TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que você entende sobre o desenvolvimento?

Tese: O que você entende sobre o desenvolvimento?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Tese  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

O que você entende sobre desenvolvimentismo? Além do que Borges & Chadarevian (2010) explicam desse tema, complemente com uma pesquisa na internet a respeito.

Segundo Borges & Chadarevian (2010, p. 55) “O desenvolvimentismo é uma corrente de pensamento econômico latino-americana, originada na década de 1940 a partir da crítica do liberalismo, que sustenta a proteção do mercado interno e a fomentação de um processo de industrialização por meio de ações planejadas do Estado cuja participação pode ser ou não direta nos investimentos industriais, como forma de atingir o pleno desenvolvimento do capitalismo na região.”

Dá-se o nome de desenvolvimentismo a qualquer tipo de política econômica baseada na meta de crescimento da produção industrial e da infra-estrutura, com participação ativa do estado, como base da economia e o conseqüente aumento do consumo. O desenvolvimentismo é uma política de resultados, e foi aplicado essencialmente em sistemas econômicos capitalistas, como no Brasil (governo JK) e no governo militar, quando ocorreu o "milagre econômico brasileiro", bem como na Espanha (franquismo).

Segundo Bresser Pereira (2006) “ entre os anos 1930 e 1970, o Brasil e os demais países da América Latina cresceram a taxas extraordinariamente elevadas, aproveitando o enfraquecimento do centro para formular estratégias nacionais de desenvolvimento que, essencialmente, implicavam a proteção à indússtria nacional nascente e a promoção de poupança forçada por meio do Estado. O nome que essa estratégia recebeu foi desenvolvimentismo ou nacional-desenvolvimentismo. Esse nome queria salientar, em primeiro lugar, que o objetivo fundamental da política econômica era o de promover o desenvolvimento econômico; em segundo, que, para isso, era preciso que a nação, isto é, os empresários, a burocracia do Estado, as classes médias e os trabalhadores associados na competição internacional definissem os meios que utilizariam para alcançar esse propósito nos quadros do sistema capitalista, tendo o Estado como principal instrumento de ação coletiva. O desenvolvimentismo não era uma teoria econômica, mas uma estratégia nacional de desenvolvimento.

Conclusão: De acordo com os estudos na apostila e conhecimentos de outras fontes, conclue-se que desenvolvimentismo é o nome de ações, programas e projetos do Estado visando o desenvolvimento e crescimento econômico do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com