TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que faz brasil, Brasil?

Por:   •  23/4/2015  •  Resenha  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  3.276 Visualizações

Página 1 de 3

O que faz o brasil, Brasil?

O livro de Roberto Da Matta, “O que faz o brasil, Brasil?”, está dividido em 11 capítulos, com 126 pág. onde o autor faz analogias para mostrar o Brasil dentro para fora através da comida, festas, questões raciais, malandragem, religião.

Já no inicio do primeiro capitulo o autor explica a atribuição do titulo explicando a diferença das duas palavras. O brasil com “b”, é um objeto sem vida, sem futuro, uma coisa que morre,enquanto o Brasil com B, é um país real que possui alta complexidade, que contém sua cultura, seus meios de como se viver em sociedade. O autor propõe examinar os aspectos dessa sociedade com a ajuda da antropologia. Para ele o Brasil está em toda parte, como se cada um fizesse seu brasil, nas roupas, nas leis, na comida que comemos, na nossa casa e até mesmo na figura da mulher.Ele entra em uma comenta sobre a visão que o brasil é colocado e propõe visualizarmos ele de outra maneira, trazendo as características simples do cotidiano brasileiro e se perguntando porque não existe equilíbrio entre as camadas que constrói o pais.No 2° capitulo ele fala sobre a casa  e a rua. A rua é o lugar do movimento, onde nos conectamos com os “outros de fora”. Ao contrário, temos a casa, um lugar não físico, mas moral onde encontramos a calma e a tranquilidade, um lugar onde encontramos “os de dentro”.

       No capitulo seguinte, DaMatta comenta sobre a miscigenação do país.  Nele o autor fala sobre como usamos a desculpa do biológico para menosprezar aqueles que são mestiços. Dá como solução para o problema uma lei que abrange todos os direitos básicos garantindo a igualdade de todos. Sobre comida e mulheres traz uma comparação à relação que temos com os outros. A comida define as pessoas, em cada país se tem uma relação diferente, e a na do Brasil Temos, então, na nossa comida e no nosso modo de comer, uma obsessão pelo código culinário relacional e intermediário. Um código marcado pela ligação

No 5° e 6° capitulo do livro o autor fala sobre o carnaval e as festas, O carnaval para Roberto é algo que liberta os brasileiros, a possibilidade de se fantasiar, carnaval, o mundo como teatro e prazer ser o que gostaríamos de ser, brincar, o mundo vira de cabeça para baixo, todos precisam vivenciar esse momento de corpo e alma, onde todos são iguais, é uma parte bem interessante do livro, enquanto ele destaca no outro capitulo sobre festas de ordem, onde as pessoas precisam se comportar, onde é possível diferenciar uma autoridade e de uma pessoa comum. Adiante DaMatta fala sobre o O “famoso “jeito brasileiro” que é um modo fácil e rápido de resolver os problemas, o meio termo entre o “pode” e o” “não pode”. Jeito esse que se configura no "- você sabe com quem você está falando?". A malandragem faz parte desse jeitinho.

Para finalizar Roberto fala sobre Deus. Para DaMatta  "... a religião é um modo de ordenar o mundo, facultando nossa compreensão para coisas muito complexas, como a ideia de tempo, a ideia de eterno e a ideia de perda e desaparecimento, esses mistérios parentes da experiência humana...". Então, a religião marca e ajuda a amarrar momentos importantes na vida de todos os brasileiros, algo muito forte entre nós.

A obra traz grande contribuição para um melhor conhecimento da sociedade brasileira como um todo e ajuda a avaliar nosso próprio comportamento dentro dessa sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com