TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPERAÇÕES DE TERMINAIS E ARMAGENS

Ensaios: OPERAÇÕES DE TERMINAIS E ARMAGENS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  2.315 Palavras (10 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 10

ânsito dos produtos. Utiliza equipamentos que facilitam o manuseio dos mesmos.

– Otimização do Espaço Físico: Possibilita a fácil movimentação da maior quantidade possível de mercadorias em uma única área. A Indusmack armazena seus produtos em pallets, onde se aperfeiçoa espaço e se permite movimentar maior número de mercadoria de uma vez.

– Verticalização:Aproveitamento de espaços verticais, sem perder a segurança da movimentação.Outros produtos da Indusmack também são armazenados em prateleiras. Essa técnica permite maior número de produtos armazenados.

– Controle: Planejar e controlar todo o sistema com os registros de recebimento, cargas,entrega, inventários, etc.A Indusmack controla todos os seus processos, desde a compra de matéria-prima até a entregado produto para o cliente final.

– Segurança: garantir a integridade física das mercadorias, da mão-de-obra, da saúde financeira e treinamento de seus colaboradores .A Indusmack possui um sistema de integração e treinamento de seus colaboradores. Além disso, controla e planeja todo seu estoque.

– Preço: Garantir a compatibilidade das tarifas de armazenagem, com base no custo real.A Indusmack faz a verificação dessas tarifas, controla e se adéqua ao preço médio do mercado.Todas as mercadorias compradas (matéria-prima) e vendidas (produto) pela Indusmack são verificadas, controladas, separadas e marcadas. Se necessário, é segregada .Todas as informações são registradas: data de recebimento ou de expedição, descrição,quantidade de volumes, cliente, origem ou destino, nota fiscal, transportadora, avarias,embalagens, etc. No processo de produção do produto, as informações também são registradas: descrição,material, código do produto, quantidade em metros ou peças, data de fabricação, aplicação do produto, cliente, etc.

2.3. Modelos de Estoques Intermediários

Segundo Slack, Chambers e Johnston (2002), estoque é definido como a acumulação armazenada de recursos materiais em um sistema de transformação. Algumas vezes, o estoque também é usado para descrever qualquer recurso armazenado.Há quatro tipos de estoques: o estoque de proteção, estoque de ciclo, estoque de antecipação e estoque de canal. O planejamento da produção e estoques pode ser dividida em 3 abordagens:

– Material Requirement Planning (MRP) – Planejar e programar conforme as datas finais de entrega, levando em conta os lead times (produção, fornecimento, as quantidades, lista de materiais, etc.).

– Just in Time (JIT) – Refere à busca da redução de custos operacionais, reduzindo aineficiência e as perdas de processo.

– Matemática (ou pesquisa operacional) – Envolve a teoria clássica de estoques, planejamento agregado (e programação linear) e programação de operações (teoria de scheduling );

– Lote Econômico – Quantidade a ser produzida é aquela que possui simultaneamente o menor custo de pedido e de estoque.

– Modelos de Scheduling - Envolve a utilização de recursos limitados em um determinado período de tempo para atendimento às ordens de clientes ou reposição de estoques.

Formação dinâmica de lotes - Lote econômico e premissas parecidas, com a exceção deque a demanda não precisa ser constante.

- Modelos probabilísticos - Os modelos probabilísticos são muito mais sofisticados e complexos e levam em conta algumas das deficiências dos modelos anteriores.

2.4. Pesquisa para a Linha de Produtos Indusmack

A) Os custos de armazenagem

B) O lote econômico de compra

C) Ponto de pedido

D) O estoque de reserva

3. ETAPA 2 – EMBALAGENS DE MATERIAIS

3.1. Embalagem: Funções e Valores da Logística

Os mais diversos tipos existentes de embalagens foram criados para proteger, conservar,informar e agilizar a manipulação do conteúdo. Observando que o custo da embalagem afeta toda cadeia produtiva. Na área logística opta-se por embalagens secundárias, agrupando produtos. Nessa etapa há importância de que haja padronização, proporcionando redução do custo. Assim, facilitando o manuseio. Garantindo a eficiência e segurança na movimentação de materiais, otimizando a capacidade de movimentação dentro da planta da empresa, trazendo soluções a um custo mínimo. Minimizando os riscos de acidente e perdas/avarias nos produtos.Para um melhor entendimento segue o pensamento de Moura e Banzato:

“Conjunto de artes, ciências e técnicas utilizadas na preparação das mercadorias, com o objetivo de criar as melhores condições para seu transporte, armazenagem, distribuição, venda e consumo, ou alternativamente, um meio de assegurar a entrega de um produto numa condição razoável ao menor custo global”(Moura e Banzato, 2000, pg. 11).

Segundo Alvarenga e Novaes (2000), há três tipos principais de embalagens:- Invólucros Diversificados: caixas de madeira ou de papelão, sacas, tambores, etc.;- Pallets: estrados de madeira, plástico ( slip sheets ) ou metal (shirink), que necessitam de empilhadeiras para mover a carga;- Contêineres: caixas grandes fechadas, de aço ou alumínio, utilizadas na importação e exportação de produtos.Para Bowersox e Closs (2001), se utiliza também as embalagens secundárias. Essas embalagens agrupam produtos em unidades ou carga maiores para formar um único volume .Para melhor manuseio, o transporte dessa carga pode ocorrer em contêineres, transportados

em vagões ferroviários abertos, em chassis rodoviários, em navios e até em aeronaves de grande porte.Segue imagens de embalagens utilizadas pela Indusmack:

Figura 1 - Pallet - Fonte: Palleminas

Figura 2 - Caixa Plástica Retornável - Fonte: Guia Logística Sustentável

Para unitizar as cargas a Indusmack utiliza-se de pallets, separando a carga por tipo de material. Todo chegada de material é previamente agendado no ato da compra.Os colaboradores da qualidade recebem e faz a conferência de todo material, direcionando para o local melhor indicado para armazenagem,cada embalagem é identificado e etiquetado respeitando o sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com