TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho Universitário: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/1/2015  •  2.336 Palavras (10 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 10

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

As práticas pedagógicas referentes à Política de Educação Infantil, bem como à Formação de Profissionais, a Ação de Movimentos Sociais e os Debates Educacionais, têm sido amplamente discutidos nos últimos anos.

O reconhecimento do valor da educação nessa fase de desenvolvimento do ser humano se evidencia, a partir do momento em que os estudiosos do assunto concluíram que a educação infantil objetiva não apenas cuidar, mas educar.

Decorrente da significativa e crescente participação da mulher no mercado de trabalho fez-se necessário reorganizar a estrutura familiar, buscar alternativas que proporcionem às crianças um atendimento de qualidade fora da família.

Com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96), através da qual a Educação Infantil recebeu destaque, impôs-se a necessidade do estabelecimento de proposta curricular norteadora do atendimento em creches e pré-escolas para garantir a qualidade dos serviços prestados.

O Currículo é importante como orientador da ação pedagógica voltada para o desenvolvimento físico, motor, cognitivo, emocional, linguístico e social da criança e pretende contribuir para o planejamento, desenvolvimento e avaliação das práticas educativas em execução nas instituições de ensino voltadas para Educação Infantil, culminando com aprendizagem satisfatória e significativa das crianças. É preciso uma constante discussão referente às práticas pedagógicas dos professores e se estas estão coerentes com os pressupostos filosóficos e políticos e documentá-las no PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola, sendo este construído com a participação de todos os educadores, funcionários e pais, sendo avaliado durante o ano em sua vigência e reformulado se necessário. O PPP é o plano orientador das ações da instituição. Ele define as metas que se pretende para o desenvolvimento dos meninos e meninas que nela são educados e cuidados. O PPP não é um documento de gaveta, todos precisam ter conhecimento da forma como trabalha a instituição. Portanto, é função do professor de Educação Infantil mediar o processo de ensino e aprendizagem, propondo atividades e lançando desafios ajustados às características, potencialidades, expectativas, desejos e necessidades infantis. Em função disso o caráter avaliativo deve ser a criança em relação a si mesma, de modo que o educador observe, registre e reflita diariamente, de maneira diagnóstica e processual, sobre tudo o que ocorre com cada uma, para que essa avaliação oriente as decisões pedagógicas, especialmente acerca de quais atividades poderão favorecer uma aprendizagem mais prazerosa e significativa para o desenvolvimento infantil, em seus aspectos individual e social.

As Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil toma como princípios pedagógicos norteadores do currículo o respeito à identidade da criança, a interdisciplinaridade, a contextualização, às diversidades e a inclusão. Com base nestes princípios, busca-se incorporar, de forma integrada, às ações de educar, o cuidar e o brincar, associando estas funções a padrões de qualidade que visem inserir a criança no seu contexto social, ambiental e cultural. Educar, portanto, significa propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagem, orientadas de forma integrada, visando ao desenvolvimento das capacidades de relação com o outro, atitudes de aceitação, respeito, confiança, como também possibilitar o acesso ao conhecimento da realidade social e cultural.

O professor deve observar e conhecer as necessidades da criança para que seus objetivos sejam alcançados em relação à preservação da vida e ao desenvolvimento das diversas capacidades infantis. Para que isto ocorra, suas atitudes e procedimentos devem basear-se no conhecimento específico do desenvolvimento lógico, emocional e intelectual da criança. Cuidar da criança é, acima de tudo, dar atenção a ela como pessoa que está em crescimento, compreender e interessar-se sobre o que ela pensa, sente e sabe de si e do mundo, visando ampliar seus conhecimentos e habilidades, para que, aos poucos, torne-se independente e autônoma. Lembrando que as crianças desenvolvem suas capacidades de maneira heterogênea, em ritmos e intensidades diferenciadas.

Ainda segundo as orientações do RCNEI, deve ser estabelecida uma rotina na qual será organizado o tempo do trabalho educativo realizado com as crianças e nela devem ser contemplados os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagem. A construção dessa rotina pedagógica de uma turma estrutura o cotidiano escolar e representa para professores e crianças uma fonte de segurança, fornecendo subsídios para prever a sequência do trabalho, diminuindo a ansiedade acerca do desconhecido e organizando o tempo e os espaços disponíveis.

As orientações didáticas, segundo BRASIL (1998,p.54), “são subsídios que remetem ao como fazer, à intervenção direta do professor na promoção de atividades e cuidados alinhados com uma concepção de criança e de educação”.

O encadeamento de ações pode ocorrer em três grandes modalidades de organização de tempo, como indica o RCNEI: atividades permanentes, a sequência de atividades e projetos de trabalho. A primeira modalidade refere-se às atividades básicas de cuidados, aprendizagem e prazer para as crianças, cujos conteúdos necessitam de uma constância. A modalidade de sequência de atividades refere-se àquelas planejadas e orientadas de modo a promover aprendizagens específicas e são sequenciadas com intenção de oferecer desafios em diferentes níveis de complexidade. A última modalidade se refere à construção coletiva de projeto de trabalho. Este possibilita estruturar o trabalho pedagógico, pelo qual se compreendam as estruturas internas de um conteúdo e que se realiza através de atividades significativas e interessantes para a criança pelo assunto tratado.

Para que as crianças possam compreender a realidade na sua complexidade e enriquecer sua percepção sobre ela, os conteúdos são distribuídos em áreas de conhecimento que relacionam entre si, de forma integrada.

Identidade e Autonomia - elas se dão por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. Uma possibilidade de trabalho é identificar os pertences individuais pelo nome escrito e fazer do reconhecimento do seu próprio e do nome do outro, conteúdo de trabalho. O espelho é um excelente instrumento na construção e na afirmação da imagem. É na frente dele que pode se fantasiar assumir papéis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com