TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E METODOS

Artigos Científicos: ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E METODOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  1.576 Visualizações

Página 1 de 4

ESCOLA CLÁSSICA

Frederick Winslow Taylor é a figura que mais se destacou na história da administração. Precursor da administração científica, Taylor é aquele que mais contribuiu para a formação da tecnologia de OSM, principalmente na instrumentação para fins de racionalização do trabalho.Taylor estava preocupado com uso da metodologia. Cada um deveria saber exatamente o que fazer e deveria fazê-lo muito bem.

Henri Fayol contribuiu diferentemente de Taylor. Administrar para Fayol, é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Embora ele tenha desenvolvido a previsão, a coordenação e o controle, é muito mais acentuada sua preocupação com a organização e o comando.

Dá se a escola clássica o papel de iniciadora do tratamento científico das organizações. Certamente, a função de OSM foi a que mais utilizou-se da Escola Clássica, principalmente na aquisição da metodologia voltada à simplificação e à análise de estruturas.

Entende-se então que a escola clássica lançou os alicerces do liberalismo, doutrina que teria poderosa influência nos séculos vindouros. Em oposição aos fisiocratas, que, como se viu, consideravam que só a terra podia gerar um produto líquido, os clássicos britânicos defenderam a teoria do valor-trabalho, segundo a qual todo trabalho produtivo gerava um excedente econômico, ou seja, riqueza. Sendo o valor a quantidade de trabalho investida na produção de um bem, Ricardo chegou a afirmar que a terra não possuía influência alguma na determinação do valor e considerou o capital como cristalização do trabalho, isto é, uma reserva de trabalho anteriormente realizado.

ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Com a Abordagem Humanística, a Teoria Administrativa sofre uma verdadeira revolução conceitual: a transferência da ênfase antes colocada na tarefa (Taylor) e na estrutura organizacional (Fayol) para a ênfase nas pessoas que trabalham ou que participam nas organizações.

A Teoria das Relações Humanas (também denominada Escola Humanística da Administração) surgiu nos Estados Unidos, como conseqüência imediata das conclusões obtidas na Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores.

Assim, a Teoria das Relações Humanas nasceu da necessidade de se corrigir a forte tendência à desumanização do trabalho surgida com a aplicação de métodos rigorosos, científicos e precisos, aos quais os trabalhadores deveriam forçosamente se submeter.

ABORDAGEM ESTRUTURALISTA

A Teoria Estruturalista pretende ser uma síntese dos postulados da Escola Clássica, que defende a organização formal, com o movimento da Escola das Relações Humanas, que estabelece as variáveis da organização informal, e com a contribuição de Max Weber em direção à organização burocrática das empresas.

O estruturalismo, portanto preocupa-se com o todo e com o relacionamento das partes na constituição do todo. A totalidade, a interdependência das partes e o fato de que o todo é maior de que a simples soma das partes são as características do estruturalismo.

O grande mérito dos estruturalistas é o equilíbrio que pretenderam dar aos estudos das organizações; nem pró-administração superior, nem pró-empregado, nem somente indústrias e algumas outras organizações de outros ramos que não o industrial, e sim as organizações de um modo geral.

ABORDAGEM DE SISTEMAS ABERTOS

O sistema aberto mantém um intercâmbio de transações com o ambiente e conserva-se no mesmo estado (auto-regulação), apesar da matéria e energia que o integram se renovarem constantemente (equilíbrio dinâmico ou homeostase). O organismo humano, por exemplo, não pode ser considerado uma mera aglomeração de elementos separados, mas um sistema definido que possui integridade e organização. Assim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com