TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O "sucesso" Escolar

Exames: O "sucesso" Escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DE UBERABA

UNIUBE

PRÁTICA

PEDAGÓGICA I

O “sucesso” escolar

HAYDÉE ABADIA GONÇALVES MARQUES DOS SANTOS

Profª CINAYANA SILVA CORREIA

PEDAGÓGIA - CURSO 607 - TURMA 20 - 1ª ETAPA

A Escola Euripedes Barsanulfo, foi fundada em 1975 e recebeu este nome, pois seus fundadores a educadora Corina Novelino e o Dr. Tomás Novelino,ambos ex-alunos de Euripédes Barsanulfo, procuraram homenagear o educador e médium. É uma instituição filantrópica, tendo como chefe executivo municipal daquela época Hugo Rodrigues da Cunha e vice prefeito Herculano de Almeida.

Corina Novelino Eurípedes Barsanulfo

A escola oferece como níveis escolares além da creche, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). No turno matutino e integral.

Localizada em um bairro de classe média baixa, porém com uma boa infraestrutura (água, luz, asfalto, telefones públicos, bares e mercearias). Próximo à escola, existe uma Vila onde abrigam pessoas que muitas vezes não possuemfamília, com casas pequenas e simples, onde existem várias famílias carentes tanto na estrutura física quanto familiar.

Apesar de ser uma escola filantrópica e localizadaem um bairro simples, seu espaço físico é muito bem estruturado e amplo. Com dois pavilhões com sala de aula, sala de vídeo, biblioteca, dois parques, ginásio coberto e refeitório onde são servidas refeições, inclusive almoço para os alunos do período integral.

Conta com uma gestão fechada e autoritária que se dá entre família nas mãos de Alzira Bessa França Amui (Diretora/mãe) e Francine França Amui (Vice Diretora/ filha)

Alzira Bessa França Amui Francine França Amui

Desenvolvem-se na escola, vários projetos, um deles a escola de tempo integral. O envolvimento da comunidade com a escola se dá através de eventos como: da Festa Junina e da Festa Meu Brasil Brasileiro, onde são mostradas diversas culturas das regiões brasileiras, momento em que a população realmente prestigia.

Uma escola onde os alunos aprendem ativamente.O conhecimento é gradual e progressivo buscando todas as qualidades interiores do ser. Com Slogan Evangelização de Espíritos, além do currículo oficial estabelecido nasdiretrizes da educação no Brasil, tem como missão a educação do espírito. É uma escola inovadora, que defendem a pedagogia do amor, sem castigos ou recompensas, que valoriza a participação dos alunos e a relação de amizade entre professores e alunos, que é cultivada no dia a dia, além dessa relação diretamente ligada coma natureza. A arte e o dialogo estão sempre presentes na prática pedagógicaentre os seus membros.

O material didático é centrado nas artes visuais, musicais e literárias, bem como nas características regionais e na cultura brasileira. A avaliação é contínua, porém atendea LDB.

Com cerca de 400 alunos, quedemonstram felizes e satisfeitos no ambiente escolar onde desenvolvem projetos ligados ao comportamento humano, que são planejados de forma coletiva, com amor e o carinho.

O Colégio Rousseau, foi fundado no dia 21 de fevereiro do ano 2000, pelo professor Elvani Oliveira Pavanelli, recebeu este nome em homenagem ao grande filósofo do iluminismo Jean Jacques Rousseau. Um colégio particular, tendo na época como prefeito do município Dr.Nobuhiro karashima e vice-prefeito Lemir

Feliciano de Deus.

Elvani Oliveira Pavanelli Jean Jacques Rousseau

O colégio oferece educação de qualidade desde o maternal ao 3º ano de Ensino Médio.

Está localizado em um bairro nobre da Cidade, afastado do centro da cidade, mas rodeado de casa de grande porte e total infraestrutura.

Em uma área de 3.100 m², o colégio disponibiliza dez salas de aula, biblioteca, lanchonete, anfiteatro com sala de vídeo, laboratórios de informática, química e biologia, além do espaço para recreação infantil, com piscina, parque e quadra esportiva coberta,proporcionando a prática de esporte como elemento de integração e de interatividade dos alunos.

Segue modelo de direção democrática,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com