TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de melhoria contínua

Tese: O processo de melhoria contínua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Tese  •  2.513 Palavras (11 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 11

Etapa 3

Processo de melhoria contínua

Para nosso estudo de caso escolhemos a empresa Tecnoplast Ind. E Comercio LTDA, é uma empresa que atua no setor de peças automobilística na cidade de São Paulo, situada na Rua Borges de Figueiredo, 300 no bairro da Mooca. A empresa é uma transformadora de peças plástica, por ser uma empresa automobilística, fornecemos peças para grandes montadoras como: Volkswagen e General Motors entre outras. A aluna Marivânia trabalha na parte administrativa da empresa, por isso as informações coletadas serão um pouco mais fáceis de conseguir. A empresa escolhida utiliza o processo de melhoria contínua – 5 s. Porqueo 5S pode ser implantado como um plano estratégico que, ao longo do tempo, passa a ser incorporado na rotina, contribuindo para a conquista da qualidade total e tendo como vantagem o fato de provocar mudanças comportamentais em todos os níveis hierárquicos.

A empresa aderiu ao programa com o propósito de ter um diagnóstico estratégico, que forneça um suporte para a melhoria da qualidade e como resultado alcançado, destacar uma melhor organização do ambiente de trabalho e da comunicação entre setores, liberação de espaço físico, motivação de colaboradores, entre outros.

Além de facilitar o trabalho em equipe, melhorar o controle da produção, manutenção, compreende uma sequencia de atividades, a fim de eliminar perdas que colaboram com erros, defeitos e acidentes de trabalho.Para a melhoria da qualidade e produtividade, deve-se iniciar com a mudança de hábitos de todos os colaboradores quanto à organização, limpeza, asseio e ordem do local de trabalho.

Alguns autores citam que a ferramenta foi criada por Kaoru Ishikawa, embora não existam registros oficiais por parte dele a esse respeito. Originária também em meados da década de 50, tendo como objetivo combater eventuais perdas e desperdício nas empresas e indústrias: educando a população e o pessoal envolvido diretamente com o método, promovendo a mudança comportamental das pessoas por meio de práticas participativas e do conhecimento de informações.

O Programa 5S tem este nome por tratar-se de um sistema de cinco conceitos básicos

E simples, estes, foram introduzidos no Brasil posteriormente, em 1991 pela Fundação.

Cristiano Ottoni.

Os 5 conceitos são:

a) Seiri – Senso de Utilização, separar o útil do inútil, eliminado o desnecessário;

b) Seiton – Senso de Arrumação, identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente;

c) Seiso – Senso de Limpeza, manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar;

d) Seiketsu – Senso de Saúde e Higiene, manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene; e

e)Shitsuke – Senso de Ato-Disciplina, fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hábito, transformando os 5S’s num modo de vida.

Cada fase é intimamente ligada à outra, uma vez iniciado o processo, fica mais fácil dar continuidade à implantação do método. Apesar de a ferramenta ser composta de técnicas simples e fáceis de entender, isso não significa que não precise de uma estrutura coerente para seu desenvolvimento. Essa estrutura pode partir da sensibilização geral das pessoas depois a nomeação do grupo responsável, seguida do anúncio oficial do início do programa e treinamento do grupo encarregado do desenvolvimento.

Observou-se no contexto que o programa 5S auxilia as empresas a concluir seus objetivos no tocante organização. Competem a cada participante as incorporações corretas dos seus procedimentos em ações rotineiras e continuadas. O objetivo do programa e mobilizar, motivar e conscientizar toda empresa para a qualidade total, através da organização e da disciplina no local de trabalho. Os principais benefícios da metodologia 5 s são: a maior produtividade, devido a redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da Mao; a redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais; a melhoria da qualidade de produtos e serviços; menos acidente do trabalho; e maior satisfação das pessoas com o trabalho.

Muitos dos conceitos da qualidade total se fundamentam na teoria da melhoria contínua (Kaizen: Kai, mudança e Zen, para melhor), pois a QT é um processo e não um fato que

possa ser considerado concluído. Numa primeira etapa é necessário estabelecer a ordem para então buscar a QT. Para estabelecer a ordem usamos o 5S.

Alguns objetivos desse programa são:

* Melhoria do ambiente de trabalho;

* Prevenção de acidentes;

* Incentivo à criatividade;

* Redução de custos;

* Eliminação de desperdício;

* Desenvolvimento do trabalho em equipe;

* Melhoria das relações humanas;

* Melhoria da qualidade de produtos e serviços.

SEIRI - Organização, liberação da área

Essa técnica é utilizada para identificar e eliminar objetos e informações desnecessárias, existentes no local de trabalho.

Seu conceito chave é a utilidade, porém, devemos tomar cuidado com o que vai ser descartado para não perdermos informações e/ou documentos importantes.

A tabela abaixo mostra como separar e selecionar:

IDENTIFICAÇÃO PROVIDÊNCIAS

Se for usado toda hora Colocar no próprio local de trabalho

Se for usado todo dia Colocar próximo ao local de trabalho

Se for usado toda semana Colocar no almoxarifado, etc.

Se não é necessário Descartar, disponibilizar

As principais vantagens do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com