TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA-FAMILIA: UMA INTERAÇÃO NECESSÁRIA PARA O SUCESSO ESCOLAR

Artigos Científicos: ESCOLA-FAMILIA: UMA INTERAÇÃO NECESSÁRIA PARA O SUCESSO ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  4.446 Palavras (18 Páginas)  •  1.101 Visualizações

Página 1 de 18

Durante muito tempo a família não foi objeto de estudos, mas é na família que vivencia-se a primeira forma de amor com o que se tem contato na vida, é nela que nos humanizamos e se valorizarmos esse relacionamento e este sentimento, vamos transmiti-los aos nossos filhos e alunos. O presente estudo tem como tema: Família e Escola: uma aproximação necessária. Tem por objetivo apresentar a importância da relação entre família e escola no processo de ensino e aprendizagem e considerar as transformações que estão ocorrendo na sociedade moderna, nas suas instituições e no que diz respeito aos quadros sociais instáveis que exigem uma compreensão dinâmica e respostas mais condizentes. Assim, a pesquisa tem como resultado ratificar a relação família-escola, que é de extrema importância na construção da identidade e autonomia do aluno, a partir do momento em que o acompanhamento desta, durante o processo educacional, leva a aquisição de segurança por parte dos filhos que se sentem duplamente amparados, ora pelo professor, ora pelos pais, o que irá incorrer do processo ensino-aprendizagem. O estudo foi feito mediante leitura sistemática, com fichamento das obras lidas, ressaltando os pontos abordados pelos autores pertinentes ao assunto relação família e escola. Constatou-se que a relação entre família e escola está enfraquecida. Cerca de 50% das crianças pesquisadas não recebem acompanhamento dos pais em suas atividades escolares diárias. Percebeu-se assim, que 50% que recebem esse acompanhamento obtiveram melhor rendimento escolar. Foram proporcionadas situações e atividades em que fosse necessário à integração contínua entre escola e família, e principalmente entre pais e filhos, para assim diminuir esse percentual.

Palavra-chave: Família, criança, escola.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema Escola e família: uma relação necessária para a aprendizagem, no EJA do município de Guaíra, no ano de 2013, para melhor compreender a importância da parceria entre família e escola na aprendizagem da criança, e como está atualmente a relação família e escola.

O trabalho é importante devido ao fato que, durante muito tempo a família não foi objeto de estudos, porém é na família que vivenciamos a primeira forma de amor com que se tem contato na vida, é nela que nos humanizamos e se valorizarmos esse relacionamento e este sentimento, vamos transmiti-los aos nossos filhos e alunos.

Ao tratar de família e escola, atualmente temos que considerar uma série de fatores determinantes da nossa realidade que, exige o desenvolvimento de diversos pontos de vista, competências e habilidades para nos relacionarmos com os demais integrantes da nossa sociedade, assim sendo falar sobre família, exige repensar o atual modelo de família como uma diversidade de modelos familiares, com identidades próprias.

A família tem passado para a escola não somente a responsabilidade de instruir e educar, mas espera que os professores transmitam valores morais, princípios éticos e comportamentos, desde boas maneiras até hábitos de higiene. Afirmam que não têm mais tempo para cuidar dos filhos, pois trabalham cada vez mais, logo, educar, seria função da escola, entretanto, opondo-se a isso, não valorizam mais a escola e o estudo, que a pouco eram vistos como meio de melhorar socialmente.

Assim como as demais instituições sociais, a família e a escola passaram por mudanças que mexem com sua estrutura, significado e papel na sociedade, pois estes papéis foram ampliados para dar conta de novas demandas da família e da sociedade, fato este que deve ser levado em conta quando se trabalha com escola, fugir dele, é agir fora da realidade.

A família reflete os problemas sociais, e também a presença ou ausência de valores nos diversos contextos humanos, e assim é necessário pesquisar sua relação como desempenho escolar, partindo desses pressupostos, sentiu-se a necessidade da respectiva pesquisa, parar investigar qual a importância da família no desempenho escolar das crianças, e observar a diferença no comportamento de crianças com bom e fraco desempenho escolar, compreendendo assim a complexidade da relação da criança com seus cuidadores e demais participantes de sua educação.

O referente trabalho tem como objetivo geral, apresentar a importância da relação entre família e escola no processo de ensino e aprendizagem, respaldando a estes, os objetivos específicos, serão fundamentados aos: buscar a participação ativa dos pais na vida escolar de seus filhos, permitindo uma aproximação afetiva, transmitindo valores e virtudes; entender o papel do professor como mediador da relação família e escola; identificar semelhanças e diferenças entre as crianças que tem uma maior participação dos pais na vida escolar.

BREVE HISTÓRICO DA FAMÍLIA

Ao longo da história brasileira a família veio passando por transformações importantes que relacionam-se com o contexto sócio-econômico-político do país; no Brasil-Colônia, marcado pelo trabalho escravo e pela produção rural para a exportação, identificamos um modelo de família tradicional, extensa e patriarcal; onde os casamentos baseavam-se em interesses econômicos, que à mulher, era destinada a castidade, a fidelidade e a subserviência. (MELLO, 1982, P.54).

Os filhos eram considerados extensão do patrimônio do patriarca, ao nascer dificilmente experimentavam o sabor do aconchego e da proteção materna, pois eram amamentados e cuidados pelas amas de leite.

A partir das últimas décadas do século XIX, identifica-se um novo modelo de família, com a Proclamação da República, o fim do trabalho escravo, as novas práticas de sociabilidade com o início do processo de industrialização, urbanização e modernização do país constituem terreno fértil para a proliferação do modelo de família nuclear burguesa, originário da Europa.

Trata-se de uma família constituída por pai, mãe e poucos filhos, o homem continua detentor da autoridade e "rei" do espaço público; enquanto a mulher assume uma nova posição: "rainha do lar", "rainha do espaço privado da casa" com a missão de zelar pela educação dos filhos e pelos cuidados com o lar.

Nos últimos vinte anos, várias mudanças ocorridas no plano sócio-político-econômico relacionadas ao processo de globalização da economia capitalista vem interferindo na dinâmica e estrutura familiar e possibilitando mudanças em seu padrão tradicional de organização, dessa forma vemos que as famílias estão cada vez mais apresentando estereótipos no seu interior, fazendo com que sejam distintas umas das outras, vejamos alguns aspectos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com