TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Curricular Educação Infantil

Por:   •  12/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  4.057 Palavras (17 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º Flex e 6º SEMESTRE

KATIA ALINE DE OLIVEIRA MARQUES

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

ALFENAS

2016

KATIA ALINE DE OLIVEIRA MARQUES

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil – 5º Flex e 6º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Elma Soares Dutra Abelha

Tutor de sala: Anselmo Cássio Cesário

ALFENAS

2016


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        04

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        06

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO ..............................................................................07

4.1 Introdução                08

4.2 Dados Gerais do Projeto        08

4.3 Referencial Teórico        10

4.4 Planos de Aula da Intervenção        11

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        18

MOSTRA DE ESTÁGIO        19

REFERÊNCIAS        20


1 INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado é fundamental para a formação do professor e é uma exigência da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB- LEI Nº 9394/96).

Neste relatório possui informações referentes ao Estágio Curricular Obrigatório feito na escola Municipal Olinto Magalhães, com o objetivo de aperfeiçoar a prática em sala de aula . Para uma formação ser qualificada , é preciso que o profissional  desenvolva seu trabalho no estágio supervisionado com eficiência e responsabilidade, sempre obeservando a forma como as crianças se relacionam entre si  e com os adultos com os  quais vivem.

Segundo Vergés & Sana (2009, p 10)

A educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, tem a finalidade de desenvolver a criança até os seis anos de idade, ou seja, desenvolver na criança uma imagem positiva de si, reconhecendo o seu proprio corpo, brincando, expressando suas emoções e seus sentimentos, socializando-se com os colegas e os professores.

O estágio supervisionado como disciplina do curso de pedagogia contribuiu para minha formação acadêmica promovendo uma reflexão sobre a realidade e a teoria aprimorando os saberes e a prática educativa de forma a construir uma nova aprendizagem.

Portanto no estágio é onde temos portunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de pensar  quais práticas vamos escolher no futuro, é o momento de conhecer, avaliar e experimentar as práticas.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O estágio supervisionado em educação infantil tendo como orientadora a Professora Tamyres Fernanda Alves Vargas, feito na escola Municipal Olinto Magalhães, situada em Fama MG,  que atende crianças da educação infantil, atendendo  crianças de 04 a 05 anos, tendo dois período: matutino 07:00h as 11:00h e vespertino 12:30h as 16:30h, média de 15 crianças por sala.

Ao realizar este trabalho junto a Instituição tive a oportunidade de observar, analisar e refletir sobre o processor educativo escolar, visando compreender como se da o desenvolvimento físico e cognitivo dos educandos.

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

O estágio me proporcionou o contato com a realidade  da teoria e da prática , promovendo a observação e compreensão da estrutura escolar quanto aos aspectos de administração, planejamento e execução

Para Schmied-Kowarzik (apud PIMENTA, 1995) a Pedagogia é uma ciência prática – seu objeto de estudo é a prática educativa que ocorre na sociedade, uma prática em transformação onde seu papel é contribuir para a análise teórica e a orientação dessa práxis, essa relação entre teoria e prática é a mais fundamental do curso de Pedagogia..

Realizando este trabalho junto a instituição tive a oportunidade de observar, analisar e refletir , visando compreender como se da o desenvolvimento físico e cognitivo dos educandos.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 Caracterização do Campo de Estágio 

A Escola Municipal Olinto Magalhães foi constituída na data de 14/05/1929, se trata de uma instituição pública. A instituição locali-se em Fama- Mg, que atende no total de 167 alunos , dividido entre turnos matutino e vespertino, no nível de Educação Infantil e Educação Fundamental I dos anos iniciais,  a escola funciona de segunda-feira a sexta-feira das 07:00h as 11:00h e das 12:30h as 16:30h, maioria dos moradores da zona urbana, com clientela também da zona rural e possuidora de situação sócio-econômica classe média, a escola disponibiliza o ônibus e vans para o transporte dos alunos da zona rural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (170.4 Kb)   docx (38.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com