse projeto.

• Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio?

O empreendedor está envolvido até a hora em que o capital de giro começar a perder sua força.

Desenvolvemos essas respostas pois ser empreendedor é empenhar-se para realizar um sonho. É imaginar, desenvolver e buscar novos negócios e oportunidades, e temos um sonho em abrir um novo negócio.

4

Etapa 3

Plano de negócios

Buffet

Identificação do empreendimento

Setor da economia: Próprio

Ramo de atividade: Prestação de Serviços

Tipo de negócio: Buffet

Produtos produzidos: Serviços de Buffet para diversos eventos.

Valor do investimento inicial: R$ 45.000, 00

Regime

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com