TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBJETIVO DA PERICIA CONTABIL

Artigos Científicos: OBJETIVO DA PERICIA CONTABIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2013  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  2.600 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

A perícia é um parecer, um documento chamado laudo elaborado por determinada pessoa com conhecimento técnico para um assunto específico (Ex: contabilidade, administração de empresas, engenharia e seus ramos, medicina, etc.), este laudo servirá como prova para que se identifique a veracidade dos fatos, neste laudo ficaram explicitamente indicados os acontecimentos como de fato ocorreram.

Segundo D'Auria (1962):

A perícia é o conhecimento e experiência das coisas. A função pericial é, portanto, aquela pela qual uma pessoa conhecedora e experimentada em certas matérias e assuntos examina as coisas e os fatos, reportando sua autenticidade e opinando sobre as causas, essência e efeitos da matéria examinada (D'AURIA, 1962, p. 124).

Com relação à perícia contábil, temos várias definições, o Conselho Federal de Contabilidade conceitua a perícia contábil através da Resolução CFC nº858/99, NBC (Normas Brasileiras de Contabilidade) T 13, item 13:1, da seguinte maneira:

A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil, e ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente.

Diversos autores da área contábil também apresentam suas opiniões de maneiras distintas. Alberto (2007, p.3) considera a perícia contábil como “um instrumento especial de constatação, prova ou demonstração, científica ou técnica, da veracidade de situações, coisa ou fatos”.

Busca-se, inicialmente, um aprofundamento do conceito de perícia contábil, estudando e analisando a opinião de diversos autores; isso fornece a base para, a partir do conceito mais amplo e completo continuar o estudo proposto, o objeto e objetivo da perícia contábil, ou seja, os autos com seus litígios e controvérsias, a busca da verdade e a análise das espécies de perícias contábeis, remetem a um vasto campo de atuação do perito contador, tanto em juízo, extrajudicialmente ou como árbitro.

2 TEMA

A proposta da pesquisa é apresentar um estudo sintetizado sobre a perícia contábil com ênfase em seus objetivos principais.

2.1 Delimitação do tema

A Perícia Contábil é ilimitada em suas aplicações profissionais, desde um simples caso de um extrato bancário até a mais profunda análise ou diligência para atestar a autenticidade de um documento; por essa razão, o tema não tem a pretensão de esgotar-se, mas, simplesmente fornecer mais uma visão sobre o mesmo.

3 PROBLEMA

Conforme ensina Boaventura (2004, p.40) “o problema é mais bem estudado quando desdobrado em questões. Sendo assim, podem ser feitos os seguintes questionamentos:

1) Qual o conhecimento exigido do profissional para que este possa elaborar o laudo pericial contábil?

2) Quais são os atributos essenciais de um laudo pericial contábil?

3) Existe uma estrutura mínima para a apresentação de um laudo pericial?

4) É necessário a utilização de fundamentação doutrinária, normativa e legal nos laudos periciais contábeis?

4 OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

Buscar conhecimento científico e legal para obter uma base teórica sólida sobre o tema e demonstrar os objetivos da perícia.

4.2 Objetivos específicos

1) Conceituar a perícia contábil e demonstrar a sua finalidade.

2) Discorrer sobre as normas contábeis que disciplinam diretamente o perito contador.

5 JUSTIFICATIVA

A perícia contábil vem surgindo no mercado de trabalho de forma cada vez mais abrangente, tendo em vista os diversos casos em que os profissionais vêm atuando. Desta forma, sendo o laudo pericial um documento de importância relevante em apuração de fraudes, e na comprovação de informações é de suma importância que este documento seja feito por um profissional habilitado com conhecimentos na área contábil, domínio da matemática especialmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com