TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORÇAMENTO PARA GESTÃO E NEGÓCIOS

Projeto de pesquisa: ORÇAMENTO PARA GESTÃO E NEGÓCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.863 Palavras (12 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 12

GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis. Com o tema: Gestão e Orçamento Empresarial

Orientador: Profª.Interdiciplinar

Curvelo

2013

1 INTRODUÇÃO

Gestão e Orçamento Empresarial são de suma importância para uma boa administração de empresa/entidade, não deixando também de ressaltar a importância do profissional de contabilidade na atividade de gestão empresarial. É o administrador de empresa bem como o profissional contábil que comprometerão com o futuro da empresa, acompanhando os movimentos do mercado e dos concorrentes podendo dar um impulso no sucesso da entidade através de propagandas, ou estando lado a lado dos clientes e não se esquecendo do ponto mais fundamental para o sucesso o “foco”.

Para se ter uma boa gestão, as empresas não precisam de idéias e sim de bom senso. Destacam-se também a disposição dos colaboradores das entidades que sempre estão dispostos a fazer grandes sacrifícios para atingir metas Por isso empresas de sucesso não se preocupam apenas em comprar, produzir, vender, revender e faturar e sim em planejar, alocar e gerir recursos, ações e iniciativas com princípios e estratégias, procurando viabilizar e alcançar os objetivos de uma organização através de uma boa Gestão e um bom Orçamento Empresarial.

.

.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO

O Orçamento pode ser definido como um instrumento financeiro que contém um planejamento de expectativas futuras.

De forma geral, pode-se definir orçamento como o plano financeiro que estabelecerá a estratégia empresarial para um determinado exercício. Sendo mais específica, o orçamento é a expressão detalhada de todas as receitas e despesas previstas para um período futuro (mensal, trimestral, anual, qüinqüenal) de uma organização. Ele faz parte do planejamento organizacional, no qual devem ser estabelecidos objetivos e metas a serem concretizados em curto, médio e longo prazo, com detalhamentos quantitativos de todas as atividades a serem desenvolvidas pela empresa.

2.2 TIPOS DE ORÇAMENTO

2.2.1 Orçamento Mestre ( Orçamento Geral)

Orçamento mestre (geral) entende-se sendo aquele que abrange todas as atividades da empresa, servindo como parâmetro para elaboração de todas as previsões da organização. Podendo ser dividido em duas partes: orçamento operacional e orçamento financeiro.

• O orçamento operacional tem por objetivo descrever todos os resultados das atividades operacionais da empresa, de forma detalhada. Ele é dividido em oitos partes, as quais devem conter o nível de detalhamento de acordo com as necessidades dos gestores. As oito partes do orçamento-mestre operacional de uma empresa são:

a) Orçamento de vendas: deve conter todas as previsões de vendas de produtos da empresa;

b) Orçamento de produção: com base na projeção de vendas, a empresa deve projetar todas suas necessidades de produção, de acordo com a capacidade instalada;

c) Orçamento de compras de materiais diretos: de acordo com o orçamento de produção, devem ser projetadas as compras de materiais diretos, a serem incorporados ao processo produtivo;

d) Orçamento de mão-de-obra direta: nesse item do orçamento, são determinadas as necessidades de mão-de-obra direta para atender à produção orçada;

e) Orçamento de CIF: o processo produtivo normal, além dos materiais diretos aplicados na produção e da mão-de-obra direta, necessita de custos indiretos de fabricação (CIF), alocados aos produtos. Eles devem ser orçados de acordo com o nível de atividade previsto;

f) Orçamento de despesas de vendas e administrativas: em função das vendas previstas, haverá despesas com vendas (comissões, impostos, etc.), bem como haverá uma administração para gerir o processo. Essas despesas devem ser previstas neste item;

g) Orçamento de estoque final de produtos: admitindo-se um processo normal de atividades, com produção contínua, a empresa não venderá toda a produção no período abrangido pelo orçamento. Dessa maneira, deverá projetar qual o estoque final previsto, avaliando inclusive os custos de manutenção desses estoques;

h) Orçamento de custo dos produtos vendidos: considerando-se todas as situações acima, a empresa terá condições de determinar, em função do volume de vendas e do estoque final de produtos, qual será o custo dos produtos vendidos do período.

• O orçamento financeiro, por sua vez, demonstra as entradas e saídas de caixa provenientes das atividades operacionais desenvolvidas, prevendo através das informações do orçamento de capital, a utilização de recursos financeiros pela organização que é composto de:

a) Orçamento de Caixa: demonstra, de acordo com as condições futuras projetadas, qual a posição de disponibilidade de recursos financeiros da empresa ao final de determinados períodos. Demonstra, de forma clara, a situação do capital de giro da empresa, prevendo prováveis insuficiências de caixa e os meios para suprir estas insuficiências (empréstimos, financiamentos, aportes de capital, etc.).

b) Demonstrações Financeiras Projetadas: após a elaboração do orçamento operacional e do orçamento de caixa, é possível projetar de forma completa as demonstrações financeiras do período orçado. Usualmente, são projetados o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultados do Exercício e a Demonstração de Fluxos de Caixa.

2.2.2 Orçamento Flexivel

Orçamento flexível é aquele que, à medida que ocorrem alterações nos níveis de atividade, possibilita a alteração das projeções. Ao contrário dos cenários de projeção, que são realizados antecipadamente, o orçamento flexível possui uma margem de alteração, em função de mudanças que ocorrem no nível de atividades das empresas.

Normalmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com