TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO “O QUE FAZ O BRASIL, BRASIL? ”

Por:   •  7/5/2015  •  Resenha  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  894 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO “O QUE FAZ O BRASIL, BRASIL? ”

DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

Roberto DaMatta é considerado uma das principais bases das ciências sociais brasileiras, autor de diversas obras de referência na Antropologia, Sociologia e Ciência Política, como “Carnavais”, “Malandros e Heróis”, “A Casa e a Rua” e “O que faz o brasil, Brasil? ”. Possui graduação e licenciatura em História, curso de especialização em Antropologia Social, é mestre e doutor pela Universidade de Harvard e busca sempre demonstrar a formação e criação de um Brasil sob a visão antropológica mostrando as suas características e tendo em suas obras um aspecto de comparação com outras culturas muito marcante.

O primeiro assunto essencial, e que dá nome a obra, se trata da diferença entre o Brasil com inicial maiúscula e minúscula. Segundo o autor, Brasil com inicial minúscula representa uma entidade sem vida, que não possui força para se reproduzir, enquanto ao contrário o Brasil com inicial maiúscula representa uma nação com seus valores, ideais de vida e símbolos. O livro em todo seu desenrolar traz questionamentos de como o Brasil construiu sua identidade cultural, seus valores e princípios.

Nesse âmbito, entra em questão noções religiosas, sexuais, morais, familiares, legais, geográficas. Durante o livro, o autor faz diversas comparações entre o ambiente familiar e a rua, onde a casa representa as relações intimas de conforto e valores e a rua representa relações distantes e o perigo. É tratado também a questão da miscigenação das raças e de como isso teria apagado as supostas qualidades da raça negra e da raça branca segundo alguns autores, além do preconceito existente no país.

Outra analogia feita revela-se pela relação do “cru e cozido”, onde o onde o cru é selvagem e o cozido é elaborado. Trata-se também do famoso carnaval e todas as irreverências associadas a essa grande festa. Finalizando com o inegável jeitinho brasileiro, o capitalismo constante e outro fator marcante da sociedade: a religião.

O livro de DaMatta, na busca por como foi construída a identidade brasileira, traz algumas referências negativas e outras positivas. O autor em seu livro faz uma alusão ao brasileiro de forma geral, deixando de lado singularidades de alguns brasileiros. Sendo assim nem todos gostam de festas populares ou creem no tipo de religião que citam no texto, ou gostam de ir a barzinhos gastarem seu dinheiro e ver futebol, mesmo assim não deixam se ser tão brasileiros quanto aos que gostam. Em contraponto, DaMatta quis mostrar o que nos levou a ter certos tipos de comportamentos e ideias, nos fazendo responder diversas perguntas, entre elas o que faz de nós um brasileiro? De fato, ele conseguiu no decorrer do livro responder essas questões, utilizando-se de uma linguagem simples, com boa argumentação. Revelou o Brasil, os brasileiros e sua cultura sem buscar uma resposta definitiva e metódica.

“O que faz o brasil, Brasil? ”, nos faz refletir sobre a sociedade brasileira, sendo carregado de percepções relacionadas aos costumes, tradições e tantos hábitos brasileiros e até mesmo de estrangeiros, em uma análise complexa e clara da sociedade. É uma obra que agrega muitos conhecimentos aos leitores, proporcionando uma leitura agradável e se fazendo importante justamente por se tratar da cultura do nosso país, afinal, é sempre válido adquirir conhecimentos sobre seu povo, sendo que tais conhecimentos nos remetem a entender nossa sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com