TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O objetivo do gerente financeiro da empresa

Seminário: O objetivo do gerente financeiro da empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Seminário  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

O objetivo do gestor financeiro da empresa é maximizar o lucro liquido decorrente das operações realizadas. O lucro líquido é decorrente das vendas, menos o custo das mercadorias vendidas, menos as despesas variáveis (impostos e comissões sobre as vendas), menos todas as despesas fixas (aluguel, água, luz, telefone, salários, pró-labore, manutenção, despesas financeiras etc.). O administrador financeiro deverá conhecer e administrar corretamente os Custos de sua empresa, tomando as decisões mais adequadas para maximizar os resultados financeiros da empresa. Também deverá conhecer e utilizar adequadamente os conceitos de Ponto de Equilíbrio, Margem de Contribuição e Formação do Preço de Venda, para realizar uma eficiente gestão financeira da empresa.

Este trabalho tem como finalidade apresentar a importância de saber calcular corretamente os gastos e lucros de um determinado empreendimento e como os mesmos, devem ser feitos, além da formulação do preço de venda. Conta ainda com informações detalhadas, do quanto se precisa para investir no ramo turístico, quais os principais requisitos do mercado quanto a preço, experiência, melhores parcerias, enfim como realmente abrir um bom negócio na área.

Tomar decisões sem planejamento e sem controles gerenciais para a gestão de capital de giro, de preços e margens de lucros podem gerar uma série de dores de cabeça para uma empresa. Agora, com um bom planejamento, informações confiáveis e instrumentos de controle, pode-se solucionar ou minimizar problemas e evitar futuros aborrecimentos. A manutenção de uma liquidez confortável e seus resultados satisfatórios são frutos de uma série de decisões e atitudes tomadas diariamente. Os controles financeiros são ferramentas indispensáveis para o planejamento dos negócios, são instrumentos que permitem ao administrador planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa em determinado período. As empresas devem organizar as informações financeiras para que sejam facilmente encontradas e utilizadas no processo de tomada de decisões. De nada adianta a empresa ter uma série de dados, se eles não forem confiáveis e se os procedimentos adotados não estiverem organizados para fornecer informações em tempo hábil. Os principais são: controle diário de caixa, controle bancário, controle diário de vendas, contas a receber, contas a pagar, controle mensal de despesas e estoque. Conheça o planejamento da empresa por meio do acompanhamento da equipe e do controle de vendas. A empresa deve planejar metas de vendas, aumentando a competitividade.

De posse do planejamento, é possível prever receitas futuras e adotar um controle de compras. A projeção inclui checagem periódica de indicadores de faturamento e estoque, além de formação, motivação e cobrança dos vendedores. Despesas fixas, despesas variáveis, margem bruta e líquida o que são isso? É importante entender s características e diferenças entre os principais tipos de despesas que ocorrem no dia a dia administrativo de uma empresa. O empreendedor deve conhecer bens, direitos e obrigações para monitorar, com qualidade, o patrimônio da empresa. O controle de despesas, assim como o fluxo de caixa e o controle de resultados, tem como objetivos o melhor acompanhamento da evolução dos gastos mensais e a verificação do comportamento de cada item de despesa, permitindo, assim, a adoção de medidas que possam conter gastos desnecessários. Ele é indispensável para a elaboração do cálculo dos custos e do preço de venda de um produto, serviço ou mercadoria.

Estrutura de Custos

2. Custo Direto Variável:

O custo direto variável representa os valores gastos diretamente com a aquisição das mercadorias para a revenda, com a fabricação dos produtos para a venda, ou com a realização dos serviços vendidos. Portanto, o custo direto variável é o custo das mercadorias / produtos / serviços vendidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com