TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do gerente financeiro e suas funções

Trabalho acadêmico: O papel do gerente financeiro e suas funções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.444 Palavras (14 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

Resumo ............................................................................................................... 3

Introdução ........................................................................................................... 5

O Papel do Gestor Financeiro e suas Funções .................................................... 7

O Novo Perfil do Gestor Financeiro ................................................................... 11

Área de atuação do Gestor Financeiro................................................................. 14

A Relação do Financeiro com Outros Setores da Empresa ................................ 16

Como Organizar a Estrutura Interna ................................................................... 17

Ferramentas fundamentais para a Gestão Financeira ......................................... 18

Conclusão ........................................................................................................... 22

Bibliografia ......................................................................................................... 23

Resumo

O principal objetivo deste trabalho é mostrar a importância do gestor financeiro nas organizações, a importância do planejamento financeiro para a redução de riscos e aumento de capital da empresa.

Abordaremos também as áreas de atuação e competências necessárias para um bom desempenho da função e apresentaremos as ferramentas utilizadas para o desenvolvimento do trabalho.

Com essas informações, pretendemos mostrar que através de conhecimento específico, controle e ferramentas necessárias o gestor financeiro reduz os riscos e aumenta o capital da empresa, além de interligar os setores da empresa, criando um ambiente melhor.

O gestor financeiro atua no planejamento financeiro, na organização, direção, captação e nos investimentos de recursos de uma empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. Analisa os créditos e os demonstrativos contábeis, avalia a manutenção de estoques, acompanha faturamentos e fluxos de caixa. Pode atuar ainda na área de auditoria. Para realizar essa tarefa, o gestor financeiro precisa ter um sistema de informações gerenciais que lhe permita conhecer a situação financeira da empresa e tomar as decisões mais adequadas, maximizando seus resultados.

Muitas mudanças e evoluções ocorreram no mercado de trabalho, economia e sociedade. Devido a isto as atribuições e focos do Gestor Financeiro mudaram também.

O profissional de Gestão Financeira tem uma ligação com todos os setores da organização. Não somente atua nas áreas de Tesouraria, Contas a Pagar e Contas a Receber, Controladoria, Orçamento, Custeio, como pode ser denominado também como: vice-presidente de finanças, diretor financeiro, controller e gerente financeiro.

Em algumas empresas a relação do gestor financeiro com outros setores é muito delicada.

É importante que o gestor financeiro trabalhe ativamente para incentivar os profissionais de outras áreas a ter conhecimentos de finanças, como resultados da troca de informações, profissionais não especializados em finanças passam a ter acesso a uma linguagem útil na hora de discutir riscos e oportunidades para a empresa.

Independentemente do porte de cada organização, é necessário que as empresas desenvolvam controles financeiros adequados às suas necessidades, os quais devem fornecer aos seus gestores as informações mínimas necessárias para a mensuração dos resultados e avaliação das metas financeiras estabelecidas pela administração da companhia.

Evitar prejuízos é uma tarefa do departamento de finanças, que precisa ter o controle diário de todo caixa da empresa. Para evitar problemas futuros, os gestores financeiros devem tomar algumas providencias, como por exemplo, pagar as contas da empresa com cheques da empresa e ou eletronicamente, com contas bancarias da empresa.

Introdução

O objetivo do gestor financeiro é aumentar o valor do patrimônio líquido da empresa, por meio da geração de lucro líquido, decorrente das atividades operacionais da empresa, analisando os resultados financeiros e planejando ações necessárias para obter melhorias.

Todas as empresas, independentemente do tamanho ou estrutura, enfrentam desafios constantemente, tais como: a globalização da economia, os ambientes externo e interno cada vez mais dinâmico, clientes cada vez mais exigentes, rápidas mudanças nos produtos e processos decorrentes de avanços tecnológicos. Essas mudanças contribuem para aumentar o risco e a incerteza, tornando o gerenciamento das empresas uma atividade bastante complexa e desafiante.

Adaptar-se a essa realidade é uma questão de sobrevivência e para a empresa manter-se neste mercado cada vez mais competitivo torna-se necessário que o empresário tome suas decisões apoiadas em informações precisas e atualizadas. A empresa necessita de pessoas capacitadas para acompanhar essas mudanças.

Quando temos problemas de saúde procuramos um médico, selecionamos normalmente um médico bastante conhecido e com boas referências quanto a sua capacidade profissional. Esse médico irá fazer uma série de perguntas, tais como: idade, hábitos alimentares, se você pratica algum tipo de esporte, aspectos relacionados com a profissão, convivência familiar, etc. Em alguns casos, é necessário efetuarmos alguns exames laboratoriais, o médico realiza o diagnóstico e recomenda um tratamento para solucionar os problemas de saúde apresentados.

No campo empresarial a situação é semelhante, quando uma empresa está sentindo algum tipo de dificuldade, ou está com alguma “doença empresarial”, procura ajuda de um profissional qualificado que possa ajudá-la a solucionar esses problemas. Esses profissionais são selecionados normalmente por intermédio de boas referências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com