TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é a manutenção preventiva?

Tese: O que é a manutenção preventiva?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Tese  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

O que é manutenção preventiva?

É uma revisão periódica e sistêmica em equipamentos como veículos, máquinas industriais, dentre outros, que é baseado em histórico de quebras em funcionamento, ou histórico de revisões periódicas realizadas. Normalmente a periodicidade está estabelecida em manuais técnicos, onde os fabricantes recomendam tais revisões.

Qual a importância, e por que a manutenção deve ser realizada?

Equipamentos requerem manutenção, seja preditiva, preventiva, ou ate mesmo corretiva, pois é preciso garantir para a operação que este funcione, e principalmente, seja confiável. Esta garantia não é apenas quanto à integridade do equipamento, que o mantém disponível para produção / operação, mas também de segurança, pois a não realização da correta manutenção coloca em risco a integridade física das pessoas envolvidas, inclusive da sociedade.

Quais as conseqüências da não realização da manutenção preventiva?

A não realização do trabalho preventivo eleva as ocorrências de manutenções corretivas, aumentando o custo com manutenção, o tempo de horas parada do equipamento por manutenção, aumenta ainda a demanda de trabalho em função da quantidade de corretivas a realizar, e coloca em risco a integridade das pessoas.

Quando e como realizar a manutenção preventiva de veículos?

Nos casos dos veículos, regularmente analisa-se a quilometragem atual, observando o histórico de manutenções preventivas e corretivas realizadas, e verifica-se a recomendação do fabricante para análise de desgastes e reparos de compartimentos, tais como motor, caixa, sistema elétrico, bem como a necessidade de troca de óleo lubrificante, e peças como pastilhas de freios, válvulas, mangueiras, etc.

Em alguns casos analisa-se também o tempo de funcionamento do equipamento, seguindo as recomendações do fabricante.

Como estabelecer uma rotina para manutenção de veículos?

A empresa deve apenas usar equipamentos confiáveis. Portanto, abaixo seguem algumas dicas de como criar uma rotina para garantir a correta manutenção dos equipamentos:

Mapear o processo: Realizar um levantamento das principais etapas do processo de manutenção, estabelecendo o fluxo de processo (entradas e saídas), bem como se existem processos de apoio.

Documentar o processo: Estabelecer um procedimento documentado, relatando o processo e suas etapas, mencionando quais check lists e documentos utilizados, bem como responsáveis por cada atividade.

Realização do processo: Aplicar a sistemática de manutenção que foi documentada para os veículos da frota e terceiros contratados, observando os itens a inspecionar e mantendo evidência das inspeções, bem como dos serviços realizados.

Terceirização de serviços

O programa de manutenção pode ser em partes ou totalmente terceirizado, desde que os documentos de controle e as evidencias das manutenções realizadas permaneçam na empresa.

Observação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com