TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é TQM e como é o ciclo PDCA?

Tese: O que é TQM e como é o ciclo PDCA?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Tese  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

COMPONENTES SIGNIFICADO FINALIDADES

PLAN Planejar Refere-se ao planejamento do seu projeto de melhorias

DO Executar Conduzir o plano, ou seja, programar de acordo com o que foi planejado anteriormente.

CHECK Verificar Coletar dados, realizar a analise dos dados.

ACT Agir corretivamente Definir quais mudanças poderá ser feitas e quais outros ciclos podem ser disparados para a melhoria do processo em questão

Passo 3

“O que é TQM e como o Ciclo PDCA contribui para uma melhor gestão em TQM?”

R:

O conceito de administração da qualidade total foi inicialmente introduzido por Feigenbaum em 1957, quando preparou a primeira edição de seu livro Total quality controle. Mesmo sendo inicialmente publicado nos Estado Unidos, foram os japoneses que colocaram o conceito em prática e popularizaram a sigla TQM. Outros autores precursores da qualidade com abordagens amplamente conhecidas são; De Ming, Juran, Ishikawa, Tagushi e Crosby.

Conforme Deming, citado por Slack et al (1999), sua filosofia é que a qualidade e produtividade aumentam com a diminuição da variabilidade no processo. Para isso, a gestão da qualidade para atender e satisfazer as necessidades do cliente deve envolver todos os elementos que tiveram alguma participação, direta ou indireta, em sua produção.

A estabilidade na produção em termos de qualidade é determinante para confiabilidade no processo. A empresa precisa desenvolver seus processos com eficiência para que seja gerada a qualidade desejada.

Corresponde a um tipo de gestão caracterizado pela procura permanente de introdução de melhorias graduais e contínuas nos processos e procedimentos já existentes, procurando sempre a excelência na qualidade (ausência de lacunas, isto é, obtenção da satisfação total do cliente). Envolve, geralmente, a participação de todos os membros da organização e baseia-se na hipótese de que a organização é um sistema, tal como definido pela Abordagem Sistêmica da Gestão.

“É uma filosofia, uma forma de pensar e trabalhar, que se preocupa com o atendimento das necessidades e das expectativas dos consumidores”.

“Tenta mover o foco da qualidade de uma atividade puramente operacional, transformando-a em responsabilidade de toda a organização.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com