TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPERAÇÕES DE TERMINAIS E ARMAZÉNS

Trabalho Escolar: OPERAÇÕES DE TERMINAIS E ARMAZÉNS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  6.129 Palavras (25 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 25

ATPS-Direito Empresarial

Etapa 1

Introdução

Este trabalho irá apresentar o modelo de Gestão da Natura Cosméticos S.A., assim como todo o seu sistema do ambiente interno e externo, sua preocupação com a preservação da vida e do crescimento tanto de organização como de seus participantes, promovendo uma gestão admirável por varias outras empresas. Além disso, será possível verificar como um todo o modelo ético com um comportamento sempre dentro dos parâmetros legais das leis brasileiras.

Desenvolvimento

Apresentação da Empresa:

A Natura é uma empresa privada, líder no mercado nacional na produção e comercialização de cosméticos, fragrâncias e itens de higiene pessoal.

Dados Cadastrais

Razão Social: Natura Cosméticos S.A.

Endereço: Rodovia Régis Bittencourt, s/nº, km 293, Potuverá – Edifício I - CEP 06882-700 – Itapecerica da Serra – SP

Telefone: (11) 4147-8300

Fax: (11) 4147-8636/8716

CNPJ/MF: 71.673.990/0001-77

IE: 370.113.039.117

NIRI: 35.300.143.183

Registro de companhia aberta junto a CVM: 23 de março de 2004

Diretor de Relações com Investidores: José David Vilela Uba

Auditores Independentes: Deloitte Auditores Independentes

Listagem em bolsa: BOVESPA

Código: NATU3 (ações ordinárias)

Principal atividade: Cosméticos, Fragrâncias & Higiene Pessoal.

Histórico

A Natura nasceu em 1969 a partir de duas paixões: a cosmética e as relações, desde então buscamos proporcionar o bem estar bem , expressão que traduz a nossa razão de ser, promovendo uma relação harmoniosa e agradável a todos e com a natureza da qual faz parte .

Atuamos no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos e desde 1974, adotamos a venda direta como modelo comercial.

Dessa maneira, nossos produtos chegam aos consumidores por meio de uma rede de Consultoras e Consultores, 1,4 milhão de pessoas no Brasil e no Exterior.

Para apoiar esse canal de vendas, contamos com quase 7 mil colaboradores, que atuam no Brasil, a partir de nossa sede administrativa em São Paulo (SP) , em cinco escritórios comerciais, Salvador (BA), Campinas (SP),Alphaville (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS) –, além de nossas fábricas e Centros de Pesquisa e Tecnologia.

Desde a década de 1990, a Natura consolidou-se como um dos maiores complexos nacionais de produção e distribuição de cosméticos, competindo com marcas multinacionais de longa tradição no mercado brasileiro. Sua expansão foi possível graças a investimentos em três fundamentos estratégicos: inovação, canal de vendas diretas e consolidação da marca.

O grupo Natura possui onze laboratórios no município de Cajamar, em São Paulo, onde cerca de 160 especialistas realizam pesquisas microbiológicas e aplicação de tecnologia, que incluem desenvolvimento de novos produtos, embalagens e padrões industriais.

Além disso, a empresa tem um canal de vendas que conta com 597 mil consultoras, com suporte de um ágil esquema de distribuição que permite a necessária velocidade ao despachar produtos para praticamente todos os municípios brasileiros e para os países onde a Natura tem operações.

Dados e fatos relevantes da origem da organização.

Além de líder de mercado, a empresa também foi quatro vezes considerada a melhor empresa brasileira do setor, pela publicação: "Melhores e Maiores" da revista Exame –10 anos no Guia: 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006.

A empresa tem como ponto forte "Consistência de gestão de pessoas, comunicação interna eficiente e o investimento no desenvolvimento que incluem reembolso de 75% das despesas com especialização, pós-graduação, MBA e idiomas" segundo a revista EXAME.

Pela revista Exame ganhou em 1998, como a "Empresa Mais Admirada do Brasil", o modelo Brasileiro ideal. A Natura procura sempre apoiar o desenvolvimento cultural e profissional de seus funcionários, propiciando assim o bem estarem de todos na organização.

Porte da Empresa

A Natura é uma das maiores empresas do setor de cosméticos no país, com cerca de 500 mil consultoras revendendo seus produtos no Brasil e no exterior.

Visão da Empresa

A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.

Relatório

Direito Comercial e Direito Empresarial

Direito Comercial ou Direito Empresarial, são definições dadas para um mesmo ramo de negócios, das ciências jurídicas, o principal documento do direito empresarial no Brasil é o Código Civil, que prevê as disposições importantes para empresários e empresas, em uma parte dedicada especialmente à matéria o Livro II, “do Direito de Empresa” que se estende do artigo 966 ao 1195.

Como mencionado, o principal ato dentro do direito empresarial é o empresário, e este possui uma definição específica no mesmo artigo 966

Importante lembrar que sócios de sociedade empresária não são empresários, sendo considerados empreendedores.

Já a empresa deve ser entendida como atividade revestida de duas características singulares, ou seja: é econômica e é organizada. O código civil brasileiro sobre empresas diz que empresa podem se organizar de cinco formas diferentes:

•sociedade por nome coletivo

•sociedade comandita simples

•sociedade comandita por ações

•sociedade anônima

•sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com