TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O programa de incentivo

Projeto de pesquisa: O programa de incentivo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.696 Palavras (15 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução - Etapa III

Este trabalho tem por objetivo analisar brevemente o conceito de escopo, plano de ação e plano de controle de avaliação, para entender a real importância de cada tópico e facilitar a montagem do plano de ação de uma empresa, que no caso é escritório de contabilidade.

Nossa proposta aqui é apresentar um resumo sobre os artigos solicitados nesta etapa do trabalho, para que favoreçam um conhecimento dos tópicos sobre programa de incentivo e planejamento estratégico, e através deste conhecimento adquirido elaborar um plano de ação, que contenham os objetivos a serem alcançados dentro da empresa, ou seja, o que está precisando de melhorias, as metas que a empresa pretende atingir e o que será feito para obter êxito nos resultados do projeto. Sentimo-nos satisfeitos por desenvolver, um trabalho que nos permitiu conhecer de maneira mais profunda os aspectos que envolvem o tema, tão discutido atualmente.

Programa de Incentivo

O mundo atual é caracterizado pelas constantes transformações e inovações em todos os aspectos da vida. Contudo são desenvolvidos métodos, técnicas e processos destinados a mudar as organizações e tornar as pessoas que nela trabalham mais flexíveis e adaptáveis as mudanças.

Trabalhos que oferecem crescimento pessoal, sentimento de participação e senso de realização aos funcionários geram as recompensas mais eficazes como a motivação interna. Esta motivação é uma característica que deve brotar prioritariamente de dentro de cada indivíduo. Uma pessoa internamente motivada não precisa de estímulos externos para executar bem sua tarefa.

Nas empresas mais conservadoras o salário fixo é o que predomina. Já as empresas mais modernas adotaram novos modelos de remuneração, como a remuneração variável e a remuneração por competência.

Remuneração variável é quando o ganho e a perda do funcionário acompanham a empresa, por exemplo, se a empresa faturou mais no mês de abril o empregado também irá faturar mais ou vice e versa.

Remuneração por competência é uma remuneração relacionada com o grau de conhecimento e capacitação de cada colaborador e seu foco principal é a pessoa e não o cargo.

Mas essas remunerações de nada vão adiantar se a pessoa não tiver um incentivo interno, pois por melhor que seja o salário e os benefícios nunca será o suficiente se a própria pessoa não se auto motivar. Em resumo, é lógico que salário e benefícios são importantes, mas nem sempre a motivação pessoal pode ser alcançada através do dinheiro.

Plano de Ação

O Escopo é a especificação do limite dentro do qual os recursos de sistema podem ser utilizados, ou seja, algo a ser alcançado ou realizado. Os elementos que constituem e definem o escopo são plano de ação e plano de controle de avaliação.

O Escopo é, portanto, um componente do Plano de Projeto que responde às seguintes questões: De que se trata o projeto? Qual a situação, problema ou necessidade que deu origem ao projeto? Por que vale a pena investir recursos no desenvolvimento do projeto? Para quais finalidades o projeto vai ser conduzido? Que resultados podem esperar com a realização do projeto? O que se pretende realizar com seu desenvolvimento? Que benefícios são esperados? Quais serão os beneficiados com sua realização? Qual a área de atuação do projeto? Qual sua dimensão em termos de público alvo? Que volume de recursos deverá ser investido?

Plano de Ação

Este componente do Plano de Projeto é um documento que apresenta de forma estruturada todos os procedimentos e recursos que serão utilizados para a execução daquilo que foi expresso no escopo do projeto. O Plano de Ação de um projeto especifica ações, atividades, tarefas e recursos, logicamente encadeados no tempo e no espaço, para obter êxito na realização dos objetivos do projeto.

O Plano de Ação de um projeto é um documento estruturado que deve responder as seguintes questões: Como será realizado este projeto? Que ações, atividades e tarefas serão realizadas? Que recursos serão empregados? Quanto tempo será necessário para cada ação, atividade ou tarefa? Quais serão os responsáveis por sua execução? Quanto custará o projeto?

Plano de Controle e Avaliação

Este componente do Plano de Projeto é um documento que apresenta, de forma estruturada, todos os procedimentos necessários para acompanhamento e avaliação sistemática da execução do projeto e dos resultados alcançados. A expressão “controle” está associada ao“monitoramento”, ou seja, acompanhamento sistemático e detalhado dos processos que serão executados e dos produtos e serviços correspondentes. Este plano estabelece procedimentos para realizar observações e verificações das condições e do “estado” em que se encontra o projeto em pontos estratégicos ao longo de sua execução. Permite também avaliar em que medida os resultados esperados estão sendo alcançados.

O Plano de Monitoramento e Avaliação de um projeto é um documento que deve respondera questões do tipo: De que maneira será verificado se o projeto está sendo executado conforme planejado? Que observações serão feitas para avaliar seus resultados? Como serão obtidos os dados sobre o andamento e os resultados do projeto? Que indicadores de resultados serão usados? Que medidas preventivas serão adotadas para assegurar o sucesso do projeto?

Planejamento Estratégico

Simplificadamente pode-se dizer que o planejamento é uma forma de organizar idéias com relação a certo tema e estabelecer objetivos e metas, com o propósito de se atingir um determinado resultado. Desde que o mundo é mundo, o ser humano utiliza, mesmo que intuitivamente, alguma forma de planejamento para sobreviver e para antecipar-se a eventos, tomando decisões que lhe pareçam as mais acertadas.

O homem está em constante busca de novas invenções e mudanças. O futuro desperta a imaginação das pessoas, tanto em razão da própria curiosidade, inerente ao homem, quanto ao medo causado pela insegurança desse contexto mutável em que estamos inseridos.

Planejar, portanto é uma atividade inerente ao ser humano, Planejamento Estratégico também é uma forma de estruturar e definir caminhos a serem seguidos pela organização. No planejamento estratégico analisa-se o ambiente interno da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com